Entenda porque a comanda de papel pode prejudicar o funcionamento e o faturamento de bares e restaurantes, e saiba como resolver esse problema.
Seja qual for o tamanho do estabelecimento do seu cliente, a comanda é fundamental para sua administração.
Isso porque é através dessa ferramenta que a equipe de cozinheiros se orienta para preparar os pedidos, assim como a equipe do caixa realiza todo o processo de cobrança do que foi consumido.
Encontrada em diversos modelos, a comanda de papel é tradicional em bares e restaurantes. E apesar dos clientes já estarem acostumados com seu funcionamento, ela pode não ser a melhor escolha para seus negócios.
Veja como o modelo de comanda certo pode fazer a diferença no faturamento do seu cliente.
Sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e tenha acesso offline!
Como funciona a comanda de papel?
A comanda de papel é um suporte para a anotação de pedidos dos clientes, enquanto ainda estão no local.
Sua principal função é evitar que eles precisem realizar um novo pagamento a cada produto consumido.
Assim, o garçom relaciona tudo o que foi solicitado para que esses clientes paguem a conta total apenas ao sair do estabelecimento.
Quais seus principais problemas?
Embora a comanda de papel tenha suas vantagens, como um custo mais acessível, ainda disponibiliza poucos recursos para um atendimento eficiente.
Pouco espaço para customização
A comanda impressa com campos em branco é um exemplo perfeito do barato que sai caro.
Pois mesmo com seus espaços customizáveis, que podem ser preenchidos à mão, o tempo que o garçom perde fazendo cada uma das anotações é determinante para a queda do faturamento do estabelecimento do seu cliente.
Já no caso da comanda de papel com discriminação por tipo de produto, apesar do garçom contar com campos previamente preenchidos, se o cliente desejar fazer alterações em seu pedido, o atendente terá que se virar para encaixar a observação em algum canto do papel.
Não parece o modelo de comanda certo, não é mesmo?
Incompreensão das informações
Este é um outro grande problema muitas vezes ligado à falta de espaço para customização.
Aqui, a equipe da cozinha não compreende a letra do atendente e muito menos a informação que ele deixou espremida no cantinho do papel.
Resultado? O preparo do prato de forma incorreta, gerando insatisfação.
Perdas para o estabelecimento
Trabalhar de forma não automatizada dificulta tanto o controle de estoque, como dos desperdícios.
Isso porque seu cliente nunca fica sabendo o quanto de insumo deveria ter sido utilizado pela sua equipe de cozinheiros. Se o mau uso da comanda de papel já resulta em grandes perdas ao final do mês, imagine ao longo de um ano!
Atrasos no atendimento
A lentidão dos processos manuais, como no atendimento com esse tipo de comanda, pode causar desconforto nos clientes. Uma vez que é preciso levar os pedidos até a cozinha para que só então, o garçom seja liberado para atender outras mesas.
Contar todos os itens consumidos para fechar a conta também não proporciona uma boa experiência.
E perda de clientes
Quem frequenta bares e restaurantes com comanda de papel sabe que, nas letras minúsculas e ilegíveis, há informações sobre multa em caso de perda.
Essa prática, entretanto, é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor, mas geralmente é desconsiderada pelos estabelecimentos, fadados ao fracasso pela perda desses clientes – que dificilmente voltam.
Abandone a comanda de papel
Um dos principais motivos para que os donos de bares e restaurantes permaneçam com a comanda de papel é o custo da implantação de um novo sistema.
Além disso, o receio de não adaptar-se à ferramenta também é uma desculpa comum para que continuem nesse processo lento e burocrático.
O que a maioria dos empreendedores se esquece é que, o dinheiro desperdiçado com erros de pedidos é o suficiente para investir em um sistema de comanda eletrônica, por exemplo.
Que é um modelo de comanda bem mais moderno e auxiliado por tablets, computadores e smartphones.
Vantagens da comanda eletrônica
Indicada para pequenos, médios e grandes estabelecimentos, a comanda eletrônica otimiza processos, assim como evita erros e fraudes.
Entre suas principais vantagens, destacamos:
- Impressão automática;
- Possibilidade de cancelar, corrigir, reabrir ou fechar contas;
- Controlar comandas em aberto;
- Evitar desgastes ou mal estar com o cliente, uma vez que não pode ser perdida;
- O pedido anotado pelo garçom é enviado diretamente para a cozinha, agilizando o atendimento;
- Reduz erros de interpretação por parte dos cozinheiros, que agora visualizam o processo de forma muito mais sistêmica e descomplicada;
- Assim como menos insumos são desperdiçados.
Viu só como, apesar de tradicional, a comanda de papel pode não ser a mais indicada para o negócio do seu cliente?
Então, aumente seu faturamento: conheça o PlugFoods!