Cartilha Orientativa do IBS: Comitê Gestor lança diretrizes para emissão da NF-e na Reforma Tributária

Um caderno aberto com uma caneta, uma caneca e um bule de café de vidro estão sobre uma mesa de madeira. Um laptop exibe um documento digital da Cartilha Orientativa, com um ícone de arquivo grande sobreposto no canto inferior esquerdo. Uma pequena planta está ao fundo.
Tempo de Leitura: 5 minutos

Conheça o Portal CGIBS e veja como a cartilha orientativa do IBS orienta empresas na adaptação e conformidade fiscal durante a Reforma Tributária do Consumo.


No dia 14 de novembro de 2025, o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS) deu um passo significativo na implementação da Reforma Tributária com o lançamento da Cartilha Orientativa para Emissão da NF-e do IBS – Volume 1 através do Portal CGIBS. Este documento técnico marca um marco importante no processo de transição do modelo tributário do Brasil, detalhando as diretrizes iniciais para a correta emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no contexto do IBS, novo imposto que unificará tributos como ICMS e ISS.

A cartilha foi elaborada com o objetivo de fornecer informações claras para os contribuintes, profissionais da área fiscal e contábil, desenvolvedores e administradores tributários estaduais e municipais. Ela faz parte de um esforço contínuo do Comitê Gestor para garantir que a implementação do IBS seja feita de maneira transparente, eficiente e coordenada entre os entes federativos.

Banner promocional do PlugNotas mostrando um desenvolvedor em uma mesa com computador. Texto destaca API inteligente para emissão fiscal, Cartilha Orientativa, notificações automáticas e soluções no Brasil. Botão "Saiba mais".

Cartilha Orientativa para Emissão da NF-e do IBS – Volume 1

A Cartilha Orientativa lançada pelo Comitê Gestor oferece um conjunto de orientações detalhadas sobre a emissão de documentos fiscais eletrônicos (DF-e), que são essenciais para o processo de apuração do novo tributo. A publicação oferece uma visão geral dos novos campos, finalidades e eventos que devem ser observados pelos contribuintes ao emitirem a NF-e dentro do sistema do IBS.

Principais elementos da cartilha

A cartilha orientativa do IBS detalha os novos campos de informações que deverão ser preenchidos nas notas fiscais, incluindo aqueles relacionados a débitos e créditos, ajustes e retificações, transferências de crédito e eventos como doação de bens. Também apresenta as Notas Fiscais de Débito e de Crédito, explicando de forma objetiva quando e como esses documentos devem ser emitidos para corrigir ou complementar valores na apuração do imposto.

Além disso, o Volume 1 traz orientações sobre o fluxo de créditos e débitos, aspecto fundamental para o correto funcionamento do sistema de apuração assistida do IBS. A publicação esclarece as ações que impactam diretamente o fluxo de tributos nas operações comerciais, reforçando a importância da conformidade fiscal e da correta aplicação das novas regras.

O material também contempla, entre outros pontos:

  • os novos campos, eventos e finalidades dos Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) que terão impacto direto na apuração do IBS;
  • as regras para emissão das Notas Fiscais de Débito e de Crédito;
  • o tratamento das operações ao longo da cadeia produtiva e na etapa de consumo final, destacando seus reflexos no fluxo de créditos e débitos.

Este é o primeiro volume de uma série de publicações técnicas que será atualizada progressivamente, conforme avançarem as definições normativas e operacionais conduzidas pelo Comitê Gestor do IBS.

Objetivo da cartilha

O objetivo principal da cartilha é informar e orientar todos os envolvidos no processo de emissão de documentos fiscais, ajudando a garantir que as empresas possam se adaptar à nova realidade tributária sem erros no processo de apuração. A cartilha serve como um guia inicial para o cumprimento das novas exigências e prepara os profissionais para lidar com as mudanças que ocorrerão ao longo da transição para o IBS.

O Portal Oficial do Comitê Gestor do IBS

Além da cartilha, o Comitê Gestor do IBS também deu mais um passo importante com o lançamento do portal oficial da entidade. Esse site, lançado em 12 de novembro de 2025, funciona como um canal centralizado para a divulgação de informações oficiais sobre a implementação da reforma tributária e as ações do Comitê Gestor.

Acessibilidade e transparência no Portal Comitê Gestor do IBS

O portal oficial tem como objetivo principal fornecer um espaço confiável e acessível para que os cidadãos, contribuintes, governos e instituições possam acompanhar a evolução da implementação do novo sistema tributário. O site reúne conteúdos institucionais sobre o CG-IBS, a composição do Conselho Superior e outras informações relevantes, incluindo notícias oficiais e documentos técnicos, como a cartilha e notas técnicas.

Funcionalidades do Portal Comitê Gestor do IBS:

  • Acompanhamento em tempo real das ações e decisões do Comitê Gestor do IBS.
  • Publicação de documentos técnicos, como cartilhas e orientações, para ajudar na adaptação dos contribuintes ao novo sistema tributário.
  • Canal único e oficial para transparência nas ações do Comitê, permitindo um fluxo contínuo de informações qualificadas.
  • Acesso às primeiras notícias sobre as etapas de implementação e regulamentação do IBS.

A criação do portal também visa fortalecer a transparência nas ações do Comitê Gestor e garantir que todas as decisões e diretrizes sejam facilmente acessíveis à sociedade.

Fisco4Dev | Reforma Tributária: Novidades da NT 2025.002, cartilha do IBS e ferramentas essenciais

Portal CGIBS anuncia seleção de empresas para o Projeto Piloto da Apuração Assistida do IBS

Além da cartilha, o CGIBS divulgou, em 25 de novembro de 2025, o Comunicado Oficial nº 01/2025, iniciando a seleção das empresas que participarão do Projeto Piloto da Apuração Assistida do IBS.

O piloto:

  • será desenvolvido em parceria com a Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS);
  • envolverá cerca de 300 empresas, escolhidas automaticamente com base em critérios técnicos (volume, cobertura nacional, qualidade da informação, regime regular);
  • será executado entre janeiro e março de 2026;
  • terá uma segunda fase a partir de abril, incluindo mais contribuintes e outros documentos fiscais.

A iniciativa reforça a busca por um modelo moderno, seguro e eficiente de apuração do IBS, construído de forma cooperativa entre contribuintes e administrações fiscais.

Acesse o comunicado oficial:
https://cgibs.gov.br/upload/arquivos/202511/25155928-comunicado-oficial-cgibs-001-2025-selecao-de-empresas-projeto-piloto-sistema-de-apuracao-ass.pdf

Vantagens de usar a cartilha orientativa para emissão da NF-e do IBS

O Volume 1 da Cartilha Orientativa oferece várias vantagens para empresas, contadores, desenvolvedores e profissionais da área fiscal. A seguir, destacamos as principais vantagens de utilizar esse material:

1. Adequação à nova legislação

A cartilha fornece informações detalhadas e precisas sobre os novos campos e eventos exigidos na NF-e do IBS, permitindo que as empresas possam se ajustar corretamente às exigências da nova legislação. Isso garante que os contribuintes possam emitir as notas fiscais sem cometer erros, evitando problemas com a Receita Federal e as administrações estaduais e municipais.

2. Redução de erros fiscais

A cartilha orienta sobre os ajustes necessários, a correta emissão das notas de débito e crédito e a forma adequada de registrar as operações de crédito e débito. Isso ajuda a minimizar os erros durante o processo de apuração do imposto, o que pode reduzir o risco de penalidades fiscais.

3. Facilidade no processo de implementação

Para empresas e profissionais da área contábil, a cartilha serve como um manual prático que orienta sobre como aplicar as novas regras de forma eficiente. Com explicações claras e exemplos práticos, os usuários podem seguir as etapas recomendadas e fazer a transição para o novo sistema tributário com mais facilidade e segurança.

4. Transparência e atualizações constantes

A cartilha faz parte de uma série de publicações que serão atualizadas conforme o avanço da implementação do IBS. Com isso, os contribuintes terão acesso contínuo a informações atualizadas, o que facilita o acompanhamento das mudanças e a adaptação aos novos requisitos fiscais.

5. Apoio à colaboração e transparência

Ao ser elaborada por equipes técnicas do Pré-Comitê Gestor do IBS, com a participação de especialistas estaduais e municipais, a cartilha reflete uma forte cooperação interinstitucional. Isso assegura que o processo de transição para o novo modelo tributário seja transparente, colaborativo e eficiente.

Como fazer download da cartilha orientativa para emissão da NF-e do IBS

O Comitê Gestor do IBS (CGIBS) publicou, em 14 de novembro de 2025, o Volume 1 da Cartilha Orientativa para Emissão da NF-e do IBS. O material reúne as primeiras diretrizes oficiais sobre os novos Documentos Fiscais Eletrônicos no contexto da Reforma Tributária do Consumo.

Para fazer o download da cartilha, basta acessar o Portal oficial do CGIBS no endereço:

Captura de tela de uma página da Web intitulada "Cartilhas" que apresenta o cartão "APURAÇÃO DO IBS Cartilha Orientativa" com um ícone de documento. Os ícones de compartilhamento de mídia social e os links de navegação aparecem na parte superior.

🔗https://www.cgibs.gov.br/upload/arquivos/202511/13142212-item-2-3-cartilha-do-ibs-vol-1-formatada-20251110-1506.pdf

Dentro da página, o usuário encontrará o documento disponível para leitura e download gratuito, juntamente com demais orientações, notas técnicas e atualizações relacionadas à implementação do IBS.

Menos esforço na integração e gestão da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) para seus clientes

Independentemente da tecnologia utilizada — PHP, C#, Delphi, Java, Python ou qualquer outra linguagem — você integra seu sistema ao PlugNotas NFe de forma simples e rápida, usando apenas uma requisição HTTP com um arquivo JSON.

O PlugNotas é ideal para empresas e desenvolvedores que desejam se afastar da complexidade fiscal, eliminando a necessidade de lidar com XML, XSD, regras de validação, contingência, assinaturas digitais, instabilidades na SEFAZ e todas as exigências técnicas da Nota Fiscal Eletrônica.

Trata-se de uma API robusta e completa, capaz de reduzir em até 80% o tempo de integração com seu sistema, permitindo que sua equipe foque no que realmente importa: o seu produto e seus clientes.

Conheça a API NF-e PlugNotas

Lorena Mendes
Lorena Mendes
Formada em Ciências Contábeis e trabalho como Analista de Legislação Tributária na TecnoSpeed, criando conteúdos focados para Documentos Fiscais eletrônicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.