Consultor comercial de software: 3 dicas para a contratação desse profissional

Você sabe como contratar um consultor comercial de software? Veja dicas de como escolher esse profissional nesse concorrido mercado!


Que o número de empresas no ramo da tecnologia cresceu, todos nós sabemos. Profissionais dessa área estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e tornando-se comuns em meio a outros serviços mais antigos. Porém, existe uma carreira que envolve esse nicho, mas que ainda é muito escassa no mercado brasileiro: o consultor comercial de software

Para você, empresário que está atrás desse profissional, entenda aqui como encontrar um consultor comercial de software que realmente atenda às expectativas da empresa e traga bons frutos ao seu negócio.

Mostraremos que, realmente, é desafiador encontrar uma pessoa adequada à vaga, mas que, para isso, existem algumas dicas de como escolher esse vendedor no mercado.

Por isso, continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura.

É difícil encontrar um consultor comercial de software?

Sim, sem dúvida alguma é extremamente difícil encontrar um bom consultor comercial de software no mercado brasileiro. O primeiro desafio já se inicia pelo tipo de produto que é comercializado — que não é tão comum quanto uma peça de roupa ou algo do tipo.

Para que esse profissional traga realmente resultado positivo para a sua empresa, ele precisa conhecer sobre tecnologia e ser especialista no ramo em que o seu negócio atua, além de entender sobre critérios burocráticos, que tratam acerca de contratações e afins. 

Mas não somente isso deve ser levado em consideração na hora de fazer o processo seletivo. A pessoa, em primeiro lugar, precisa demonstrar boa comunicação, já que através da persuasão — e não somente da apresentação do produto — que ele vai convencer ao possível cliente de que o produto realmente vale a pena. 

Como escolher esse profissional no mercado?

Para que a sua empresa encontre um consultor comercial de software que se adapte às exigências é necessário listar algumas características, que são essenciais para o seu quadro de colaboradores. 

Dessa maneira listamos aqui alguns pontos que consideramos importantes no instante de contratar esse funcionário, além de servirem como base para outras empresas, que ainda não sabem como fazer esse processo seletivo. 

  • Bagagem do vendedor

Em primeiro lugar, muitos empresários consideram a bagagem desse consultor importante no momento de realizar a contratação. Uma pessoa que já conhece determinado público e que já faz o seu networking não necessita de tanto treinamento e nem mesmo traz insegurança para a empresa de que não haverá êxito de vendas.

Contudo, vale a pena destacar que um consultor comercial de software não precisa vir com clientes fidelizados ou com muita experiência em sua carteira de trabalho. É possível dar a chance para que esse colaborador comece do zero, caso ele demonstre que seja bom em criar relacionamentos do zero e conquistar o seu próprio público.

  • Perfil do profissional

O profissional dessa área precisa apresentar um perfil profissional entendido sobre o assunto. Imagine a seguinte situação: determinado cliente busca o consultor para saber sobre a criação de um software e ele nem ao mesmo sabe explicar o que seria esse sistema. Além de demonstrar falta de profissionalismo, queima a imagem da empresa.

Ou seja, no momento de contratar esse funcionário é fundamental realizar testes que comprovem o conhecimento dele na área e que realmente coloque à risca situações reais, que consumidores buscam saber e que questionam aos consultores. 

  • Opção de recrutamento interno

Essa, sem dúvida alguma, é uma opção muito interessante para os empresários que já possuem um quadro de colaboradores mais extenso. Quem disso que o consultor comercial de software já não faz parte da sua empresa

Dê a oportunidade dessa vaga para funcionários que já trabalham no seu negócio e que estão a fim de mudar de setor ou crescer no ramo. Além de encurtar o processo, já que você conhece aquele profissional, é uma forma demonstrar crescimento de carreira e estimulá-lo com esse novo cargo. 

  • Entendimento sobre concorrentes

Por último, mas não menos importante, para que um consultor comercial de software seja completo e chegue até você com todos os requisitos necessários e ainda um plus, veja se ele entende sobre os seus concorrentes.

O ramo da tecnologia, como foi dito logo no início desse artigo, está crescendo em todo o mundo. Dentro do Brasil existem muitas outras empresas que trabalham com esse setor, sendo extremamente importante que o vendedor saiba quais são os pontos positivos e negativos dos concorrentes. A partir desse conhecimento é possível criar um networking mais preciso e com foco no que o cliente está atrás. 

Estímulo ao consultor comercial de software

Até aqui, então, falamos sobre como o empresário deve buscar um consultor comercial de software no mercado. Mas não somente isso é importante: após a contratação, esse colaborador precisa de estímulos, como qualquer outro funcionário.

O profissional de vendas necessita de reconhecimento em sua área. Ele é a cara da sua empresa nas relações externas e trabalha principalmente pensando nas comissões que irá receber a cada negócio fechado. Ou seja, esse “bônus”, como muitas pessoas chamam, precisa ser atrativo e justo. 

Caso isso não aconteça, mesmo que esse colaborador tenha se mostrado entusiasmado após entrar para o cargo, muito provavelmente ele se sentirá desmotivado e trará menos resultados ao negócio. 

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Conclusão

Ao fim entendemos que o consultor comercial de software não pode ser qualquer pessoa. Para que esse profissional traga bons resultados a sua empresa, ele precisa de características como entendimento sobre o assunto, conhecimentos burocráticos, além de boa comunicação.

Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre como contratar um colaborador como esse ou outros assuntos que envolvem gestão empresarial e tecnologia, ouça o nosso podcast “Além do Software” e entenda sobre muitos outros temas.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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