Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe por que seus clientes devem evitar analisar planilhas? Quer entender como? Venha com a gente e aprenda a ver os resultados da sua empresa!


É quase impossível uma empresa que não conte com processos que envolvam tecnologia, hoje em dia. A garantia de que uma empresa pode estar segura por um sistema ou por um programa de internet, é extremamente válida. Mas, você já sabe o quanto criar dashboards de análise pode auxiliar nestes negócios?

Em todo tipo de negócio é preciso saber tudo o que acontece, desde os planejamentos até a finalização de algum projeto. Para isso, ter um dashboard completo e visualizações de gráfico é a solução perfeita para o empreendedor compreender como sua empresa funciona e observar todos os seus resultados.

Dessa maneira, tem sido indispensável o uso de recursos para análises de dados em inúmeros negócios e o seu sistema não pode deixar de ofertar uma solução como essa. Confira, neste artigo, maneiras de implantar dashboards simples e intuitivos em seu sistema e atender às necessidades de análise de dados dos seus clientes.

O que é Dashboard?

O dashboard é, comumente, conhecido como um painel de controle e visualização de resultados. Foi elaborado para auxiliar o gestor de negócio em seus trabalhos e em seu negócio. Os dashboards fazem a compilação de dados empresariais e formam um ou vários gráficos de fácil entendimento e com visualização simplificada, dando acesso a métricas e resultados do empreendimento, das vendas, dos faturamentos, investimentos, da movimentação de estoque, do acompanhamento da produção e, até mesmo, de desempenho de equipe, pertinente a algum negócio.

Compreenda o que é, e como criar dashboards.
Criar dashboards é essencial para o desenvolvimento e crescimento da sua Software House. | Imagem: Pexels

Com um dashboard disponível em seu sistema, o seu cliente poderá verificar, também, o andamento de projetos em desenvolvimento, sem que seja necessário ficar horas e horas analisando planilhas feitas de forma manual ou feitas por alguma outra plataforma. Dessa maneira, informações mais precisas e mais relevantes acabam sendo acessadas com uma facilidade muito maior.

Criar dashboards, entretanto, tem sido bem desafiador para as empresas de Software, já que envolve bastante trabalho do time de desenvolvimento – mão-de-obra cara e escassa no momento em que vivemos.

Essa, entretanto, é uma das maiores necessidades no mercado. Portanto, se você ainda não oferece dashboards em seu sistema, esse é um ótimo momento para seguir a leitura aqui com a gente e aderir a essa inovação, que trará inúmeras vantagens para você, desenvolvedor. Abrir mão desse tipo de inovação  para o seu software coloca sua posição de mercado em risco. Hoje, um software que não é facilitador da análise de dados e tomada de decisão  fica para trás perante a concorrência 

Se o seu ERP não conta com painéis, dashboards ou visualizações de gráfico nativas, muito provavelmente seu cliente utiliza outras soluções para suprir esta demanda. Uma bem comum é o Excel – extremamente trabalhoso, mas muito útil para o seu cliente final que não tem acesso a um dashboard pronto. Vamos entender, a seguir, como criar análises planilhadas no Excel para o caso do seu software não contar com esse recurso.

Como criar um dashboard pelo Excel? 

O editor de planilhas, mais conhecido como Excel, é uma plataforma muito utilizada para a criação de dashboards em softwares. É necessário bastante conhecimento para executar as funções dentro do Excel e, para criar dashboards, nem sempre é tão fácil assim. 

Confira como criar dashboard pelo excel.
O dasshboard pode ser criado também pelo Execel, mas muitas vezes essa tarefa não é tão fácil assim. | Imagem: Pexels

Tenha conhecimento em excel

Para criar dashboards em planilha, é necessário implantar códigos e comandos específicos, calcular porcentagens de erros, perdas e ganhos, elaborar estratégias para chegar em contas que consigam bater com o resultado que você precisa, permitindo o seu futuro cliente ou usuário explorar todas as informações para obter os gráficos reais de acompanhamento de resultados. 

Use duas abas de acesso

Sempre utilize duas abas de acesso para conseguir entender o que, especificamente, está trabalhando naquele momento, pois, uma aba lhe servirá como uma base de dados e outra aba será para começar a personalizar o sistema. 

Personalize

Além do mais, é imprescindível que você crie um dashboard dinâmico, personalizado e intuitivo, até porque, para que você consiga analisar os gráficos que criou, é preciso que ele esteja com formatos de apresentação distintos, fórmulas corretas e tenha sido executado com muita atenção. 

Finalize e faça testes

Após toda a personalização, finalize o seu dashboard incluindo as especificações e características peculiares do seu gráfico. Faça ainda, análises e testes para averiguar se realmente os comandos inseridos no Excel estão levando ao resultado esperado. O gráfico estará pronto para ser gerado, logo após você finalizar todos os processos de configuração do sistema. 

Vantagens

Vamos ser bem sinceros por aqui. É nítido que criar dashboards pelo Excel atrasa de forma significativa a performance do seu trabalho. Todo esse tempo despendido na criação de um dashboard dentro da plataforma do Excel, poderá não ser viável, principalmente se você tiver um prazo para entregar essa aplicação concluída em seu sistema, sem contar com o tempo de análises e testes finais. Além disso, criar dashboards dessa maneira abre margem para pequenos erros imperceptíveis, colocando todo o seu trabalho e dedicação em risco.

Faça Dashboards automáticos

Me diga, quem não quer um conforto a mais para poder desenvolver dashboards em um novo projeto, né?!

Desenvolver uma inovação complexa como gráficos requer tempo de criação e tempo de desenvolvimento e, para isso, é ainda mais necessário que cada empresa de software saiba criar um dashboard funcional e entendível para o seu cliente. Só assim será possível facilitar e continuar contribuindo com o negócio que vai receber essa solução.

Preparar dashboards para clientes nem sempre é um desenvolvimento tranquilo: é preciso conhecer a fundo as necessidades do cliente, qual setor que ele se encontra e, a partir disso, ter ciência de quais métricas serão utilizadas para aquele negócio e quais possibilidades podem ser atingidas diante das estratégias implementadas em seu dashboard.

Criar dashboards dentro do seu software pode ser extremamente mais simples se você utilizar das tecnologias corretas para lhe ajudar nessa empreitada!

Muito além de Dashboards de análise, a nossa solução te ajuda a construir seus dashboards mobile, sem precisar criar uma aplicação do zero! O Plugdash é uma integração inteligente, intuitiva e ultra ágil, permitindo a personalização com o nome da sua empresa e com a sua identidade visual! Conheça as possibilidades de criação de dashboards oferecidas pelo PlugDash, uma solução TecnoSpeed!

CONCLUSÃO

Criar dashboards dentro de um ERP é extremamente necessário e nós te auxiliamos com rapidez dentro desses processos, independentemente do tipo de integração que você precisa, independente da linguagem de programação do seu sistema ou qual o ramo que a sua empresa segue.  

Nós, da TecnoSpeed, temos como prioridade trazer sempre inovações que facilitem vocês, desenvolvedores, a terem mais resultados dentro de suas empresas, colaborando para que as soluções para o seu cliente fiquem muito mais garantidas e com resultados precisos!

Summary
O que é Dashboard?
Article Name
O que é Dashboard?
Description
O dashboard é, comumente, conhecido como um painel de controle e visualização de resultados. Foi elaborado para auxiliar o gestor de negócio em seus trabalhos e em seu negócio. Os dashboards fazem a compilação de dados empresariais e formam um ou vários gráficos de fácil entendimento e com visualização simplificada, dando acesso a métricas e resultados do empreendimento, das vendas, dos faturamentos, investimentos, da movimentação de estoque, do acompanhamento da produção e, até mesmo, de desempenho de equipe, pertinente a algum negócio.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
4 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.