Dashboard BI: Como facilitar a tomada de decisão?

Saiba o que é Business Intelligence, o que significa Dashboard BI e como essa ferramenta é capaz de ajudar na formulação de estratégias e tomada de decisão.


Elaborar estratégias pode até parecer uma tarefa simples, mas não é. Para que uma empresa tome decisões com mais segurança e agilidade e por meio disso alcance resultados mais expressivos , é imprescindível que os profissionais de gestão possam avaliar dados de seu negócio.

Hoje, com o apoio do Business Intelligence, as empresas podem interpretar  dados com mais qualidade, em menos tempo. Um dashboard BI claro e objetivo é um um grande aliado para facilitar a formulação das estratégias e acelerar a tomada de decisão.  

Veja, neste post, o que é Business Intelligence, o que significa Dashboard BI e qual é a importância dessa ferramenta para uma tomada de decisão mais assertiva. 

E como oferecer essa ferramenta para seus clientes pode ser mais fácil do que você imagina. Confira!    

Business Intelligence

Vamos começar repassando o conceito de Business Intelligence (BI), também conhecido como Inteligência de Negócio ou Inteligência Empresarial. Esse termo é utilizado para definir a coleta, a organização e a análise de dados de um negócio. Abrange todos os setores de uma empresa, e têm como finalidade compartilhar e até fiscalizar as informações de modo a ajudar os gestores na elaboração das estratégias. 

Por meio do Business Intelligence os profissionais conseguem conquistar mais autonomia para tomar decisões com base em informações históricas da empresa. Gráficos,  indicadores de desempenho (KPI), e relatórios podem ser utilizados para potencializar a eficácia das decisões, a partir do cruzamento de dados.

Uma plataforma de BI permite que a empresa utilize as informações coletadas de vários segmentos e unidades em um único software. O que permite a padronização e automação na coleta dos dados. Dessa forma, consegue garantir maior eficiência da operação, além de aumentar a confiabilidade dos informativos.

Entre os principais benefícios do Business Intelligence, temos:

  • Redução dos riscos com decisões melhor embasadas;
  • Resultados mais consistentes e positivos; 
  • Identificação de oportunidades;
  • Respostas mais rápidas em qualquer tipo de consulta;
  • Agilidade na tomada de decisão; 
  • Facilidade de acesso e compartilhamento das informações;
  • Análise os dados em tempo real;
  • Informações mais confiáveis sobre o desempenho dos processos.  

A importância do Dashboard BI

Se a empresa quer garantir uma tomada de decisão mais assertiva, é fundamental que os seus dados estejam sendo disponibilizados corretamente, concorda? Hoje, com o auxílio de uma boa ferramenta de Business Intelligence, já é possível organizar todas essas informações rápido. 

O Dashboard BI é uma ferramenta de visualização de dados, para mostrar de forma gráfica as principais informações de uma empresa, com dados e métricas financeiras, comerciais, logísticas e operacionais. 

Ele consolida todos os dados relevantes e necessários em um único lugar, com visões desenhadas de forma inteligente para apresentar informações que digam algo ao gestor.

Como no sistema as informações são mais transparentes, os profissionais conseguem analisar todos os processos de forma mais prática. Toda essa objetividade se torna extremamente importante, uma vez que ajuda a empresa na identificação de falhas, oportunidades e possíveis problemas.

Por meio de um painel customizado, a empresa consegue visualizar e monitorar os seus indicadores de desempenho e métricas, o que contribui para acelerar a análise e formulação de estratégias.

Entre os principais benefícios que um Dashboard BI pode proporcionar para os negócios, temos:

  • Maior eficiência na análise de dados;
  • Mais facilidade ao traçar metas;
  • Acesso a informações customizadas, de acordo com cada perfil de cliente e negócio;
  • Maior agilidade, com relatórios que podem ser acessados e atualizados a qualquer momento e de qualquer lugar.
  • Métricas mais confiáveis e dados mais relevantes para uma tomada de decisão;
  • Maior transparência na empresa;
  • Relatórios mais eficazes;
  • Facilitada e comunicação melhorada entre os setores.

Você precisa oferecer a seus clientes um Dashboard BI 

Não basta dispor de dados, é preciso visualizá-los de um mudo que agreguem valor ao negócio. Em um mercado onde as empresas estão correndo contra o tempo, destacam-se aquelas que agem com maior objetividade. Por isso dispor a seus clientes um dashboard BI é oferecer a eles um diferencial estratégico.

Além disso, você poderá aumentar seu faturamento da empresa ofertando sua solução para mais clientes e com mais chances de fechar negócio com um produto mais atrativo.

E agora vem o “pulo do gato”  e voltamos a chamada lá do início deste post: você pode oferecer essa ferramenta para seus clientes de um jeito  mais fácil do que você imagina.

Estamos falando do PlugDash um Dashboard mobile inteligente. intuitivo, moderno, fácil de usar e integrar ao seu software. Com o PlugDash, seus clientes poderão visualizar gráficos e números, e acessar os indicadores estratégicos mais importantes para o negócio em tempo real. 

O aplicativo é personalizado de acordo com as preferências e necessidades do seu cliente e disponibiliza as informações mais importantes do seu ERP até o celular dos usuários. Basta mapear as informações mais importantes para agilizar a tomada de decisão. Na integração com o seu software as informações são transmitidas do seu sistema para a nuvem, e dela para o PlugDash. 

Estamos apresentando essa solução para você porque sabemos que tempo é dinheiro e que que recursos são limitados. Então, que tal ao invés de desenvolver um dashboard BI, contar com um prontinho para ser usado?

Conheça o PlugDash um produto  TecnoSpeed agora mesmo e veja como é fácil agregar mais valor às suas soluções.

Formada em Publicidade e Propaganda. Cria conteúdos para o PlugMobile, a solução mobile da TecnoSpeed.

Artigos relacionados