O Emissor Gratuito de MDF-e foi descontinuado a partir no dia 1º de outubro de 2018. O alerta pode ser encontrado no portal do próprio Portal da Sefaz-SP, que desenvolveu e mantém o aplicativo.
Desde o dia 1º de outubro, não é mais possível fazer o download do Emissor Gratuito. Além disso, o aplicativo não será mais atualizado.
Contribuintes que já tiverem o aplicativo instalado poderão continuar emitindo MDF-es por tempo indefinido. No entanto, assim que houver alterações nas regras de validação do MDF-e, o emissor poderá deixar de funcionar.
Por que o Emissor Gratuito de MDF-e será descontinuado?
De acordo com o acompanhamento contínuo do fisco, o Emissor Gratuito de MDF-e já vem sendo substituído gradativamente por softwares particulares, desenvolvidos ou contratados pelos contribuintes.
Do total de MDF-es recebidos pelos servidores das Sefaz, 93% são emitidos através de softwares particulares. Sendo assim, o Emissor Gratuito representa apenas 7% das emissões do documento.
A Sefaz-SP recomenda que os contribuintes migrem para soluções próprias assim que possível.
Adapte o seu Software!
Se você já gera o arquivo de texto com os parâmetros do MDF-e no padrão do emissor gratuito, a migração para uma nova solução, como o Manager SaaS da TecnoSpeed, é muito menos drástica do que você imagina. Seu .txt já é compatível com nossas soluções, sendo necessário apenas tratar os retornos!
Utilizando esta nova solução, será possível automatizar vários processos, dentre eles o de impressão da DAMDFE , envio de e-mail ao destinatário, entre outros.
Desta forma, a interação humana no processo de emissão de MDF-e é reduzida drasticamente, gerando ganho de tempo, simplificação de processos, e valor ao seu software.