Gerar leads pelo WhatsApp é uma forma de aquisição que reduz custos e constrói relacionamento duradouro. Saiba como oferecer essa opção no seu ERP!
Já parou para pensar que ter o WhatsApp integrado ao ERP da sua software house pode fortalecer (e muito!) o processo de prospecção de leads no negócio do seu cliente?
Afinal, as conversas pelo aplicativo de mensagem costumam dar a sensação de que existe uma relação pessoal entre os interlocutores, o que pode aproximar clientes e empresas ainda mais.
De fato, segundo uma pesquisa da OTRS Group em parceria com a Pollfish, o WhatsApp é o aplicativo utilizado por 92% dos funcionários de atendimento no Brasil.
Isso significa que grande parte das organizações estão se aproveitando das vantagens do app e é a hora perfeita para a sua software house ajudar seus clientes a gerar leads pelo WhatsApp. A seguir, te mostramos como!
Como gerar leads pelo WhatsApp?
Para sermos práticos, vamos elencar aqui 3 dicas que você já pode incorporar na sua software house e junto a seus clientes. Veja só:
1. Integre o WhatsApp ao seu CRM
Integrar o WhatsApp ao CRM da organização oferece inúmeros benefícios. Se você já usa os dois separadamente, isso é ainda mais evidente, pois fazer malabarismos entre os dois softwares não é nada eficiente.
A boa notícia é que, ao realizar a integração, é possível consolidar os esforços de relacionamento com o cliente em um único canal, e construir um fluxo de trabalho muito mais eficaz.
2. Utilize o mensageiro de forma estratégica para divulgações
Para além de construir conversas e confiança, o WhatsApp serve como um canal rápido e oportuno para:
- Enviar cupons de desconto;
- Compartilhar conteúdos que sejam do interesse do lead;
- Divulgar promoções em datas especiais;
- Realizar campanhas de indicação;
- E comunicar o lançamento de novos serviços e produtos.
Lembre-se de utilizar os recursos de forma equilibrada e apenas para quem realmente tem interesse na sua marca. Do contrário, seus esforços serão em vão e poderão até manchar a reputação da empresa, fazendo com que as pessoas se irritem com as mensagens em excesso.
3. Direcione as campanhas para o WhatsApp (Click to Chat)
Ao criar campanhas de marketing com foco em geração de leads, você pode trabalhar com URLs rastreáveis que direcionem para o WhatsApp.
O recurso “Click to Chat” é perfeito para conversas temporárias com números que ainda não estão salvos no celular do cliente ou potencial cliente – como pode ser o caso do telefone da sua empresa.
Para ter este link, basta digitar “https://wa.me/00000” e inserir o seu número de WhatsApp no lugar do zero.
Quais as vantagens de gerar leads pelo WhatsApp?
Além de ser um aplicativo amplamente usado pela maioria dos brasileiros, o WhatsApp também possui benefícios que fazem dele o serviço ideal para geração de leads. Saiba por quê:
Automatização de mensagens
Usar o WhatsApp para gerar leads uma supervantagem: a possibilidade de automatizar a entrega de mensagens. O envio de mensagens automatizadas é uma estratégia que permite rentabilizar e otimizar diversas funções, principalmente aquelas que envolvem o atendimento ao cliente.
A partir de um rico banco de dados, a melhor resposta ao usuário é fornecida por chatbots ágeis. Por estarem disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite, podem atender aos seus leads rapidamente, entregando as respostas que eles precisam para prosseguir no funil de vendas.
Redução de custos
O WhatsApp possui custos para realizar determinadas tarefas, mas como sua empresa está em contato direto com o lead e tem a permissão para que a comunicação seja enviada pelo aplicativo, o custo de aquisição e retenção desse lead pode ser relativamente menor do que por outro canal.
Além disso, ao se considerar um atendimento automatizado, os gastos com especialistas de atendimento também tendem a diminuir, pois o fluxo de diálogos continua ocorrendo com a mesma eficiência e fluidez, independente do volume de conversas.
Atendimento ágil e de qualidade
Usando o WhatsApp, seus clientes recebem serviços rápidos e excelentes. A interação e o relacionamento que as pessoas formam pelo app está diretamente ligada à agilidade e capacidade quase que imediata de resposta.
De fato, os usuários exigem respostas instantâneas para discussões pessoais, bem como para questões de negócio. No entanto, essas informações precisam ser qualificadas, ou seja, o lead precisa de um diálogo personalizado que faça sentido e que seja útil para ele.
Acessibilidade
No Brasil, o WhatsApp possui 165 milhões de usuários ativos, de 16 a 64 anos, conforme a pesquisa Digital 2022: Brazil. E o app continua crescendo dia após dia.
Por aqui, inclusive, muitos brasileiros têm acesso somente ao aplicativo como fonte de informações – pois existem operadoras de celular que permitem o uso gratuito dele, sem a necessidade de um pacote de dados.
E essa acessibilidade em massa garante que as empresas tenham diversas oportunidades para geração de leads!
Recursos feitos para empresas
O WhatsApp Business facilita a atração, interação e qualificação de leads. O app oferece um catálogo integrado para mostrar produtos, construir respostas prontas e classificar os chats com etiquetas, além de várias outras funcionalidades pensadas especialmente para empreendedores.
Confira o vídeo abaixo:
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Saiba como o seu software pode ajudar seus clientes na prospecção de leads integrando o ERP ao WhatsApp:
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