Venha descobrir o conceito de HUB de integração, suas funções e vantagens, e como integrar essa feature ao seu ERP com o Plug4Market.
Tendo em mente o contexto atual em que as vendas online são essenciais e os e-commerces e marketplaces crescem a cada ano, um hub de integração é uma ferramenta indispensável dentro dos negócios.
Hoje, uma loja não pode se dar ao luxo de ter uma operação descentralizada e puramente analógica. Quem não é visto não é lembrado, quem não está no online é raramente visto e quem não explora as possibilidades modernas de múltiplos canais de vendas está perdendo oportunidades e ficando para trás.
E é exatamente para ajudar nessa missão que o hub de integração existe e deve ser adotado por você e todos os seus clientes. A seguir, te explicamos o que, afinal, é um Hub de Integração, suas vantagens, funções e importância, e, claro, como levar essa solução para o seu ERP. Acompanhe!
O que é um hub de integração?
“Hub”, em uma tradução livre do inglês, quer dizer “ponto central”. Então, como o nome sugere, um hub de integração é uma ferramenta integradora voltada para marketplaces, canais e aplicações de vendas online.
Portanto, ela conecta, centraliza e otimiza toda a operação de uma marca, do processo de cadastro de produtos à gestão do estoque, emissão de notas fiscais, monitoramento das entregas, sistemas de frete, plataformas de pagamento e demais etapas, recursos e departamentos envolvidos.
Um bom hub de integração permite o gerenciamento de múltiplas lojas e marketplaces diretamente do seu ERP, a adoção de configurações e padronizações em massa (e não uma a uma), o cumprimento dos processos de rotina e até outras funcionalidades importantes, como a criação e gestão de anúncios e campanhas.
Quanto maior for a quantidade de canais de vendas ou mais complexa for a estratégia operacional de uma loja – como acontece no modelo omnichannel, por exemplo –, mais crucial se torna o uso de um hub de integração para auxiliar o lojista, empreendedor e/ou gestor a dar conta das demandas que acompanham essa operação.
Quais as vantagens de utilizar um hub de integração?
Contar com um hub de integração no seu portfólio de recursos tem diversos benefícios. Adiante, listamos os principais e mais interessantes para atrair seus clientes e utilizar como argumento de venda desse recurso por aí:
Estoque unificado
Vender em múltiplos canais vem com o desafio de integrar todo o fluxo de vendas e garantir um controle preciso das entradas e saídas do estoque. Com um hub de integração conectado ao seu ERP fica muito mais fácil lidar com esses processos e é possível contar com um estoque verdadeiramente unificado. Assim, a gestão de insumos, compras e pedidos se torna ágil e eficiente.
Gerenciamento massivo de pedidos
Dependendo do volume de vendas, gerenciar todos os pedidos recebidos pode demandar uma ferramenta tecnológica, otimizada e automatizada, menos sujeita a erros humanos e processos manuais. Neste ponto, a vantagem e aplicação do hub de integração é inegável. Com esse tipo de solução, os pedidos podem ser geridos e monitorados de forma centralizada e massiva, poupando tempo e esforço, e trazendo segurança e produtividade.
Cadastro rápido de produtos para todas as contas
Da mesma forma, o cadastro de produtos também é otimizado, já que precisa ser feito uma única vez e pode ser replicado e atualizado de forma global para todas as contas e canais de venda cadastrados. A integração é justamente o que permite essa facilidade e vamos combinar: a automatização de uma tarefa tão repetitiva e onerosa como esta não tem preço!
Emissão de notas fiscais e etiquetas de uma única vez
Ainda na lista de automatizações e otimizações, um hub de integração oferece como vantagens a emissão de notas fiscais e etiquetas de DANFE de forma integrada e direta, sem que seja necessário alternar entre o ERP e a aplicação de cada canal de venda ou a inserção manual de informações para a conclusão desse processo obrigatório para as empresas e lojistas de todos os segmentos.
Relatórios em tempo real para monitorar a saúde da operação
Um hub de integração também funciona como uma ferramenta de monitoramento, já que integra diferentes etapas da jornada de compra, números e dados das vendas e pedidos, e mais uma série de outras informações determinantes para o processo estratégico, a identificação de problemas e oportunidades, e a adoção de soluções fundamentadas em benefício da marca.
Anúncios replicados em todos os marketplaces com poucos cliques
Outro ponto desafiador da venda multicanal é a gestão de ofertas e anúncios para os diferentes pontos de venda. Entretanto, com um hub de integração essa preocupação é dissolvida, já que além de integrar essa criação de anúncios, ele possibilita a replicação automatizada e fácil de campanhas para todos os marketplaces cadastrados.
Economia de tempo e dinheiro
Por fim, contar com um hub é sinônimo de mais gestão em um só lugar e em muito menos tempo. A gestão de toda a operação pode ser acompanhada de forma centralizada e integrada, diversos processos e atualizações são automatizados, e ainda reduz-se a demanda de pessoas para a execução das mesmas tarefas. Tudo isso se traduz em uma coisa só: economia de recursos!
Quais as principais funções de um hub?
Falando das funcionalidades que um hub possui, elas podem depender de integrador para integrador ou das demandas e estratégias particulares de cada loja. No entanto, elas costumam envolver as principais etapas da gestão de vendas.
Você vai notar que muitas das vantagens que listamos acima também configuram algumas das funções de maior destaque de um hub de integração e, por isso, estão contempladas novamente neste tópico. Olha só:
Importar e replicar cadastro de produtos
Um hub de integração pode importar os produtos que seu cliente já tem cadastrados no seu ERP e também replicá-los para diferentes canais de venda e marketplaces, otimizando a gestão da informação e simplificando esse processo que geralmente é longo e repetitivo.
Atualização automatizada das informações dos produtos
Conectada à função anterior, o hub também auxilia na atualização dos dados sobre os produtos, possibilitando um update automatizado e em massa das informações.
Operação unificada: gestão de pedidos
Como já falamos, o hub de integração literalmente integra e unifica múltiplos canais de vendas, fazendo com que todos os pedidos recebidos pela loja sejam centralizados em um só lugar e possam ser gerenciados de forma muito mais fácil e assertiva.
Gestão de estoque
Essa mesma unificação se estende ao estoque. A loja e seus canais de vendas se tornam um verdadeiro ecossistema e o hub funciona como o painel de controle dessa operação complexa.
Dentro disso, todos os indicadores e processos da gestão de estoque são geridos através do hub e é possível manter os prejuízos que furos e excessos no estoque podem trazer bem longe.
Emissão de notas fiscais
O combo hub + ERP também costuma contemplar a emissão de notas e documentos fiscais obrigatórios aos contribuintes, garantindo automatização, integração, eficiência e segurança a essa tarefa.
Status de rastreio de pedido (Tracking)
Além do gerenciamento da entrada de pedidos e do estoque, o hub contempla o processo de tracking, em que a loja e seu cliente podem acompanhar a trajetória do pedido até o endereço de entrega. Assim, os consumidores se sentem seguros e amparados.
Replicar anúncios de mídia paga nos marketplaces
A replicação de anúncios estava entre as vantagens listadas acima e essa função é realmente uma mão na roda quando o assunto é marketing e gestão de mídia paga. É mais tempo e comodidade para quem já tem muitas outras preocupações e demandas para lidar.
Relatórios em tempo real
A integração de canais e processos do hub faz dele uma ferramenta de monitoramento completa e capaz de gerar relatórios em tempo real ligados à produção, estoque, vendas, faturamento, logística e demais pontos da operação em todos os marketplaces e plataformas.
Mais oportunidades para vendas
Além disso, o hub de integração tem como função justamente ajustar seus usuários a vender mais e melhor, em qualidade, quantidade e alcance. Ele permite que as lojas cheguem mais longe e multipliquem seus pontos de conversão sem abrir mão da eficiência e de oferecer uma experiência consistente e unificada aos seus consumidores.
Como escolher um hub de integração para meu ERP?
Agora que você já conhece as principais funções e benefícios de um hub de integração, está se perguntando como escolher e levar esse tipo de aplicação para dentro do seu sistema ERP?
Então, confira as nossas dicas para analisar as ferramentas disponíveis do mercado e escolher com assertividade uma para atender essa demanda da sua software house e dos seus clientes:
Integração com os principais marketplaces
Um hub de integração que não tem várias e boas plataformas integradas dificilmente irá ser útil e atender seus clientes de forma completa e satisfatória. Por isso, escolher um hub que possua integração com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces do mercado é o primeiro passo para garantir as oportunidades e resultados que você e seu cliente merecem.
Capacidade para atender grandes contas
Outra característica importante de um hub de integração funcional e eficiente é sua escalabilidade. Geralmente, quanto mais complexa e grande a operação de um negócio, mais importante é esse tipo de solução para a manutenção e sucesso da loja. Portanto, se um hub não consegue dar conta de atender grandes contas, ele não será uma escolha completa e interessante no médio e longo prazo.
Cadastro simplificado de produtos
Cadastrar produtos pode levar muito tempo. Algumas empresas possuem um catálogo extremamente diverso, com inúmeros itens, categorias, variações de tamanho, cor, modelo, volume… e cada produto específico precisa ser cadastrado junto ao sistema. Pensando nisso, o hub de integração precisa trazer uma solução para simplificar e otimizar esse processo para seus usuários.
Múltiplas funções
Como já deu para reparar, limitação é uma palavra que não fica bem na mesma frase e contexto que um hub de integração. Por isso, a versatilidade e riqueza de funções de um integrador também é um fator decisivo e que merece ser levado em conta na hora de escolher qual ferramenta deste tipo você irá integrar ao seu sistema.
Capacidade para acompanhar a evolução do mercado
Não poderia ficar de fora dessa lista a capacidade de adaptação e inovação dessa ferramenta diante das tendências e mudanças do mercado. Afinal, a venda online, o marketing digital e todo o universo que envolve a relação marcas-consumidores está em constante evolução. Então, um bom hub também é um hub que evolui com o passar do tempo.
Suporte
Por fim, você precisa ter com quem contar caso surja qualquer problema ou demanda durante o uso do integrador e das funcionalidades. Imprevistos acontecem, mas nem você e nem seu cliente podem ficar sem ou esperando por um retorno ou solução diante dessas situações. Assim, vale a pena considerar o suporte oferecido pelo hub para garantir uma decisão segura e acertada.
Conheça o Plug4Market
O Plug4Maket é o maior HUB de integração de e-commerces e marketplaces desenvolvido exclusivamente para ERP’s. Ele conta com o selo de qualidade, o background e o suporte da TecnoSpeed, e é a solução perfeita para a sua software house entrar para o mundo das vendas online e seus clientes potencializarem sua gestão, alcance e resultados.
Dentre os atributos e diferenciais do Plug4Market, podemos destacar:
- Recebimento, envio e controle dos produtos e pedidos pelo seu ERP;
- Tecnologia desenvolvida por especialistas em inovação e mercado;
- Integração com as maiores plataformas e marketplaces do mercado, como Magalu, Mercado Livre e Netshoes;
- Impressão da Etique de Despacho;
- Comunicação via API ou Desktop;
- Interface White Label;
- Suporte especializado em desenvolvedores.
Com apenas uma única integração seu software estará preparado para vender em mais de 50 plataformas de e-commerce e marketplaces. Que tal começar agora mesmo?
E se quiser continuar se aprofundando neste tema, confira 6 dicas para vender mais em marketplaces e 7 ferramentas para uma gestão de vendas online de sucesso!