Envio automático de nota fiscal: bom para você, seu cliente e o cliente dele

Quanto tempo seu cliente gasta enviando notas por e-mail, uma por uma? Com o envio automático de nota fiscal, você facilita a vida dele – e a sua.


Ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe) referente a uma operação de venda, o contribuinte tem a obrigação de encaminhar ou disponibilizar download do arquivo XML e do PDF da DANFE para o destinatário da nota, isto é, o cliente que fez aquela compra.

Além de ser uma determinação legal, ter acesso às NFes de Entrada é importante para a operação da empresa. Estes arquivos são utilizados para atualização do estoque, fluxo de caixa, escriturações contábeis e fiscais, entre outros processos.

Normalmente, o envio de nota fiscal para o cliente é realizado por e-mail. Afinal, é um meio de comunicação simples, rápido e amplamente utilizado no meio corporativo. No entanto, enviar uma nota manualmente a cada venda é um processo trabalhoso e repetitivo, e que reflete em custos para a empresa.

Por isso, empresas de software tem integrado soluções para automatizar o envio do XML da nota para o cliente em seus sistemas. Seu software já possui este recurso? Se não tem, não se preocupe: você pode implementar o envio automático de nota fiscal para o cliente sem digitar uma única linha de código.

O que é o envio automático de nota fiscal?

O envio automático da nota para o cliente é um recurso do Nota Segura que envia um e-mail contendo link para o XML da nota e do PDF do DANFE ao destinatário. O processo é realizado imediatamente após a autorização e armazenamento da nota no banco de dados do Nota Segura.

Assim, seu cliente não precisa mais ficar anexando arquivos e enviando emails a cada venda da empresa dele. Para você, além de agregar valor ao seu software e fidelizar seus clientes, ainda reduz a demanda de suporte relacionada a documentos fiscais eletrônicos!

Envio automático de Eventos da NFe

Além do envio da Notas Fiscal Eletrônica em si, o Nota Segura também automatiza a entrega dos arquivos que afetam diretamente aquela nota, referente aos eventos da NFe:

É importantíssimo automatizar também o envio dos Eventos da NFe, principalmente para não prejudicar os controles internos de estoque e fluxo de caixa do cliente do seu cliente, além de evitar problemas com o fisco.

Envio automático de CTe

A obrigação de enviar os documentos fiscais para o cliente não é exclusiva dos emitentes de Nota Fiscal Eletrônica. Empresas de transporte e logística também precisam disponibilizar o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) para seus contratantes.

Se o foco da sua software house é atender empresas de transporte e logística, o Nota Segura também pode ajudar você e seus clientes, automatizando o envio do arquivo XML do CTe e do PDF do DACTE para o contratante imediatamente após a autorização da Sefaz.

Como configurar e utilizar o envio automático de nota fiscal?

O recurso de envio automático de nota fiscal está disponível para todos os clientes e parceiros do Nota Segura, sem custos adicionais. Ainda não contratou nossa plataforma de armazenamento de XMLs? Acesse a Página do Nota Segura e saiba mais!

Mas se você já é cliente, a ativação do envio automático da nota é muito simples: basta configurar seu template de e-mail no Portal do Cliente.

Acesse o Portal do Cliente em http://app.notasegura.com.br e faça o login.

Nota Segura Login

No menu lateral esquerdo, vá em “Configurações” e em “Geral“.

Nota Segura Menu

Agora você já está na tela de configuração do envio automático da nota! Personalize o template do e-mail como desejar, utilizando as variáveis disponíveis no rodapé desta página.

Nota Segura Configuração Envio automático de nota fiscal

Saiba mais sobre o Nota Segura!

O Nota Segura é a plataforma completa de armazenamento, download e distribuição de documentos fiscais eletrônicos. Facilmente integrável, ele resolve problemas recorrentes dos seus clientes, agrega valor e atratividade ao seu software, e ainda pode ser muito lucrativo.

Saiba mais sobre o Nota Segura em https://notasegura.com.br/.

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados