Fim do eSocial é fake news

Apesar do alvoroço e das declarações inflamatórias de secretários e empresários, não há nenhuma confirmação ou decreto a respeito do fim do eSocial.


ATUALIZAÇÃO 12 DE JULHO DE 2019

Nós acertamos: o “fim do eSocial” foi desmentido oficialmente. Saiba mais


Nos últimos dias, grandes nomes da imprensa tem veiculado notícias sobre o suposto plano do governo para o fim do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial.

A “notícia” teve origem em comentários do secretário Carlos Alexandre da Costa, do Ministério da Economia, que afirma que o eSocial é “uma complexidade nefasta” e “um sistema socialista de controle de mão de obra”.  

Ecoando o alvoroço provocado pelos comentários do secretário, empresários de diferentes portes têm manifestado o apoio ao fim do eSocial, por vezes de forma inflamatória e satírica.

Mas e então, após 6 anos de implantação e mais de R$ 100 milhões de investimento, o eSocial vai acabar?

Fim do eSocial é fake news

Apesar dos xingamentos explícitos e de baixo calão direcionados à plataforma por parte de alguns empresários, não há nenhuma confirmação ou decreto a respeito do fim do eSocial.

E enquanto não houver decreto, ele vai continuar sendo implantado de acordo com o cronograma de obrigatoriedade do eSocial. Por hora, seu suposto fim não é nada além de um boato. Um título que confirme este boato como verdade, portanto, é fake news e só.

Todas as notícias relacionadas ao assunto foram construídas com base em declarações do secretário Costa e apoiadores da ideia no Ministério do Trabalho, sempre em tom inflamatório mas sem embasamento legal.

Lendo os próprios artigos veiculados pela imprensa até o final, notamos que o título é contradito. Um destes veículos admite que “apesar das declarações do secretário, o fim do eSocial ainda não é consenso no Ministério da Economia”.

Estamos numa era conhecida pela ampla difusão de fake news e posicionamentos radicais e polarizados. Deste modo, é necessário estar muito atento a títulos pretensiosos.

Auditor da Receita esclarece boataria sobre fim do eSocial

Em resgate à sensatez, o auditor da Receita Federal, Marcos Antônio Salustiano da Silva, em entrevista ao Portal de Notícias do SESCAP-PR, esclareceu a questão:


“Está fora de cogitação a extinção do eSocial, plataforma usada por empregadores para fornecer ao governo informações sobre seus empregados.

Há uma boataria nesse sentido, inclusive em veículos da imprensa com circulação nacional, mas podemos afirmar categoricamente que no momento não há chance de extinção do eSocial.

Por que o governo começaria do zero um projeto que iniciou-se em 2013 e está em fase final de implantação, jogaria fora 6 anos de desenvolvimento e de treinamento de todos os envolvidos?”


Ainda nesta entrevista, o auditor afirmou que o eSocial realmente terá mudanças em seu cronograma de obrigatoriedade, em relação aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador.

Fonte: SESCAP-PR

eBook gratuito: eSocial para Desenvolvedores

Para ajudar as software houses a implementar o módulo eSocial, a TecnoSpeed publicou o ebook eSocial para Desenvolvedores, totalmente gratuito, contendo todas as informações que você precisa para enfrentar este desafio.

O eBook está disponível e atualizado para a versão mais recente do eSocial. Aproveite e baixe agora!

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.