Fulfillment está ligado ao processo logístico de vendas. Portanto, se sua software house atende clientes que atuam no comércio, confira já este post!
Já explicamos por aqui o que é um Seller Center e um HUB de integração. Duas ferramentas essenciais para seus clientes que vendem online. E hoje, falaremos sobre fulfillment, outro conceito ligado ao processo de vendas e sucesso do cliente.
Se você não faz ideia do que se trata esse conceito, não se preocupe. Neste artigo, começaremos do princípio e te explicaremos tudo o que vale saber a respeito.
Então, continue a leitura para descobrir o que é fulfillment, suas etapas, vantagens e como apoiar seus clientes nessa demanda!
O que é Fulfillment?
Em uma tradução direta e livre, fulfillment quer dizer “cumprimento”, “realização”. No entanto, dentro do contexto corporativo e de vendas, este conceito se refere ao processo logístico.
Ou seja, fulfillment diz respeito ao conjunto de etapas e operações que acontecem do pedido até a entrega ao cliente.
Esse processo é importante, como você deve estar imaginando, para garantir a finalização de compras online e a satisfação do consumidor. Portanto, é essencial que os lojistas se atentem para esses procedimentos logísticos e os cumpram de forma rápida e eficiente.
Para isso, as lojas precisam de sincronia, transparência, tecnologias de automação e gestão e um time de expedição confiável.
Assim, a cadeia de envio, transporte e entrega pode ser simplificada e otimizada. E isso beneficia a experiência do cliente e a reputação da marca – mas falaremos mais desses benefícios adiante.
Como funciona o Fulfillment?
Não existe apenas uma única maneira de funcionamento de um fulfillment. Ele varia de empresa para empresa, conforme o tamanho, segmento e particularidades de cada uma.
Apesar disso, o fulfillment vai sempre contemplar etapas como a gestão de suprimentos e estoque, a separação e embalamento dos pedidos, o despacho, o frete e a entrega, e, também, procedimentos de devolução ou troca.
E, ainda, o fulfillment de uma empresa pode ser interno, terceirizado (uma empresa especializada armazena, prepara e envia os pedidos) ou dropshipping (utilizado em revenda, quando o envio é feito diretamente pelo fornecedor).
Conheça todas as etapas do Fulfillment
Fulfillment: conheça todas as etapas deste processo
Vamos repassar cada elemento e etapa que compõe o fulfillment de uma marca que vende online? Confira a seguir:
Estoque
Ter um estoque organizado e uma gestão de estoque eficiente é o primeiro passo para um bom fulfillment.
Isso envolve não apenas um local apropriado para o armazenamento, mas toda a sistematização dos pedidos, entradas e saídas, e sincronizações com os canais de vendas.
Tudo isso é fundamental para evitar falhas de comunicação, gargalos, perdas, atrasos, frustrações de clientes e prejuízos.
Separação
Com um estoque organizado e funcional, a etapa de separação deve ocorrer sem grandes problemas. Ela consiste justamente em selecionar e reunir os produtos de cada pedido, garantindo que tudo seja enviado corretamente.
No entanto, um ponto importante aqui é a escala das vendas e o fluxo de pedidos. Grandes e-commerces e marketplaces podem demandar soluções tecnológicas e automatizadas para dar conta dessa etapa do fulfillment com eficiência, por exemplo.
Enquanto negócios mais iniciais e menores ainda podem conseguir cumprir essa demanda manualmente, desde que com atenção.
Caso a incidência de erros de separação ou a quantidade de horas dedicadas sejam significativas, porém, vale pensar em sistemas e automações mesmo para pequenas marcas e empreendimentos.
Embalagem
Após a separação vem o processo de embalar os produtos. Esta é outra etapa que demanda bastante atenção, pois deve ser executada conforme os padrões da empresa e do transporte.
Em primeiro lugar, é preciso assegurar a integridade dos produtos que estão sendo enviados. Além disso, há a oportunidade de trabalhar o marketing e branding da marca, com o layout das embalagens e estratégias de unboxing.
Também há demandas como a cubagem e o romaneio, detalhes indispensáveis para as etapas seguintes do fulfillment.
Transporte
O próximo passo é o transporte dos pedidos, que pode ser conduzido pela própria marca, pelos Correios ou transportadora terceirizada.
Nessa etapa não podem faltar as informações de rastreio e a integração delas com os demais aspectos da logística. Assim como o compartilhamento delas com o cliente para possibilitar um acompanhamento transparente e sempre atualizado.
Pós-entrega
A etapa de transporte se encerra quando o produto chega até o cliente, entretanto o fulfillment vai além desse ponto. O processo de fulfillment também envolve o pós-entrega e demandas que podem surgir dele.
As políticas de devolução, troca e logística reversa; análises e verificações contra falhas; e reabastecimentos dos produtos, por exemplo.
Essas rotinas são tão importantes quanto as de venda e podem determinar a taxa de satisfação e fidelização do consumidor. Portanto, vale o esforço para mantê-las eficientes, simples e tranquilas para o cliente.
Quais são os benefícios do Fulfillment?
O fulfillment pode gerar diversos benefícios para as organizações que o implementam, tais como:
- Redução de prazos e custos logísticos;
- Otimização do rastreamento e gestão dos processos;
- Integração de sistemas, dados e demandas;
- Melhoria na comunicação e colaboração com parceiros;
- Aumento do controle e qualidade do serviço;
- Potencialização da produtividade e lucratividade;
- Centralização de todo o processo logístico de vendas online;
- Maximização das estratégias, vendas e oportunidades.
Qual a relação entre fulfillment, marketplaces e e-commerces?
Como já falamos, o fulfillment está diretamente ligado à experiência e satisfação do cliente que compra online.
Se alguma etapa da jornada logística da loja não for bem executada, isso pode gerar más impressões aos consumidores. Por outro lado, se o fulfillment for bem pensado e aplicado, a loja pode ser fortemente beneficiada em diferentes níveis e sentidos.
Portanto, o fulfillment é um processo crucial dentro de qualquer e-commerce ou marketplace.
São as definições do fulfillment que irão garantir o sucesso do cliente e potencializar os resultados da marca. Tanto em termos financeiros quanto de satisfação, simpatia e fidelidade do público com a loja.
Como auxiliar o seu cliente com o fulfillment de forma eficiente?
Conte com um Seller Center integrado ao seu ERP! Com o Plug4Market da TecnoSpeed, você poderá oferecer uma plataforma de gestão de vendas para seus clientes direto no seu sistema.
Assim, eles poderão dar conta das demandas de fulfillment e muitas outras que integram a rotina de suas lojas.
Da gestão do estoque ao despacho e rastreio dos pedidos, toda a gestão e logística fica centralizada no Plug4Market. E é por isso que classificamos essa solução como um HUB de integração.
Além de ajudá-los a operacionalizar um fulfillment eficiente, você agrega valor ao seu software e sua Software House. O que vai levar o seu negócio para outro patamar de entrega e competitividade. Está esperando o quê?