Uma gestão de cobrança eficiente pode melhorar significativamente a saúde financeira do seu cliente. Veja como o PlugBoleto da TecnoSpeed pode ajudar nisso!
Uma boa gestão de cobrança pode fazer maravilhas para a saúde financeira de um negócio. Afinal, isso ajuda a combater as inadimplências, assim como a reduzir erros, otimizar a conciliação bancária e entre setores, e garantir a conformidade da empresa.
Mas, você sabia que o seu software pode ter um papel crucial na implementação de uma gestão de cobrança eficiente? Pois é: um sistema de gestão que conta com recursos financeiros robustos e automatizados é um ponto-chave para isso. E se você nunca pensou em como viabilizar a integração dessas features, estamos aqui para te ajudar!
Então, continue a leitura deste artigo para entender mais profundamente o que é e como funciona a gestão de cobrança. E, também, conhecer a solução PlugBoleto e outras do PlugBank que irão revolucionar a gestão financeira dos seus clientes junto ao seu ERP.
O efeito da inadimplência no caixa das empresas
Segundo dados do Serasa Experian, mais de 350 mil novas empresas foram criadas em fevereiro de 2024; 73,4% dentro do setor de Serviços e 19,2% no Comércio. Ainda que isso indique um cenário de evolução e novas oportunidades, os negócios precisam de vários recursos para sobreviver — capital de giro, fluxo de caixa, investimento, melhorias contínuas.
Do outro lado, temos um cenário de mais de 72,5 milhões de brasileiros inadimplentes, o que corresponde a mais de 44% da população, e um valor total de R$ 394,9 bilhões em dívidas (dados de maio/24 do Serasa Experian).
Quando uma empresa vende produtos e serviços concedendo prazo para pagamento, ela responde pelo risco de não receber o dinheiro devido. E se os clientes atrasam, o impacto principal e direto é, sem dúvida alguma, o desequilíbrio das contas corporativas.
Com o caixa e os investimentos prejudicados, a margem de lucro alcançada em outros meses até pode aliviar (ou não seria mascarar?) a situação no início. Mas, os custos fixos continuam os mesmos e não é complicado de visualizar como este desequilíbrio é perigoso e insustentável a médio e longo prazo.
O que é gestão de cobrança?
É justamente para evitar o cenário de desequilíbrio que citamos acima que a gestão de cobrança existe. A gestão de cobrança é o conjunto de processos e estratégias utilizados para gerenciar e otimizar a recuperação de créditos. Seu objetivo é garantir que as receitas sejam recebidas de forma eficiente e no prazo estipulado.
Desse modo, a gestão de cobrança abrange desde a emissão de faturas até o acompanhamento de pagamentos e a adoção de medidas para recuperar valores em atraso (como comunicações e protestos, por exemplo).
Como a gestão de cobrança pode ser utilizada no seu ERP?
A gestão de cobrança pode ser integrada ao módulo de contas a receber do seu ERP, automatizando a emissão de faturas, a aplicação de multas e juros, e o envio de lembretes de pagamento. O que reduz a intervenção manual, otimiza o registro e execução dessas tarefas, e aumenta a eficiência do processo.
A gestão de cobrança integrada ao ERP também oferece ferramentas avançadas de análise e geração de relatórios. Assim, é possível monitorar indicadores-chave de desempenho (KPIs), como o índice de inadimplência e o tempo médio de recebimento, permitindo a identificação de problemas e a implementação de melhorias contínuas.
Além disso, cada empresa tem suas próprias políticas de cobrança, e seu ERP pode e deve permitir a customização dessas políticas. Isso inclui a definição de prazos de pagamento, condições de desconto para pagamentos antecipados e estratégias específicas para diferentes segmentos de clientes.
Benefícios para os clientes da sua software house
Integrar recursos de gestão de cobrança em seu ERP rende diversas vantagens para sua empresa de software e, ainda, beneficia imensamente os seus usuários e clientes. Com essa implementação, eles podem usufruir de:
Crédito
O boleto é um recebível, se o cliente automatiza e organiza as cobranças, ele pode organizar também a sua parte de buscar crédito e organizar a sua capacidade de captar recursos com recebíveis de boleto.
Eficiência operacional
Uma gestão de cobrança automatizada com emissões de boletos, pagamentos e extratos automatizados, pode reduzir em dias o trabalho de uma pessoa no financeiro. De repente, até reduzir o quadro.
Redução da inadimplência
A implementação de lembretes automáticos e a análise contínua de pagamentos ajudam a reduzir a inadimplência. Clientes que utilizam um sistema ERP com gestão de cobrança integrada podem identificar rapidamente contas em atraso e tomar medidas proativas para recuperar esses valores.
Melhor fluxo de caixa
A gestão eficaz de cobrança contribui para um fluxo de caixa mais saudável, garantindo que os recebimentos sejam feitos no prazo. Isso é crucial para a sustentabilidade financeira das empresas, abrindo portas para investimentos em crescimento e inovação.
Tomada de decisões baseada em dados
A gestão de cobrança integrada ao ERP fornece dados precisos e em tempo real sobre a performance financeira. Isso permite aos gestores tomar decisões informadas e estratégicas, baseadas em uma visão completa e detalhada da saúde financeira da empresa.
Relacionamento com clientes
Um sistema de ERP com recursos de gestão de cobrança oferece clareza e transparência nas transações financeiras para as empresas que o utilizam. E isso se estende aos clientes finais. Desse modo, os clientes da sua Software House podem fortalecer o relacionamento com os clientes deles e elevar o nível de confiança e satisfação da sua marca.
Resumindo: a gestão de cobrança é uma prática crucial para garantir a saúde financeira das empresas e uma área interessantíssima para a sua empresa de software investir. Mas antes de falarmos sobre isso, vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento da gestão de cobrança na prática?
Gestão de cobranças como prática
O não recebimento dos clientes leva as empresas a também deixar de cumprir suas obrigações. E o problema é muito mais grave do que se imagina, afetando o planejamento estratégico da organização.
Por exemplo: se a empresa fez investimentos esperando uma melhora do mercado e contraiu dívidas, ela não estará mais preparada para lidar com a situação. A bola de neve continua a aumentar e os próximos passos serão o corte de custos, incluindo a demissão de funcionários e o pedido de empréstimos a juros não tão amigáveis, muitas vezes.
Você já deve ter “visto esse filme” ou talvez até sofrido na pele essa situação. O segredo para geri-la e evitar que ela aconteça é uma gestão efetiva de cobranças.
Além disso, o foco precisa estar na eficiência operacional. Conforme a empresa cresce, a gestão de cobrança tende a acumular pessoas para realizar processos que poderiam ser automatizados.
Pensando nisso, veja a seguir práticas fundamentais na gestão de cobrança que você pode implementar e/ou apresentar aos seus clientes:
1. Definir corretamente os vencimentos
Todo pagamento tem um prazo para vencer. Para minimizar a inadimplência, uma saída é sempre negociar com o cliente a melhor data de vencimento de um boleto, por exemplo. Dessa maneira, tanto o consumidor como a própria empresa são capazes de planejar melhor a saída e entrada de dinheiro no caixa.
2. Desconto e melhores condições
Sejam pequenos descontos pela pontualidade do pagamento ou mesmo redução nos valores em pedidos renovados mensal, bimestral, semestral e anualmente. Esse estímulo melhora o fluxo financeiro e ajuda a garantir a fidelização.
3. Saber como cobrar
A cobrança é sempre um momento delicado. Sim, a empresa conta com esse valor para honrar seus compromissos, mas é preciso saber como falar com o cliente. O saber como cobrar é muito mais sobre processos organizados, não sobre cordialidade.
4. Realizar acordos
Entre os clientes que já estão inadimplentes, o ideal é criar uma política de cobrança. Uma saída é pensar em realizar acordos, proporcionando condições diferenciadas e que não prejudiquem o relacionamento com o cliente. Dessa forma, é possível manter tanto o consumidor na carteira como o retorno financeiro.
5. Consultar crédito
A partir da incorporação de uma API de Consulta de Crédito é possível automatizar os processos de análise de crédito com consultas pefin (pendências financeiras), refin (restrições financeiras), cheque sem fundo, situações de protesto, entre outras modalidades.
A ferramenta é simples, intuitiva e utiliza os serviços do Serasa. Permite uma análise completa e nada burocrática sobre as condições de pagamento dos clientes do seu cliente. Na prática, significa redução nas taxas de inadimplência e nas despesas com ações judiciais para a recuperação dos valores perdidos
Mas, além de dicas como essas, você pode entregar a eles uma solução tecnológica que aumenta e muito a eficiência desse processo do negócio.
O papel da tecnologia nos cuidados com a inadimplência
Para tomar boas decisões, o uso da tecnologia também é conveniente. Você sabe muito bem disso! Mas talvez seu software ainda não tenha recursos para automatizar e reduzir as burocracias na gestão de cobranças.
Se esse é o seu caso, você precisa conhecer o PlugBoleto da TecnoSpeed. É a maneira mais simples de automatizar a emissão de boletos dentro de um software, poupando o time de TI e sendo integrada via API.
Seu principal objetivo é reduzir o esforço e a redundância envolvidos no processo de cobrança, também ajudando os clientes na gestão de cobrança, já que a API permite configuração para automatizar a cobrança.
Tem interesse em investir em gestão de cobrança e solucionar mais essa demanda dos seus clientes? Então, vem saber mais sobre essa solução!
Conheça a solução ideal: PlugBoleto
Tornar o seu sistema indispensável é um objetivo compartilhado pelas empresas de software. E o PlugBoleto é um caminho certeiro para conquistar esse objetivo, além de não ser nada complicado!
Com a nossa solução integrada, seu software poderá registrar os boletos de forma automática e direto com os bancos, sem intervenção manual, sem processos repetitivos e sem burocracia. E ainda tem:
- Mais de 40 bancos homologados
- Registro instantâneo via Webservice
- Emissão de boleto recorrente
- Envio automático para pagador
- Integração facilitada e rápida via API
- Notificação via Webhook
- Suporte especializado em desenvolvedores
Ou seja: o PlugBoleto é a escolha certa para deixar seu software pronto para atender às necessidades dos clientes! Por isso, não espere mais e faça esse investimento oportuno para sua empresa de software: