Cobrança automática: seu software mais inteligente, seu cliente mais tranquilo!

Que tal fornecer um recurso de cobrança automática e facilitar ainda mais o dia-a-dia do seu cliente? Veja como implementar no seu ERP!


Uma dor que acompanha a maioria dos empresários desde seu primeiro negócio, é o estresse e o custo de realizar cobranças ativas.

No entanto, a cobrança é um mal necessário. Afinal, existe outra forma tão eficiente quanto o bom e velho “paga eu” para prevenir a inadimplência?

Cobrar os clientes é necessário. É inevitável. O que o empresário pode evitar, é perder seu precioso tempo ligando para os clientes ou enviando emails e mensagens manualmente.

Para automatizar esse processo e acabar com o esforço repetitivo, usamos o recurso de cobrança automática.

 

O que é a cobrança automática?

A cobrança automática é um recurso do PlugBoleto que permite automatizar o processo de cobrança ativa via e-mail e SMS para o seu cliente.

Trata-se de um recurso flexível, configurável de acordo com as necessidades e particularidades de cada usuário.

Com a cobrança automática, você pode criar modelos de e-mail e SMS em um editor do próprio componente, contendo diversas variáveis para compor o texto, e então configurar o envio deles a partir de determinadas condições, sendo elas:

Data de vencimento

Essa modalidade permite configurar o envio de emails e SMS de acordo com data de vencimento do boleto.

Por exemplo, você pode configurar um e-mail e um SMS para ser enviado 5 dias antes do vencimento, outro para 3 dias, outro para 1 dia antes, e outro no próprio dia do vencimento.

Situação do boleto

Outra possibilidade é configurar emails e SMS automáticos de acordo com a situação do boleto.

Por exemplo, você poderá configurar um e-mail ou SMS que será enviado assim que o boleto for registrado no banco.

Poderá também configurar outro e-mail ou SMS para ser enviado automaticamente quando o boleto for pago pelo cliente, confirmando o recebimento.

Como criar os modelos de e-mail e SMS de cobrança automática?

No portal do cedente do PlugBoleto, você encontra um editor para criar o seus modelos de e-mail e SMS.

E-mail

O Componente Boleto disponibiliza variáveis para você utilizar no texto do seu e-mail, como o nome do cliente, o nome da empresa dele, o número do boleto, o dia do vencimento, entre outros.

Você poderá desenhar seu email em HTML, com layout, logo, imagens e texto próprios. Dá pra usar até recursos do CSS através do atributo style. Afinal, até cobrança tem que ser feita com estilo!

SMS

Bom, aqui não temos tantas opções para embelezar nossa cobrança.

Afinal, SMS é só texto puro mesmo, mas as variáveis continuam disponíveis, para criar aquela sensação de mensagem personalizada um-para-um.

Como implementar a cobrança automática no seu software

O primeiro passo é integrar o módulo financeiro do seu software com o PlugBoleto, que contém todas as rotinas necessárias para gerar, transmitir e gerenciar os boletos bancários.

Utilizando nossa API, as opções de cobrança automática ficam permanentemente disponíveis para você.

Os e-mails são por nossa conta, enquanto o envio de SMS tem uma taxa com as operadoras.

Confira outros recursos da nossa solução:

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados