Saiba como a gestão de e-commerce funciona e de que forma sua software house pode ser uma aliada nesse processo.
A gestão de e-commerce é um elemento essencial para o sucesso das empresas que vendem online. Envolve uma série de estratégias e práticas para garantir eficiência operacional, a satisfação do cliente e um crescimento sustentável.
Contudo, você sabia que a sua software house pode ajudar seus clientes lojistas com essa demanda? Um sistema de gestão com ferramentas de integração é um recurso valioso para conciliar todas as atividades de um e-commerce, e você pode ser quem irá fornecê-lo!
Continue a leitura para descobrir o que é a gestão de e-commerce, os principais objetivos e passos envolvidos nesse processo e, claro, uma solução para você integrar o e-commerce e demais canais de vendas dos seus clientes ao seu sistema e gerar resultados excepcionais para você e para eles.
Afinal, o que é gestão de e-commerce?
A gestão de e-commerce nada mais é do que o conjunto de estratégias e práticas destinadas a administrar eficazmente uma loja virtual.
Ela envolve diversos aspectos, desde a análise de mercado e infraestrutura da loja até a gestão de estoque, finanças e envios, sem deixar de passar pelo marketing, atendimento ao cliente e muito mais.
Tudo isso para garantir que a loja online funcione de maneira eficiente, atenda às expectativas dos clientes e alcance resultados positivos.
Ou seja, a gestão de e-commerce é uma tarefa complexa e importantíssima, que pode ser extremamente beneficiada pelo uso de recursos tech e integradores.
Quais os principais objetivos ao realizar a gestão de e-commerce?
Existem inúmeros motivos para investir em gestão de e-commerce, mas todos derivam do fato de que um e-commerce é um negócio como qualquer outro e, portanto, demanda um acompanhamento e gerenciamento constantes para crescer e dar certo.
Além disso, não dá para deixar de considerar o quanto a concorrência é mais acirrada no digital, em que não existem as barreiras da distância. Por isso, manter uma boa gestão de e-commerce é simplesmente indispensável.
Agora, se esses dois grandes argumentos não bastam para te convencer e convencer seus clientes disso, trouxemos uma lista detalhada dos principais objetivos da gestão de e-commerces:
Eficiência operacional
A eficiência operacional é um dos mais importantes objetivos da gestão de e-commerce. Afinal, esse conceito envolve otimizar processos internos para reduzir custos, melhorar a produtividade e garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Sem uma boa gestão, fica mais fácil que existam furos na operação e isso gere prejuízos financeiros, atrasos, retrabalho e outros tipos de problemas.
Foco na experiência do cliente
Gerir um negócio não é apenas sobre dinheiro e lucro, a manutenção de uma marca no mercado também está intimamente ligada com a experiência e a satisfação do cliente.
Diante disso, a gestão de e-commerce ajuda a garantir uma boa experiência aos consumidores, desde o momento em que visitam o site até o pós-compra. E não só em termos de atendimento e relacionamento, mas de comunicação, segurança e logística.
Atração de clientes com estratégias de marketing
A gestão de e-commerce também é importante para atrair novos clientes. Mas isso só é possível a partir de um planejamento, estratégias de marketing digital e uma situação financeira e reputação saudáveis.
Análise de dados
Atualmente, tomar decisões sem um embasamento de dados é um risco e tanto, o que não é diferente para os e-commerces. A análise de dados, portanto, também é um dos principais objetivos da gestão desse tipo de negócio.
Assim, é possível compreender o comportamento dos clientes, identificar tendências e pontos de melhoria, e tomar decisões informadas para melhorar o desempenho.
Maior competitividade no mercado
Uma gestão eficaz do e-commerce ajuda as empresas a se destacarem em um mercado altamente competitivo. Dentro disso, cabe aos gestores monitorar a concorrência, identificar oportunidades e ajustar constantemente a estratégia para se adaptar às mudanças do mercado e se manter à frente.
Expansão dos negócios para múltiplos canais
Com o crescimento do comércio omnichannel, a gestão de e-commerce também visa expandir os negócios para diferentes canais de venda, como marketplaces, redes sociais e aplicativos móveis. Assim como para novos nichos e oportunidades de alcance, vendas e sucesso.
Como fazer uma gestão de e-commerce eficiente?
A gestão de e-commerce envolve diversas etapas e áreas do negócio, atuando como um verdadeiro painel de controle. É preciso pensar, por exemplo, nas finanças, na logística, no marketing e no fiscal, além de não esquecer as pessoas: colaboradores, parceiros e clientes.
Em meio a esse ecossistema complexo que estrutura uma marca, existem dicas fundamentais para fazer uma gestão de e-commerce eficiente:
1. Organização é a base
Não é possível cultivar uma gestão de sucesso sem organização. Por isso, não negligencie a importância do bom e velho planejamento estratégico e estruture o máximo de processos, padrões e objetivos da sua marca que conseguir.
Conte com ferramentas de organização, como planilhas, agendas e softwares para ter clareza das demandas e prioridades. Busque ajuda para aquelas tarefas que você não consegue dar conta: às vezes, delegar ou terceirizar sai mais barato do que tentar resolver tudo sozinho.
2. Acompanhamento é o caminho
Gestão demanda monitoramento. É preciso olhar para o passado para entender o que tem dado certo e o que precisa de ajustes; é necessário olhar para o presente para saber o que está sendo feito e como, corrigir problemas pontuais e manter o fluxo; e é importante olhar para o futuro para antecipar suas ações e, assim, prever oportunidades ou evitar perdas.
Por isso, uma gestão eficiente e uma história de sucesso dependem de um acompanhamento próximo e estratégico dos desempenhos, bem como da implementação constante de otimizações derivadas dele.
3. Inovação é o combustível
Você só chegará longe se pensar adiante e agir de forma inovadora. Por isso, outro ponto-chave para ter uma gestão de e-commerce eficiente é aplicar estratégias comprovadamente efetivas, mas não se contentar com apenas elas.
Use sua criatividade, visão de negócio e expertise para explorar oportunidades, tendências e ideias que seus concorrentes ainda não exploram, e se diferenciar no mercado.
Conheça algumas ações importantes na gestão de e-commerce
Entrando mais a fundo na prática da gestão, trouxemos etapas que não podem ficar de fora de um bom gerenciamento de e-commerce. Acompanhe e confira abaixo:
1. Planejamento e Estratégia
Uma empresa, independentemente do nicho ou porte, que não tem uma estratégia e um planejamento definidos dificilmente irá conseguir alcançar seus objetivos e potencial.
Querer vender não basta e por isso a gestão de e-commerce se inicia com uma bela dose de planejamento. É preciso, dentro disso:
- Definir seu nicho de mercado: Ele precisa não só ter potencial, mas ser específico e claro para você oferecer produtos que atendam às necessidades desse público e direcionar os esforços de marketing.
- Realizar uma análise SWOT: A análise das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças do seu negócio ajuda a compreender o ambiente competitivo que você está inserido e a planejar estratégias eficazes para equilibrá-las da melhor forma.
- Estabelecer metas e objetivos claros: Definir metas ajuda a manter o foco e a mensurar o progresso ao longo do tempo. Segundo estudos, as empresas que estabelecem metas têm um desempenho 30% melhor do que aquelas que não o fazem. Então, pense nas suas e certifique-se de que elas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo (o famoso framework SMART).
2. Seleção de Produtos
Se você já tem uma loja física, saiba que nem todos os seus produtos funcionarão no online ou pelo menos não irão performar da mesma maneira. Afinal, estamos falando de um canal digital, que tem dinâmicas e estímulos de compra próprios.
Pensando nisso, é importante fazer uma seleção estratégica dos produtos que entrarão no catálogo do seu e-commerce. Para isso, escolha produtos com base na demanda do mercado; se possível, apoie-se em dados do seu público, volumes de buscas de palavras-chaves e pesquisas de tendências.
Além disso, o próximo passo é estabelecer uma boa gestão de inventário e controle de estoque, tanto para evitar a falta de produtos quanto o excesso de itens estocados.
3. Plataforma e Tecnologia
A gestão do e-commerce também envolve a definição e gestão dos recursos estruturais e tecnológicos da loja. Nesse sentido, é importante:
- Escolher uma boa plataforma de e-commerce: Criar sua loja em uma plataforma confiável é fundamental para ganhar a confiança dos clientes e também para dar conta de diversas outras demandas da sua operação de forma sólida e escalável.
- Garantir um site responsivo e otimizado para dispositivos móveis: As compras mobile já são mais expressivas que as desktop, então, seu e-commerce precisa ser responsivo e oferecer uma boa experiência de usuário mesmo nas telas menores e verticais.
- Implementar sistemas de pagamento seguros: A segurança das transações online é um fator crucial para seus consumidores e para a sua marca. Portanto, certifique-se de oferecer métodos de pagamento seguros e com boa reputação.
4. User Experience (UX) e Design
Falamos de responsividade, mas o design e a usabilidade de um e-commerce é importantíssimo para o seu sucesso e vai além disso. Uma boa experiência do usuário direciona os clientes até a compra, então, invista em um(a):
Design intuitivo e atraente: Sabe aquela ideia de “a primeira impressão é a que fica”? Os visitantes e potenciais consumidores irão julgar sua marca a partir da aparência do seu site, por isso vale a pena desenvolver um layout atraente, fácil de usar e alinhado à identidade da loja para cativá-los logo de cara.
Navegação fácil e check-out simplificado: O abandono de carrinho é um desafio comum no e-commerce. Simplificar o processo de compra e remover quaisquer obstáculos e etapas desnecessárias é sempre válido.
Estratégia de otimização da conversão: Analise dados de navegação, faça testes A/B e use mapas de calor para identificar o que funciona melhor em termos de conversão e melhorar cada vez mais a experiência do usuário e, consequentemente, os resultados do e-commerce
5. Marketing e Publicidade
Não dá para falar em gestão de e-commerce sem pensar em marketing e publicidade, afinal, o digital pede por esforços nesse sentido para que o público saiba da existência da marca e chegue até seus produtos. Uma boa estratégia de divulgação é plural e pode envolver:
Estratégias de SEO (Search Engine Optimization): O SEO é crucial para aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca e atrair tráfego orgânico.
Campanhas de marketing por e-mail: O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para manter os clientes informados sobre promoções e produtos.
Publicidade paga: Investir em anúncios é interessante para alcançar um público mais amplo e gerar mais vendas e valor de marca.
Estratégias de marketing de conteúdo: Produzir conteúdo relevante e valioso ajuda a construir autoridade e engajar os clientes.
6. Gestão de Relacionamento com o Cliente
Outro ponto fundamental da gestão de e-commerce é o relacionamento com o cliente. Aqui, é fundamental se guiar pelas preferências e particularidades da persona e público-alvo da marca e pensar em meios para:
- Atender os clientes de forma eficaz e eficiente: Responder rapidamente às perguntas e preocupações dos clientes é essencial para garantir a satisfação deles. Ninguém gosta de ficar esperando ou ter dificuldades para resolver suas demandas, não é mesmo? Principalmente no online.
- Solicitar e gerir avaliações e feedbacks dos clientes: O feedback dos clientes pode fornecer insights valiosos para melhorar e fortalecer o e-commerce e a marca como um todo. Então, é importante incentivar esse retorno e estar preparado para responder feedbacks construtivos.
- Implementar programas de fidelidade: Programas de recompensas e descontos é algo que os consumidores online esperam e apreciam, o que estreita o relacionamento marca-cliente.
7. Logística e Distribuição
A etapa logística do trabalho é uma das mais importantes, já que está diretamente ligada à experiência de compra do consumidor. Por isso, ela deve ser fluida, segura, transparente e, acima de tudo, ágil. Para isso:
- Escolha de parceiros logísticos confiáveis: Uma cadeia de suprimentos eficiente é essencial para entregas rápidas e confiáveis, e ter os fornecedores certos faz toda a diferença nesse processo.
- Faça uma gestão eficiente de envios e devoluções: Ter políticas claras de envio e devolução ajuda a gerenciar as expectativas dos clientes, assim como um fluxo de produção e expedição otimizado garante um envio mais rápido e assertivo.
- Monitore e otimize os prazos de entrega: Cumprir prazos de entrega é fundamental para manter a satisfação do cliente, mas se tiver qualquer problema no envio, esteja informado dos detalhes e repasse essas atualizações ao consumidor com agilidade e clareza.
8. Gestão Financeira
Uma gestão de e-commerce de sucesso não acontece sem uma boa gestão financeira. Gerir as finanças da loja requer dedicação constante, o que se traduz em um(a):
- Controle rigoroso de custos e despesas: Monitorar os gastos e orçamentos ajuda a manter a saúde financeira do negócio e a atenção aos detalhes é essencial para não deixar nada passar.
- Análise regular de lucratividade e margens: Compreender a rentabilidade de cada produto ajuda na tomada de decisões relacionada a investimentos, lançamentos, promoções e muito mais.
Gestão de fluxo de caixa: Garantir que haja capital suficiente para operar o negócio e crescer é indispensável. Para isso, é preciso saber exatamente o que entra e sai diariamente e também em um contexto macro.
9. Análise de Dados e Métricas
Por fim, para guiar todos os passos anteriores e toda a jornada da loja, a gestão demanda um processo de análise de dados e métricas. Dentro disso, cabe implementar:
- Monitoramento de KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho): Acompanhar métricas como taxa de conversão, taxa de rejeição e ROI traz clareza sobre o desempenho e as decisões futuras.
- Uso de ferramentas de análise, como Google Analytics: Utilizar ferramentas analíticas ajuda a obter insights profundos sobre o comportamento do cliente e traçar estratégias mais eficientes.
- Tomada de decisão baseada em dados: Em vez de suposições, tomar decisões com base em dados objetivos maximiza os acertos e os ganhos em todos os sentidos.
Ufa! A gestão de e-commerce é mais complexa do que você pensava? Que tal, então, ajudar seus clientes nessa missão?
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