Tempo de Leitura: 6 minutos

Você programador, precisa estar ligado nas tendências Dashboards e incluí-los em seu software! Confira, neste artigo como criar gráficos em python de maneira fácil.


O desenvolvimento de software de gestão de negócios, atualmente, tomou uma proporção gigantesca no mundo da programação de dados.

Realizar o gerenciamento de uma empresa toma tempo e exige muita cautela e atenção às inúmeras perspectivas, necessitando de um sistema que abrange todos os setores de um negócio.

Os softwares ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, trazem soluções inovadoras para os gestores de estabelecimentos diversos e propõem a resolução de problemas, seja qual for o segmento.

Nesse contexto, gerir significa ter domínio das informações contidas nos acontecimentos empresariais e, portanto, exige maior clareza de dados e apontamentos de indicadores, métricas e compilação de dados analíticos.

Em outras palavras, o ato de gerir necessita hoje de muito mais clareza, agilidade e informações pontuais e sucintas, mas o seu ERP em Python consegue entregar essa demanda?

Se você, desenvolvedor, compreende essa nova necessidade no mundo empresarial, saiba que apostar na criação de gráficos, para apresentar dashboards ultra completos em seu sistema, é o melhor caminho para investir dentro do seu software, ampliando a sua gama de soluções e gerando muita lucratividade para você e para a sua software house!

E nesse artigo vamos mostrar como transformar seu software que utiliza Python em um dashboard poderoso, sem programar!

PlugStorage: Novos recursos de white label e muito mais

O que é Python?

Python é uma das linguagens de programação mais requisitadas para a criação de dashboards, para as soluções tecnológicas empresariais e comerciais.

Essa linguagem é considerada de alto nível (high level language) e é orientada a objetos. Possui linguagem de sintaxe e encaixa seus procedimentos submetidos às classes, onde alguns julgam-na de fácil entendimento, mas, costuma gerar muitas dúvidas para os desenvolvedores que não são lá tão familiarizados.

Com essa linguagem de programação é possível criar scripts, que otimizam tarefas e rotinas, além da automatização de acesso a sites. Inclusive, abre a possibilidade de realizar a programação de maneira remota, em outro computador longe de você.

Python é uma linguagem também preferida para a criação de games por desempenhar um bom desenvolvimento Web e em desktop. Para isso, pode-se utilizar diversas interfaces, como o PYQT e o TKINTER, por exemplo.

Junto dessas possibilidades, no momento da criação de gráficos em python, ainda é possível aplicar tecnologias avançadas, como processos de Inteligência Artificial e Machine Learning, trazendo maior assertividade na geração de dashboards inteligentes!

Como criar um dashboard com Python?

Observe agora, como se inicia a base para desenvolvimento de gráficos em python.

Passo 1 – Biblioteca

Para criar gráficos em python, primeiramente você necessita conhecer e familiarizar-se com a biblioteca Matplotlib. Essa biblioteca possui versões para Windows e Mac e deve ser feito o download dos arquivos, avaliando antecipadamente, qual versão do python você possui em sua máquina e ainda saber, qual é a arquitetura do sistema operacional do seu computador. Então, o seu primeiro passo é realizar o import da Matplotlib, para o sistema realizar a plotagem.

Passo 2 – Esboço

Para iniciar a criação de um esboço do gráfico, de uma função de uma variável real y=f(x), após utilizar a matplotlib.pyplot.plot, é feita a representação gráfica de um conjunto de pontos definidos {(xi,yi)}. Dessa maneira, você consegue aplicar e ajustar qualquer tipo de visualização gráfica desejável.

Passo 3 – Criação do eixo x e y

Veja o exemplo base abaixo de um gráfico de linha:

import matplotlib.pyplot as plt

plt.plot([1, 2, 3, 4], [4,7,8,12])

plt.show()

Com esse comando acima, você cria o eixo x e eixo y, implantando a altura e largura do gráfico, aplicando as demais variáveis necessárias como: coloração (exemplo: C=’red’), estilo do traço (exemplos: ls=’-‘, ls=’- -‘, ls=’- .‘, ls=’:‘), espessura da linha (exemplo: lw=’1’), marcadores (exemplo: marker=’o’), etc.

Exemplo real:

plt.plot(x, y, C=’red’, ls=’-‘, lw=’1’, marker=’o’)

Exemplo de gráfico de linha, em uma situação hipotética, avaliando o desempenho de funcionários em uma empresa:

X= [1,2,3,4,5,6,7,8,9,10] #semanas

Y= [12,10,8,14,16,18,10,12,8,12] #funcionário1

Y2= [12,14,12,13,12,12,13,10,12,13] #funcionário2

Y3= [10,11,8,9,10,11,8,9,12,12] #funcionário3

Com essa configuração base, a visualização seria aproximadamente esta:

Veja como fica um gráfico criado em Python.
Visualização do Gráfico após o complexo tutorial. | Imagem: Captura de tela.

Esta é somente a fase inicial para criar o seu gráfico de linha. A sua programação deve seguir, portanto, com a inclusão de detalhe por detalhe de cada especificação do seu gráfico, além da correlação entre os dados fornecidos.

Complexo, não é mesmo? Além de exigir um prévio conhecimento desta linguagem de programação, é necessário um despendimento de tempo para a criação de cada um dos seus gráficos em python.

E, para o caso de criações 2D, 3D e versão mobile, demandará a abertura de novos comandos para cada característica a ser aplicada.

Quer uma alternativa mais fácil? Vamos apresentar!

De certo, é possível que você também esteja passando pela situação de se ver na necessidade de aprender a python para conquistar esse e outros desenvolvimentos em gráficos, principalmente, se o seu desenvolvimento for em mobile.

Para a sua (e nossa) alegria, a TecnoSpeed está aqui para lhe ajudar nessa, trazendo uma solução que irá facilitar a sua vida, no momento de desenvolver o dashboard do seu sistema. A seguir, veja a nossa solução para você criar gráficos em python em versão mobile, sem precisar desenvolver esta funcionalidade do zero. É isso mesmo que você ouviu! Confira no próximo tópico.

O que é o PlugMobile?

PlugMobile é a melhor solução para você, desenvolvedor, que deseja realizar a criação de gráficos em seu ERP python, tornando-o mobile, de uma maneira muito fácil e rápida.

Os aplicativos PlugMobile foram desenvolvidos para serem extremamente rápidos, bonitos, personalizáveis e fáceis de usar.

Realizando a conexão com o banco de dados do seu sistema, o PlugDash (aplicativo do PlugMobile) cria o seu dashboard, independente da linguagem de programação do seu software, incluindo o desenvolvimento mobile dos seus gráficos em python.

Configurando um dashboard.

Pelo PlugDash, você escolhe a aparência, o formato, a disposição ideal para os seus gráficos, assim como determina quais parâmetros e variáveis eles devem apresentar. Veja o exemplo de um gráfico de linha a seguir.

Passo 1 – Criando gráficos de linha em python com o PlugDash

O primeiro passo, para criar o seu dashboard, é realizar a conexão do seu sistema com o PlugDash.

Após conectar o seu banco de dados e configurar todos os usuários, é necessário escolher a qual grupo de análise o seu gráfico irá pertencer (financeiro, vendas, comercial, estoque, etc.)

Veja como criar gráficos com o PlugDash.
Criando gráficos de linha em python com o PlugDash. | Imagem: Captura de tela.

Passo 2 – Adaptar o seu gráfico

Dentro de um formulário intuitivo, simples e dinâmico, você aponta dados importantes da configuração básica necessária para construir o seu gráfico em python.

Inclua o tempo de sincronização, quais dos usuários poderão visualizar o seu gráfico, aplique cores, insira título e subtítulo e selecione quantos conjuntos de dados serão exibidos dentro do seu gráfico. Observe:

Veja o passo a passo para produzir gráficos em Python rapidamente.
Adapte o seu gráfico de forma rápida dentro do PlugDash. | Imagem: Captura de tela.

Passo 3 – Caracterizar

Posteriormente, após o gráfico base pronto, no PlugDash, você facilmente aplica as demais variáveis, como valor monetário (quando houver), legenda das cores e dos itens dos gráficos, nomes das colunas, escala de valores, além de decidir sobre a exibição total dos registros, linhas verticais e horizontais, por exemplo.

Veja como caracterizar o PlugDash com gráficos em Python.
O PlugDash é totalmente personalizavel. | Imagem: Captura de tela.

E voilà! Agora é só visualizar como ficou o seu gráfico de linha:

Veja os gráficos em Python prontos dentro do Plugdash.
Pronto, gráfico rapidamente pronto! | Imagem: Captura de tela.

E na versão mobile:

Gráficos em Python no celular com o PlugDash.
Gráfico com fácil acesso no celular, pelo PlugDash.

Tenha o PlugDash no seu software!

Converse conosco e saiba como podemos te ajudar a, finalmente, construir o seu dashboard, sem um pingo de sofrimento! Veja aqui, tudo o que o PlugDash pode fazer pelo seu sistema!

CONCLUSÃO

Acreditamos que a época de quebrar a cabeça com linguagens distintas de programação já acabou. Fazemos parte da nova era de desenvolvimentos em software, e você pode conquistar muito mais agilidade e ganhar espaço para investir em sua criatividade, utilizando as soluções que a TecnoSpeed pode te oferecer!

Aproveite e conheça nosso Blog, garanto que muitos dos nossos artigos lhe ajudarão em seu dia a dia.

Salve salve, programador, até a próxima!

Summary
O que é Python?
Article Name
O que é Python?
Description
Python é uma das linguagens de programação mais requisitadas para a criação de dashboards, para as soluções tecnológicas empresariais e comerciais. Essa linguagem é considerada de alto nível (high level language) e é orientada a objetos. Possui linguagem de sintaxe e encaixa seus procedimentos submetidos às classes, onde alguns julgam-na de fácil entendimento, mas, costuma gerar muitas dúvidas para os desenvolvedores que não são lá tão familiarizados.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.