Aprenda como a integração do WhatsApp com ERPs pode beneficiar seu negócio e seus clientes, e como implementá-la com a ajuda do PlugMessage.
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, segundo dados do SEMRush. Como você já deve saber, ele é uma ferramenta poderosa para comunicação e atendimento ao cliente.
Se a sua software house vende um ERP, integrá-lo com o WhatsApp pode ser uma ideia excelente. Com essa integração, você poderá ajudar os seus clientes a melhorar a comunicação e atendimento de várias maneiras. Vamos entender mais sobre isso no artigo a seguir!
O que é a integração com o WhatsApp?
A integração com o WhatsApp é o processo de conectar o WhatsApp a outros aplicativos de software, como sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP). Isso permite que as empresas enviem e recebam mensagens do WhatsApp de dentro de seus sistemas, além de automatizar notificações e criar chatbots personalizados.
Existem algumas maneiras de integrar o WhatsApp:
- Usando a documentação da API do WhatsApp, que fornece um esquema de URL personalizado para interagir com o WhatsApp e abrir um bate-papo com uma mensagem pré-preenchida;
- Usando um widget de bate-papo, que permite integrar um botão do WhatsApp ao seu site e oferecer suporte via chat ao vivo;
- Com o PlugMessage da TecnoSpeed, a melhor forma de integrar o seu sistema com o Whatsapp através da API RESTful mais simples e intuitiva do mercado.
Confira exemplos de como as empresas estão usando a integração do WhatsApp:
- E-commerce: Empresas de comércio eletrônico usam a integração do WhatsApp para enviar aos clientes confirmações de pedidos, atualizações de envio e notificações de atendimento ao cliente.
- Serviços financeiros: Bancos e outras instituições financeiras usam a integração para enviar aos clientes extratos bancários, notificações de transações e lembretes de pagamentos.
- Companhias aéreas: Usam a integração com o app para enviar aos passageiros atualizações sobre o status do voo, lembretes de check-in e informações sobre o portão de embarque.
- Atendimento ao cliente: Empresas de todos os setores usam a integração do WhatsApp para fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, em um canal que os clientes já usam e adoram.
Uma API de WhatsApp é um conjunto de instruções de programação que permite que desenvolvedores integrem o WhatsApp aos seus aplicativos de software. Ter essa API oferece uma série de benefícios, como:
- Aumento das vendas: A API do WhatsApp pode ajudar a aumentar as vendas, tornando mais fácil para os clientes comprar produtos e serviços;
- Melhor atendimento ao cliente: Ao facilitar o contato dos clientes com a equipe de vendas, as empresas podem otimizar seu processo de atendimento.
- Conexão global com clientes: O WhatsApp está disponível em mais de 180 países e, como vimos, tem mais de 2 bilhões de usuários ativos. Isso o torna uma ótima plataforma para empresas se conectarem com clientes de todo o mundo.
Vantagens de ter meu software integrado com o WhatsApp
Além de conseguir aumentar o número de funcionalidades do seu sistema ERP, ao integrar o seu software com o WhatsApp você também pode aumentar o faturamento da sua empresa e a experiência dos seus clientes. Entenda:
Mais funcionalidades para seu sistema ERP
A integração do WhatsApp pode adicionar uma série de novos recursos ao seu sistema ERP, como comunicação com o cliente em tempo real, notificações automatizadas e chatbots.
Além de aumentar as features do seu produto, o WhatsApp também pode ser usado para fornecer uma interface mais conveniente e amigável para os seus usuários. Softwares ERP podem ser complexos e difíceis de usar, mas o WhatsApp é uma plataforma familiar e fácil – inclusive, a maioria das pessoas já está familiarizada à ferramenta.
Mais faturamento para a sua software house
A integração com o WhatsApp pode atrair novos clientes e gerar mais receita para a sua software house, pois esse passará a ser um diferencial do seu sistema ERP.
Melhor comunicação com clientes
A integração do WhatsApp com o seu ERP pode melhorar muito a comunicação para o seu cliente e para os clientes dele. Em vez de depender de e-mails ou telefonemas tradicionais, o WhatsApp permite mensagens instantâneas, chamadas de voz e vídeo e compartilhamento de arquivos.
Conheça o PlugMessage
O PlugMessage é uma ferramenta que facilita a integração do WhatsApp com ERPs. Com a nossa API, sua empresa vai conseguir:
- Enviar e receber mensagens do WhatsApp de dentro de seu sistema ERP;
- Automatizar notificações do WhatsApp;
- Criar chatbots personalizados do WhatsApp;
- E muito mais!
Ou seja, você conseguirá oferecer inúmeras soluções de comunicação com uma única integração. Através dos métodos disponíveis na nossa API, você poderá abusar da sua imaginação desenvolvendo soluções fantásticas e inspiradas nas necessidades dos seus clientes.
Que tal conhecer nossa ferramenta agora com desconto de Black Friday?
O PlugMessage chegou para fortalecer a sua software house. Com ele, seus clientes poderão enviar e receber mensagens, fotos, áudios, vídeos, documentos e arquivos diversos, criar e gerenciar grupos, tudo através do seu sistema. Agarre esta oportunidade e integre o PlugMessage agora mesmo!