Que a pandemia de Covid pegou todo mundo de surpresa e exigiu uma reação e adaptação rápida em todos os setores, todo mundo já sabe. Mas depois de quase dois anos, qual a consequência disso para os líderes de PMEs?
Recentemente, a Salesforce publicou o SMB Trends, um estudo feito com mais de 2.500 proprietários e líderes de empresas de pequeno e médio porte e, nele, podemos entender qual é a visão desses líderes sobre as adaptações que precisaram ser feitas e quais são suas perspectivas para o futuro.
Dados do estudo: líderes de PMEs e pandemia
Segundo o estudo, 75% das PMEs acreditam que as mudanças que fizeram nas operações comerciais no ano passado beneficiarão seus negócios a longo prazo e 77% das PMEs em crescimento dizem que criaram planos de cenário para se preparar para crises futuras.
A longo prazo, 36% das PMEs planejam que os funcionários trabalhem remotamente pelo menos metade do tempo e 13% planejam ser principalmente remotas.
Conclusão da pesquisa
A conclusão que tiramos disso é que, apesar de a pandemia ter sido dura e de, infelizmente, ter quebrado alguns negócios, os que sobreviveram conseguiram se fortalecer e estão mais preparados para futuras crises.
Podemos mencionar também uma melhor qualidade de vida, mais flexibilidade e até mais oportunidade para os atuais e futuros funcionários devido ao investimento em tecnologia que possibilita o trabalho remoto, como a adesão à ferramentas de colaboração, softwares de vendas e atendimento.