Neste artigo, explicamos o funcionamento dos boletos e como e porque viabilizar a liquidação imediata por boleto aos seus clientes!
Você sabe exatamente como funciona um pagamento via boleto? Já se perguntou por que ele demora um tempo para compensar? E, talvez, se existe a possibilidade de uma liquidação imediata do boleto? Ou seja, pagar via boleto e o pagamento cair na hora?
Estamos aqui para responder a essas perguntas e aqui vai um spoiler sobre as últimas: sim, é possível realizar ou receber um pagamento via boleto e ele cair de forma instantânea, que é o que chamamos de liquidação imediata.
Quer saber como e tirar todas as suas dúvidas sobre esse meio de pagamento? Então, vem com a gente e continue a leitura até o final!
O que é o boleto?
O boleto é um dos meios de pagamentos mais antigos e mais populares até hoje entre os brasileiros. Você certamente já se deparou com um por aí, afinal, o meme é real: os boletos nunca param de chegar.
Brincadeiras à parte, um boleto é uma guia de pagamento em que o recebedor identifica o pagador e estabelece um prazo e outras condições para a cobrança.
Essa forma de pagamento é regulamentada pelo Banco Central do Brasil desde o início dos anos 80 e tem duas características principais: possui códigos numéricos ou gráficos que permitem o pagamento (linha digitável e código de barras, por exemplo) e este é feito de forma ativa pelo sacado (pagador).
Todo boleto tem em sua estrutura, as seguintes informações:
- Identificação e dados (nome, CPF/CNPJ e endereço) do sacado;
- Identificação e dados (nome, CPF/CNPJ e endereço) do cedente (emissor e beneficiário);
- Dados bancários do cedente;
- Valor do documento;
- Vencimento;
- Juros e multa de mora;
- Linha digitável;
- Código de barras.
Como funciona o pagamento?
Como falamos, os passos pré-pagamento são basicamente: o beneficiário emite o boleto e o envia ao sacado para que ele prossiga com o pagamento. Então, o pagador deve procurar uma agência bancária, uma lotérica ou realizar o pagamento através do sistema ou aplicativo do seu banco.
O pagamento acontece a partir da leitura do código de barras ou da inserção da linha digitável. Se o pagamento estiver sendo feito após a data do vencimento, pode haver a adição de juros e multa no valor da cobrança.
Após o pagador concluir o pagamento, a instituição financeira irá prosseguir com a transferência do valor para a conta do cedente. Esse processo geralmente leva de 1 a 3 dias úteis, dependendo das políticas e prazos do banco.
O que é liquidação de boleto?
Esse prazo para a conclusão da operação do pagamento entre uma conta e outra é o que chamamos de prazo de liquidação. Portanto, falar em liquidação de boleto é falar da quitação dessa guia de cobrança. Ou seja, um boleto liquidado é um boleto pago.
Como falamos, a liquidação do boleto geralmente leva até 3 dias para acontecer, mas você sabia que é possível a liquidação imediata do boleto? Entenda melhor a seguir!
Liquidação imediata do boleto
Sim, você não leu errado e não caiu em um clickbait. É possível garantir a liquidação imediata do boleto utilizando o formato de boleto híbrido e integrando o QR Code Pix à guia de pagamento e cobrança.
Como funciona o boleto híbrido?
O boleto híbrido é uma das formas de pagamento disponibilizada recentemente pelo Banco Central. Ela consiste na combinação do boleto tradicional e do amado e aclamado Pix. Como assim?
Por meio de um QR Code dinâmico, o pagamento via Pix é disponibilizado no próprio boleto e o cliente pode decidir como prefere realizar o pagamento da fatura, seja pelo código de barras ou pela leitura do QR Code.
Ou seja, a cara continua sendo a de um boleto, mas ele contempla mais de uma modalidade de pagamento e, caso o cliente opte pelo QR Code, a liquidação do boleto é, sim, imediata, assim como as transferências via Pix!
Quais os benefícios de utilizar o boleto híbrido?
O boleto híbrido é uma inovação que tem ganhado adeptos e que vale entrar para a sua lista de considerações, pois garante benefícios para todos os envolvidos. Olha só:
Pagamento imediato para o recebedor
O beneficiário e emissor do boleto consegue, por meio do boleto híbrido, receber seus pagamentos de forma imediata e adiantar a sua receita. Além disso, como o Pix tem uma maior flexibilidade com relação aos dias e horários de compensação, a conclusão da cobrança pode acontecer mesmo fora do horário bancário e nos finais de semana.
Comodidade e flexibilidade para o cliente
Com dois meios de pagamento em uma única guia de cobrança, o cliente ganha mais autonomia e liberdade para optar pelo método de pagamento mais conveniente para ele.
E isso representa uma atenção com o consumidor, uma comodidade que enriquece a experiência do cliente com a marca, um alinhamento com as novidades do mercado sem perder nada em termos de acessibilidade.
Mais segurança para a operação
O pagamento via Pix e QR Code conta com os mais modernos recursos de autenticação e criptografia, e com a garantia de sigilo bancário do Banco Central. Assim, a operação se torna ainda mais segura para todos os envolvidos.
Mais valor para a sua software house
Por fim, a sua software house também tem muito a ganhar com a adoção do boleto híbrido, pois representa mais uma forma de recebimento para os usuários do seu software, o que aumenta as chances de conversão e venda dele, e, consequentemente, as suas também!
Com mais esse recurso integrado ao portfólio de pagamentos do seu ERP, seu produto se torna mais completo e competitivo, e sua marca ganha mais valor para os seus clientes e diante do mercado.
Ficou interessado nessa possibilidade e quer saber mais sobre como colocá-la em prática por aí?
E se quiser ir mais além dentro deste tema, leia também sobre porque vale a pena integrar várias formas de pagamento no seu ERP e como isso impacta o cliente final.