Além de trabalhar a qualidade dos seus dados, é fundamental monitorá-los. Entenda a importância do monitoramento em tempo real e como fazer!
A ciência e análise de dados são processos que vêm ganhando cada vez mais destaque nas empresas e organizações, afinal, permitem uma otimização das estratégias e tomadas de decisão adotadas pelos gestores do negócio.
Por outro lado, essas são demandas que exigem um investimento em profissionais especializados; ferramentas e soluções tecnológicas, capazes de garantir a eficiência e confiabilidade no tratamento dos dados; além de uma estrutura organizacional específica.
Um exemplo disso são os diversos tipos de monitoramento que podem ser feitos, a depender do nicho ou necessidade do negócio. Vamos, então, tratar desse tema e explorar uma das estruturas e soluções mais interessantes hoje: o monitoramento em tempo real?
Importância de dados visuais e de qualidade
Antes de tratarmos exatamente do monitoramento em tempo real, precisamos reforçar um ponto anterior: a visualização e qualidade dos dados a serem analisados. Em primeiro lugar, sem um processo organizado de coleta e tratamento de dados, é impossível adotar estratégias, mudanças e investimentos com confiança e segurança.
Ao mesmo tempo, se os dados coletados não forem acessíveis, o processo também não chega ao seu fim e propósito. Portanto, trabalhar com gráficos e dashboards, ou seja, dados visuais, é a melhor maneira de garantir que as informações coletadas serão vistas e facilmente interpretadas. Isso tudo é o que chamamos de data quality.
E por que monitorar dados e indicadores em tempo real?
Após trabalhar na qualidade dos seus dados, é preciso buscar a melhor forma de monitorá-los, e é aí que entra o monitoramento em tempo real. Quando o assunto é tomada de decisão, a agilidade é um fator determinante para evitar prejuízos e ampliar ganhos.
A partir disso, já é possível imaginar o porquê do monitoramento em tempo real ser tão interessante. Informação em tempo real é garantia de um gerenciamento mais assertivo e competitivo, considerando a velocidade com que as coisas mudam hoje em dia e que seus concorrentes e parceiros também evoluem constantemente.
Sem contar que a atualização frequente traz precisão nos dados e insights, e possibilita o cruzamento de dados e a personalização de todos os elementos em consideração, conforme o interesse no momento em questão.
E tudo isso funciona como semente para o sucesso do negócio. Com o monitoramento em tempo real é possível aumentar a receita, o reconhecimento, a produtividade, as oportunidades e o tempo de vida de uma empresa.
Onde aplicar o monitoramento em tempo real?
Sem dúvidas, o monitoramento em tempo real pode ser vantajoso nos mais diversos nichos e aplicações, para além do contexto da gestão administrativa. Quer alguns exemplos que fogem do comum, mas que podem se beneficiar com um controle mais frequente e preciso?
Na indústria e em produções em larga escala, por exemplo, cada minuto importa e o monitoramento em tempo real é essencial para manter o ritmo e produtividade necessários. O mesmo vale para o agronegócio, em que a precisão é um fator indispensável para o sucesso dos cultivos.
Por fim, os negócios que dependem do controle de temperatura, como frigoríficos, mercados e farmácias, também precisam de um monitoramento constante, pois qualquer problema nesse sentido representa um prejuízo.
Viu só como o monitoramento em tempo real é versátil? Se quiser saber mais, confira nosso post sobre gráficos de monitoramento em que abordamos este tema mais a fundo! E, claro, você pode aplicar esse conceito da forma que fizer mais sentido por aí, adaptando e explorando todos os recursos e vantagens desse tipo de follow-up.
PlugDash como ferramenta de dashboard de monitoramento
Já falamos sobre o verdadeiro poder dos dados e do monitoramento em tempo real, mas como colocar tudo isso em prática? Muito fácil! Com o PlugDash, a ferramenta de dashboard de monitoramento da TecnoSpeed!
Usando o PlugDash, basta uma integração simples e rápida para ter à sua disposição um catálogo completo de gráficos e possibilidades de visualização e análise de dados, disponíveis para diferentes dispositivos e atualizados em tempo real, se você configurar dessa forma.
Resumindo: essa solução serve tanto para compilar os dados mais importantes do seu banco de dados (ou os dos seus clientes) quanto para transformá-los em painéis visuais e gráficos de monitoramento intuitivos e te ajudar a manter a melhor performance em termos de análise de dados e tomada de decisão que você (ou seu cliente) poderia querer.
Entenda melhor no vídeo abaixo:
Como configurar o monitoramento em tempo real no PlugDash?
Indo além de te falar que o PlugDash é uma excelente escolha de ferramenta para realizar o monitoramento em tempo real no seu negócio ou oferecê-lo junto com as suas soluções de software aos seus clientes, nós vamos te mostrar passo a passo como esse monitoramento pode ser configurado na interface do PlugDash. Vem conferir!
Primeiro, você precisará integrar seu sistema ao nosso app, criando uma conta, logando e ativando o PlugBot Nuvem conforme as instruções. Então, você vai cadastrar as empresas que você atende e deseja integrar, executar a conexão a ser feita e mapear os usuários que irão utilizar a aplicação.
A partir daí, você vai configurar seu dashboard de monitoramento, criando grupos de gráficos e gráficos a partir dos modelos disponíveis. É na hora de configurar cada gráfico é que você deve determinar os parâmetros do monitoramento em tempo real para colocá-lo em prática. Se liga no tutorial de como fazer isso:
- Selecione o grupo que deseja criar o gráfico, clique em “Novo gráfico” e, na parte de Configurações do gráfico, selecione o PlugBot que deseja utilizar;
- Em seguida, selecione o tipo de gráfico a ser criado e inicie as configurações básicas, informando o “Título” e “Subtítulo” do gráfico;
- E então, no campo “Intervalo de sincronização”, insira de quanto em quanto tempo (HH:MM – horas e minutos) o PlugBot deve enviar novas informações da fonte de dados para a Nuvem.
Por fim, é só seguir com as configurações do gráfico em questão. Simples, né? Quanto menor o intervalo definido, mais preciso e atualizado será o seu dashboard! Agora, o primeiro passo mesmo para acessar esse mundo de possibilidades é levar o PlugDash para o seu negócio:
Conheça mais!
E se quiser descobrir mais sobre o mundo da inteligência de dados e monitoramento, confira também os nossos posts sobre BAM (Business Activity Monitoring) e como montar um painel dashboard passo a passo!