Descubra a importância do multiatendimento pelo WhatsApp no cenário atual, seus benefícios e como oferecê-lo aos seus usuários integrando o SpeedChat!
Você sabe o que é multiatendimento? E multiatendimento pelo WhatsApp? Neste artigo, explicamos esses dois conceitos e qual a importância e as vantagens deles. Confira porque e como oferecer atendimento multicanal pelo WhatsApp aos seus clientes!
O que é multiatendimento?
O multiatendimento é a capacidade de uma empresa gerenciar vários tickets de atendimento de forma simultânea e eficiente. Em outras palavras, uma abordagem que envolve um grande volume de interações com clientes ao mesmo tempo.
Essas interações podem acontecer por meio de diferentes plataformas de atendimento, redes sociais, chats, e-mail e até presencialmente.
Mas, para se desenvolverem de forma fluida e positiva para a sua marca e os consumidores, os atendimentos demandam planejamento, processos claros, padrões e organização, além de uma equipe atenta e dedicada, e soluções de integração e automação.
Assim, é possível garantir respostas e soluções rápidas e consistentes, e a melhor experiência possível para os clientes e leads.
O que é multiatendimento para WhatsApp?
Multiatendimento para WhatsApp é pensar no conceito de atendimentos simultâneos aplicado ao mensageiro. Portanto, multiatendimento pelo WhatsApp significa múltiplos atendentes respondendo a solicitações dos clientes em uma única conta e número.
Esse tipo de abordagem é não só interessante, mas necessária, considerando a dinâmica do próprio aplicativo, em que as pessoas esperam respostas rápidas (quase que instantâneas) e eficientes, que resolvam as dúvidas ou problemas delas da forma mais prática possível.
Por que investir no WhatsApp como um canal de atendimento?
Se você ainda não atende clientes pelo WhatApp, é urgente mudar isso! De acordo com levantamentos da Statista, mais de 147 milhões de pessoas usam o WhatsApp no Brasil, e isso corresponde a nada mais nada menos do que 99% dos brasileiros on-line!
Ficando atrás apenas da Índia, o Brasil ocupa o 2º lugar no mundo em número de contas no aplicativo. Além disso, o WhatsApp é o app mais baixado nas lojas Google Play e Apple Store e o mais acessado no país. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 96% dos brasileiros acessam o WhatsApp todos os dias e cerca de 95% das empresas brasileiras já estão no WhatsApp.
Ou seja: as estatísticas são monstruosas e não deixam dúvidas do porquê as empresas devem tornar imediatamente o WhatsApp um de seus principais canais de atendimento.
Agora, esses números expressivos também indicam que não basta simplesmente estar “on no Zap”, é preciso investir em qualidade e inteligência para se diferenciar e ter resultados fora da curva. E é aí que entra o multiatendimento pelo WhatsApp!
Principais benefícios de oferecer multiatendimento pelo WhatsApp
Além de importante, investir em multiatendimento pelo WhatsApp pode trazer diversas vantagens valiosíssimas para a sua empresa, tais como:
Escalabilidade
Quando você trabalha com um atendimento manual e não otimizado, há um número limitado de clientes que o seu time é capaz de responder, o que significa uma quantidade também limitada de conversões por atendente ou de forma geral. Além disso, o desejo de escalar o atendimento e o negócio pode se tornar desafiador e custoso.
Por outro lado, em um cenário em que o multiatendimento pelo WhatsApp é realidade, escalar é só uma questão de tempo, sem precisar necessariamente aumentar a equipe de atendimento ou fazer investimentos significativos.
Agilidade
Atender vários clientes ao mesmo tempo é sinônimo de dinamismo e velocidade, redução do tempo de resposta e espera, e adequação à expectativa e lógica do mercado atual. E todas essas coisas podem trazer uma enorme vantagem competitiva para as empresas.
Os clientes serão atendidos mais rapidamente, em alguns casos até mesmo fora do horário comercial; e os seus atendentes poderão fazer mais com menos esforço, a partir da criação de respostas automáticas e fluxos padrão de atendimento.
Personalização
Mesmo em escala e com atendimentos simultâneos, a personalização não fica de lado. Pelo contrário: a partir da otimização e eficiência nos atendimentos, é possível oferecer um atendimento de qualidade e muito mais personalizado do que em fluxo não automatizado e integrado.
Organização
O multiatendimento pelo WhatsApp sem dúvidas traz mais organização para esse processo tão importante dos negócios. Ele garante uma centralização das conversas e permite a categorização e distribuição dos tickets de atendimento entre os membros da equipe, além de um acompanhamento mais eficiente e estruturado.
Eficiência
Por falar em eficiência, essa é uma das principais vantagens trazidas pelo multiatendimento pelo WhatsApp. Os times de atendimento podem dar conta de várias demandas de clientes simultaneamente, e economizar tempo e recursos.
Histórico e análise
Além disso, por se tratar de um modelo inteligente e integrado, o multiatendimento pelo WhatsApp possibilita registrar as interações com os clientes e coletar dados para possíveis análises e insights sobre o comportamento e as necessidades dos consumidores e as oportunidades de otimização do processo de atendimento em si e dos resultados gerados por ele.
Como oferecer atendimento multicanal pelo WhatsApp aos seus clientes?
Agora que você já sabe como funciona e quais as vantagens do multiatendimento pelo WhatsApp, vamos falar sobre como colocá-lo em prática?
Invista em automação
O primeiro passo é investir em automação, pois, para ter um atendimento realmente multicanal e simultâneo, não basta apenas migrar para o WhatsApp Business e programar uma resposta inicial automática. As empresas precisam repensar todo o seu fluxo de atendimento e contar com a ajuda da tecnologia para ganhar produtividade e escala.
Escolha ferramentas que permita desenvolvimento de ChatBots
Os chatbots e automações que protagonizam e possibilitam o multiatendimento pelo WhatsApp. Portanto, não dá para implementar essa estratégia sem contar com uma ferramenta que permita o desenvolvimento desse tipo de recurso e interação com os clientes. Quanto mais robusta for a ferramenta escolhida, maior será o nível de qualidade, naturalidade e personalização do atendimento.
Procure uma boa plataforma de atendimento
Por último, mas não menos importante, é necessário ter uma plataforma de atendimento que integre e rode os recursos do WhatsApp com fluidez, permita que a equipe comercial ou de suporte faça seu trabalho de forma organizada e otimizada, e garanta um atendimento via WhatsApp escalável e de alto nível.
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O SpeedChat é integrado ao seu ERP e leva os recursos do WhatsApp para a tela de cada um dos atendentes do time comercial de seus clientes. Assim, a equipe pode trabalhar de forma simultânea e sinérgica com um único número de contato, e a operação escalar sem limitações logísticas.
Ou seja, com a nossa solução seus clientes serão capazes de implementar um atendimento omnichannel, humanizado e com múltiplos atendentes. E a sua Software House poderá ganhar alcance e valor ao fornecer recursos e suporte excepcionais ao seu cliente. Então, não perca essa oportunidade:
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