Natal nas nuvens: veja como suportamos o aumento de 537% no volume de emissão sem impactar os clientes

Veja por que o alto volume de emissões de NFe e NFCe no fim de ano não impactou os clientes da TecnoSpeed!


Saudações, desenvolvedor! E aí, como foi o Natal para a sua software house e para os seus clientes? Se você já usa o PlugNotas ou o Manager SaaS integrado ao seu software, tenho certeza que foi bem tranquilo.

O período intenso de vendas antes do Natal e durante a Black Friday costuma ser crítico para as software houses, pois o fluxo de emissão de notas fiscais é altíssimo, e cada segundo parado significa prejuízo.

Com muito orgulho, nós podemos afirmar que a TecnoSpeed não parou no Natal. Como de costume, organizamos um robusto esquema de plantões de atendimento, que acabaram nem sendo tão necessários. Isso porque o PlugNotas e o Manager SaaS ficaram perfeitamente estáveis em todos os períodos de pico.

Mas afinal, o que mudou em 2019? Como nós atingimos isso?

Observando apenas os períodos de pico do natal, entre 2016 e 2019, tivemos um aumento de 537% nas emissões de documentos fiscais eletrônicos.

Apenas na NFC-e, a quantidade de notas emitidas no período de vendas de natal de 2019 foi 4x maior do que em 2016.

Ou seja, o fluxo de emissões aumentou, e muito, nos últimos anos. Como foi que o desempenho e a estabilidade das APIs da TecnoSpeed melhoraram?

Bem… nós fizemos uma reforma gigante por aqui.

É com um orgulho imenso que a TecnoSpeed apresenta o seu novo motor de emissão de documentos fiscais eletrônicos: o Olimpo.

O que é o Olimpo?

O Olimpo é o novo emissor de documentos fiscais eletrônicos da TecnoSpeed, desenvolvido em Node .js, sendo o principal responsável pelo enorme desempenho das nossas principais soluções: o Manager SaaS e o PlugNotas.

Embarcado em nossas APIs, o Olimpo é “invisível” até para os nossos clientes. No entanto, é ele que executa, efetivamente, todo o ciclo de emissão da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) para os softwares que consomem nossos produtos.

Iniciado em dezembro de 2018, o projeto Olimpo veio com a proposta de substituir gradativamente nossa engine antiga, presente em nossos produtos, por um módulo muito mais eficiente, criado na nuvem, para a nuvem.

Para atingir esse objetivo, nós combinamos todo o conhecimento e experiência adquiridos pela TecnoSpeed ao longo destes 11 anos trabalhando com documentos fiscais eletrônicos (desde o surgimento da NF-e em 2008), com uma arquitetura moderna de microsserviços e containers.

Em junho de 2019, o Olimpo foi colocado em produção para emissão de NFC-e e, em novembro, para a NF-e

Nossos clientes já perceberam a mudança drástica no desempenho, mas esperamos até a grande prova de fogo para apresentar o Olimpo publicamente: a Black Friday e o Natal.

Desempenho: Engine antiga vs Olimpo

Para te mostrar o ganho de desempenho que o Olimpo representa, capturamos informações referentes ao dia 21 de dezembro, o sábado antes do Natal, que teve o maior volume de emissões em 2019.

Os gráfico abaixo comparam o tempo de execução de um ciclo completo de emissão de nota fiscal, desde a geração do XML até a consulta do retorno na SEFAZ, da Engine Antiga (amarelo) e do Olimpo (verde)

NF-e

Olimpo NFe

 

Mínimo

Máximo

Média

Engine antiga

3.21 s

23.31 s

18.50 s

Olimpo

1.11 s

4.20 s

2.01 s

 

NFC-e

Olimpo NFCe

 

Mínimo

Máximo

Média

Engine antiga

1.06 s

34.68 s

11.81 s

Olimpo

171 ms

596 ms

313 ms

Mais desempenho, menos esforço

Estamos muito orgulhosos de trazer esse recurso poderoso e revolucionário para todos os desenvolvedores brasileiros, e estamos cientes de que o Olimpo marca uma nova era na emissão de documentos fiscais.

Se você ainda não utiliza soluções TecnoSpeed para emitir documentos fiscais eletrônicos no seu software, está na hora de se juntar às mais de 1.500 software houses que já se livraram da dor de cabeça dos documentos fiscais eletrônicos.

 

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.