Procurando ideias de novos empreendimentos? Fizemos uma seleção com 8 negócios em alta que são lucrativos e super procurados.
Se você chegou aqui, provavelmente está em busca de ideias de negócios em alta para começar a investir em uma nova empresa ou até mesmo como profissional autônomo.
Estamos vivendo um tempo de mudanças, e é claro que as novas tendências de negócio também acompanham essas mudanças. Mas como exatamente elas estão acontecendo? Continue a leitura para entender!
Por que saber quais são os negócios em alta?
O cenário econômico anda incerto no Brasil e no mundo. Nos últimos meses, um número assustador de empresas decretaram falência porque não tinham mais como operar na nova realidade da pandemia.
Hoje, mais do que nunca, é importante analisar quais negócios estão em alta e também pontuar as chances de que eles sobrevivam em meio a cenários desafiadores.
Listamos alguns exemplos de negócios que são sustentáveis mesmo nessas situações para que você consiga tirar insights poderosos dessas ideias.
Como atuar nessas áreas?
Muitos dos negócios que estão em alta não exigem habilidades super específicas e formação acadêmica. Se você estiver realmente a fim de aprender e se dedicar a estudar – mesmo que informalmente, é possível aprender conteúdos valiosíssimos usando a internet.
Negócios em alta
Fizemos uma lista com os principais negócios em alta que podem te ajudar a pensar no seu próximo empreendimento. Vem ver!
Clubes de assinatura
Você já ouviu falar em economia da recorrência? Essa é uma tendência que tem tudo para se tornar um paradigma. Em alguns países, como nos Estados Unidos, os clubes de assinatura são muito fortes e movimentam dezenas de bilhões de dólares por ano.
O negócio demonstra um cuidado com os assinantes, que recebem produtos exclusivos e outras vantagens, como presentes personalizados e descontos imperdíveis.
Outra vantagem dos clubes de assinatura é a sensação de pertencimento a comunidades que os assinantes têm, já que as marcas de clubes de assinaturas desenvolvem diversas estratégias para fomentar isso, como o envio de newsletters e grupos de discussão.
Desenvolvimento de apps
Não há mais como negar: hoje em dia nossa vida está no celular. Por meio dele conversamos com as pessoas, pagamos contas, pedimos comida e até nos lembramos de regar as plantas. Os aplicativos facilitam as tarefas do dia a dia e deixam tudo mais rápido. Você consegue se imaginar ligando em um restaurante para pedir uma pizza?
Nesse contexto também entram os aplicativos para entretenimento, com destaque para os apps de jogos. Esse ramo é o mais rentável da indústria do entretenimento, ganhando até mesmo do cinema e da música.
Esse é um mercado em constante crescimento, já que ideias brilhantes surgem a todo momento, mas nem todo mundo sabe desenvolver um app. A sua software house está pronta para absorver essa demanda em constante crescimento?
Venda de alimentos específicos
Foi-se o tempo em que não precisávamos nos preocupar com o que as pessoas comiam. Hoje em dia, com o avanço das discussões sobre vegetarianismo, veganismo e outras particularidades alimentares, a demanda por alimentos que atendem esse público vem crescendo.
É uma ótima oportunidade investir em alimentos vegetarianos, veganos, que se adaptam a dietas de pessoas diabéticas, com intolerância à lactose… Um leque enorme de possibilidades! Isso sem falar nas alternativas fitness que já fazem o maior sucesso.
Esses nichos são carentes de opções, e as que existem se tornam muito lucrativas, justamente por conta dessa escassez. Que tal explorar esse mercado?
Delivery
Com a pandemia, muitos restaurantes, bares e lanchonetes não puderam abrir as portas para o consumo no local, o que acabou trazendo alguns problemas a esses negócios. Quem não estava preparado para entregar seus produtos por delivery sofreu ainda mais, já que essa foi uma das únicas formas de comercialização que restou.
Os aplicativos de delivery se tornaram os melhores amigos dos donos de restaurante, que viram nessas iniciativas uma luz no fim do túnel para continuarem vendendo e ganhando dinheiro.
Mais do que isso, uma quantidade elevada de novos negócios que só atendem via delivery começaram a surgir. O custo da operação é mais baixo, já que esse modelo não precisa de um salão com mesas e cadeiras e nem de muitos funcionários.
Infoprodutos e produtos digitais
Outra oportunidade que chegou junto à pandemia foram os infoprodutos e produtos digitais. Aprender novas habilidades em casa, sem precisar se aglomerar com outras pessoas, é possível através de cursos online, e-books e consultorias.
De acordo com uma pesquisa publicada pela ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), o vídeo é uma ferramenta cada vez mais importante. Por isso, ensinar o que você sabe pode ser um caminho muito lucrativo, seja cozinhar, costurar, falar um idiota etc.
Você pode comercializar seu infoproduto em plataformas totalmente dedicadas a esse tipo de vendas ou até mesmo criar a sua própria plataforma.
Produtos com preocupação ecológica
O meio-ambiente não pode mais esperar, e nós devemos fazer a nossa parte. O mercado de produtos ecológicos está super aquecido, graças à crescente conscientização das pessoas com as questões que envolvem o lixo, o uso de recursos naturais e toda a cadeia produtiva.
Hoje, isso vai além de apenas usar canudos de alumínio para salvar as tartarugas. É preciso reavaliar toda a sua jornada de consumo para ver onde você pode empregar alternativas mais ecológicas. E isso não significa parar de consumir determinados produtos, significa consumir iniciativas sustentáveis.
Esse mindset está evoluindo e o mercado precisa acompanhar toda essa mudança. E por que não fazer parte deste novo cenário?
Consultoria de marketing digital
Qualquer negócio que deseja deslanchar precisa ter uma forte presença digital, mas sabemos que contratar uma pessoa ou uma empresa para cuidar disso pode ser caro para a realidade de muitos negócios, principalmente em momentos de crise.
Muitos empreendedores preferem aprender as principais estratégias para aplicarem sozinhos em suas empresas, e é aí que entra a oportunidade de dar consultorias de marketing digital – se você for um profissional dessa área, claro.
Você também pode se especializar em outras áreas para dar consultorias a pequenos negócios, como a criação de conteúdo, branding ou vendas online.
Serviços de TI
Os serviços de TI foram um dos que mais cresceram nos últimos anos, mesmo com uma queda geral no setor de serviços. Como a tecnologia da informação ajuda diversas áreas, ela seguiu o caminho oposto da grande área dos serviços e acabou se destacando.
Se você já investe ou deseja investir nesse ramo, dê uma atenção especial aos serviços de cloud computing, segurança na rede e ERPs. Essas alternativas já são bastante procuradas e tendem a crescer ainda mais.
Entenda mais sobre os 8 negócios lucrativos em alta, no vídeo abaixo:
Conclusão
Você percebeu algo semelhante em todos esses negócios? A demanda por soluções mobile aparece em todos eles, já que o celular faz parte da rotina de praticamente todas as pessoas.
Pequenos, médios e grandes empreendedores resolvem suas vidas pelo celular e se o software de gestão estiver disponível em versão mobile, essas pessoas ganharão muito mais tempo para se dedicarem a outras atividades.
A sua Software House já atende essa demanda? Se você ainda não deu a devida atenção à tendência do mobile, está na hora de começar a olhar para isso com mais interesse. Nós podemos te ajudar com o PlugDash, uma solução que torna o seu software acessível em tablets e smartphones.
E aí, já decidiu em qual negócio vai investir daqui para frente? Existem muitas oportunidades, basta escolher qual se enquadra melhor no seu perfil! E por falar em investimento, vem dar uma olhada nas nossas dicas sobre os principais tipos de investimento.