Como emitir NF-e com C#?

Em um país onde cada Estado tem suas próprias regras fiscais, desenvolver um sistema que emita NFe com C# acaba se tornando um grande desafio. Veja como resolver este problema neste post.


Uma Nota Fiscal eletrônica (NFe) é um modelo de arquivo baseado no formato eletrônico XML e que foi estabelecido para substituir os modelos em papel. 

Ela é preenchida com os dados de uma movimentação de mercadoria ou serviço, assinada digitalmente e enviada para a SEFAZ do Estado no qual o contribuinte reside.

Você precisa desenvolver um módulo de emissão de NFe com C# e não sabe por onde começar? Veja neste post algumas etapas, desafios e como uma tecnologia inovadora pode ajudar.

A complexidade de emitir NFe com C#

A linguagem C#, também conhecida como C Sharp, é um tipo de programação de propósitos gerais orientado a objetos. Desenvolvida pela Microsoft, faz parte do framework .NET – o que facilita a ‘comunicação’ entre várias linguagens.

Isso acontece por conta de bibliotecas que possibilitam que aplicações .NET funcionem em um ambiente chamado CLR (Common Language Runtime), ao invés de ‘rodar’ diretamente no hardware, como em C, C++ ou Assembly, por exemplo.

Você pode até ter como vantagem, ao desenvolver um sistema próprio, que seu cliente tenha ‘em mãos’ todo o processo fiscal da empresa. Isso sem dizer da personalização da solução a partir de necessidades específicas.

Um dos primeiros passos é ter acesso os schemas disponibilizados no site da Receita Federal. Para facilitar, você pode transformá-los em classe mas, ao tentar pelo xsd.exe muitas linhas de código podem vir com erros ambíguos. Ao tentar pelo ‘paste special’ outra falha pode acontecer, como a descrita abaixo:

“Paste XML As Classes

The content in the clipboard is an XML schema. Please save it to an XSD file and add the file to the project to use it as type definition language.”

O que fazer então? A solução é vasculhar os mais diversos fóruns procurando outros profissionais que enfrentaram o mesmo problema, pedir ajuda e esperar por respostas. 

Outro ponto é como emitir o XML da NFe com C# ao webservice da Sefaz. Não use chamadas usando o add reference! É um grande trabalho que não dará em nada, já que as Sefaz não estão padronizadas – cada Estado é diferente e é preciso utilizar caminhos alternativos.  

E, não importa a maneira como o software é desenvolvido, você só vai saber se ele é realmente efetivo ao testar um XML em um validador, como o disponibilizado pela TecnoSpeed. Gratuito, com ele é possível, além  de auditar o conteúdo do arquivo XML, TX2 ou REC a ser validado, ter acesso a uma base de conhecimento para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos. 

Deu para perceber que emitir NFe com C# envolve uma série de tecnologias complexas. E, para complicar, tarefas que inicialmente são consideradas detalhes acabam por tomar grande quantidade de tempo.

O maior problema de programas que emitem notas fiscais são as diversas obrigações e alterações que são feitas na parte tributária do sistema. Será necessário  atualizá-lo constantemente, prestando atenção em todas as alterações de legislação e tributação, o que é bem difícil!

Veja, por exemplo, que a ST (Substituição Tributária) e DIFAL (Diferencial de Alíquota) são bastante trabalhosos. Cada Estado tem alíquotas e base de cálculos diferentes – o que complica ainda mais.

Existem empresas que gostam de encarar desafios e desenvolver suas próprias soluções customizadas. Isso pode valer a pena em alguns casos. Mas, muitas vezes, pode se revelar um projeto que consome recursos demais, sem os resultados operacionais nem os ganhos de produtividade esperados.

Você já pensou que pode valer muito mais a pena utilizar uma solução pronta de uma empresa terceira?

Conte com a ajuda da TecnoSpeed 

A TecnoSpeed é uma empresa que desde 2006 se dedica a desenvolver soluções para software houses. Conhecida como ‘A Casa do Desenvolvedor’, temos como premissa reduzir o esforço na construção de sistemas. 

Nossas soluções são criadas para que sua software house seja capaz de se focar no que mais importa: gerar novos produtos e negócios. Você poupa tempo para começar a operar uma solução, economizando recursos humanos e materiais.

O componente NFe TecnoSpeed é uma API pronta que simplifica a integração com C#. Economize até 70% de tempo de implementação do módulo NFe sem a preocupação com atualizações toda vez que uma nova regra for modificada.

Na prática, a NFe para C# da TecnoSpeed é uma solução pronta para ser integrada ao seu software, que realiza todas as etapas de emissão da Nota Fiscal Eletrônica, desde a geração do XML até a impressão do DANFe.

E sua utilização é bem mais simples do que você imagina. Basta fazer o download na área de cliente e seguir os passos deste tutorial

Viu como podemos ajudar a simplificar a emissão e NFe com C#? Conheça, agora mesmo, a API da TecnoSpeed!

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados