Mix de produtos: o diferencial que sua Software House precisa

Já ouviu falar em mix de produtos para Software House? Esta é uma ótima forma de destacá-lo frente a concorrência.


Se você é dono de um negócio, certamente sabe da importância de encontrar um diferencial para se sobressair à concorrência. E as software houses não ficam atrás. 

Atualmente existem inúmeros sistemas no mercado que oferecem praticamente os mesmos serviços, mas por que será que alguns vendem mais que outros? A resposta é fácil: eles encontraram o seu diferencial.  

E este atrativo pode vir de muitos lados, desde um bom atendimento, um marketing de qualidade ou a opção de oferecer mais de um produto na carteira da empresa.

Neste post, nós abordarem exatamente isso: os benefícios que um mix de produtos podem levar à sua corporação. Aproveite!

O que são mix de produtos?

Mix de produtos é a variedade de produtos ou serviços que uma empresa disponibiliza para seus clientes. Há tempos esta variação de oferta deixou de ser apenas uma estratégia para se tornar uma necessidade. 

Mas nem sempre esta diversificação de produtos e serviços é fácil de ser atingida. É preciso estudar muito bem as necessidades do seu público-alvo, além disso, entender os vários outros fatores como: ramo de atividade, porte da empresa e capital de giro. Em outras palavras, é preciso planejamento para evitar ao máximo a chamada “tentativa e erro”.

Parece trabalhoso? Com certeza. Mas as vantagens que virão em seguida valerão muito a pena. Confira, então, dicas práticas de como planejar seu mix de produtos:

  • Dinheiro é muito importante

Você não quer iniciar a abertura da sua empresa a vários nichos de mercado cheio de dívidas, não é mesmo? Avalie sua situação financeira primeiramente. Se a estratégia de mix de produtos for possível, passe a avaliar as tendências atuais de consumo e as necessidades de seus clientes para começar a investir o dinheiro onde o retorno financeiro for garantido.

  • Avalie as possibilidades do seu mix de produtos 

Você já tem o dinheiro necessário e já conhece bem as necessidades dos seus clientes, chegou a hora de decidir o que você oferecerá. Neste momento, uma boa opção é se questionar sobre valores e opções, como “Este valor que eu estou pensando condiz com o que a concorrência oferece?”, “Possibilitar personalizações e customizações é um bom diferencial?”. Esta é a melhor forma de já começar com tudo!

  • Faça uma avaliação periódica

Acompanhar os resultados é uma tarefa que nunca deve ser deixada de lado, principalmente quando a empresa está passando por tantas mudanças como o aumento do portfólio de produtos. Neste caso, avaliar os feedbacks dos clientes e monitorar os índices de desempenho são ótimas formas de saber o que deve ser mantido e o que merece uma atenção especial.

  • Saiba como compensar as perdas

Algumas vezes, nem o maior dos planejamentos poderá visualizar o que virá no futuro. E nem sempre todo o sucesso que se projeta virá na velocidade sonhada. Porém, manter a calma e ter em mente que números frustrantes são normais e podem ser revertidos é essencial para não desanimar. 

Como medida de retomada dos negócios, vale analisar quais produtos e serviços são mais e menos lucrativos e investir em um marketing mais agressivo para alavancar as vendas. Além disso, criar uma promoção no produto que tem a venda mais baixa pode mudar todo este panorama.

Vantagens do mix de produtos no comércio de software

Sempre que um cliente procura um produto ou serviço e não o encontra, parte para outra loja sem pensar duas vezes, não é mesmo? E isso acontece também no comércio de software. Se um cliente procura uma solução mobile e o formato de seu sistema é restrito ao uso em computadores, certamente ele partirá para a concorrência.

Oferecer um mix de produtos aumenta a sua expansão de mercado e te dá maior chance de conquistar clientes variados. Sua marca alcança novos setores e segmentos de mercado, e a maior variação de produtos ofertados consegue cobrir as necessidades existentes.

Além disso, quando você oferece diversos tipos de produtos e serviços, minimiza a possibilidade de manter toda a sua gestão financeira sob o lucro de apenas um. Ou seja, caso haja prejuízo ou diminuição de venda em determinada solução, as outras poderão suprir este valor.

Por onde começar então? Apostar em mobilidade corporativa é uma grande tendência atual. Profissionais de todos os portes precisam da flexibilidade que só o acesso remoto proporciona. 

E nesse caso, poder contar com uma parceria que integre o software da empresa com soluções de mobilidade de forma rápida e fácil é um grande diferencial, certo? Que tal conhecer a solução PlugMobile e proporcionar a flexibilidade que seus clientes precisam? Estamos te esperando!  

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Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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