NFS-e Porto Alegre: Adoção ao padrão nacional e cronograma de implementação

Tempo de Leitura: 5 minutos

NFS-e Porto Alegre estende obrigatoriedade ao Padrão Nacional. Veja o cronograma de implementação. [Atualizado em setembro/2025] 


Depois de muita espera, o Padrão Nacional para a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) finalmente saiu do papel, foi implementado e encontra-se em pleno funcionamento. Regulamentado pela Resolução CGNFS-e nº 03/2023, publicada no Diário Oficial da União – DOU, o novo padrão de emissão da NFS-e visa uniformizar e simplificar a emissão de documentos fiscais eletrônicos em todo o Brasil, oferecendo mais eficiência e integração entre os municípios.

Como você, desenvolvedor, provavelmente já sabe, a obrigatoriedade na emissão da NFS-e Porto Alegre Padrão Nacional foi aplicada inicialmente aos MEIs, com início em 1º de setembro de 2023. Já os demais prestadores de serviços dependem do convênio do município com o projeto e recentemente após comunicado pelo portal da prefeitura a Nota Fiscal padrão nacional passa ser obrigatória para todas as empresas de Porto Alegre em outubro de 2025.

Porto Alegre – RS foi a primeira cidade a adotar o Padrão Nacional para as emissões de NFS-e por prestadores de serviços de todos os portes, e esse cronograma que detalharemos neste artigo.

NFSe Porto Alegre

Como foi a adesão ao Padrão Nacional pelo Município

Em 23 de agosto de 2022, Porto Alegre formalizou sua adesão ao Padrão Nacional da NFS-e, mas foi somente em março de 2023 que as empresas começaram os testes e as adequações necessárias para atender ao novo sistema. Mesmo com a prorrogação do prazo de implementação de março para setembro de 2023, a Secretaria Municipal de Fazenda orientou que as empresas seguissem com os testes e ajustes.

A regulamentação local foi estabelecida pela Instrução Normativa nº 006/2023, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre. Esta normativa detalha as regras de acesso ao ambiente eletrônico, os módulos necessários para emissão, e as orientações sobre cancelamento e substituição das notas fiscais, que devem ser realizadas dentro de um prazo de 180 dias, caso o serviço não tenha sido prestado.

Com a implementação do Padrão Nacional, Porto Alegre passou a contar com cerca de 50 mil MEIs e aproximadamente 58 mil empresas de diferentes segmentos que passaram a utilizar o sistema para emissão da NFS-e. A obrigatoriedade, no entanto, se aplicava somente aos prestadores de serviços não sujeitos à incidência de ICMS. Porém com as novas publicações por parte da Prefeitura de Porto Alegre a obrigatoriedade se estendeu. 

Atualizações: Extensão da obrigatoriedade da NFS-e Porto Alegre

Em 2025, novas mudanças aconteceram. A partir de outubro de 2025, todas as empresas prestadoras de serviços de Porto Alegre terão a obrigatoriedade de emitir a NFS-e no Padrão Nacional. A partir dessa data, a emissão de documentos fiscais pelo sistema Nota Legal será encerrada. A medida faz parte da migração para o sistema de emissor nacional, que se tornará obrigatório em todos os municípios brasileiros em função das mudanças previstas pela Reforma Tributária.

O processo de implementação em Porto Alegre começou em 2022, com a assinatura do termo de adesão ao sistema nacional. Desde então, a transição foi feita de forma gradual:

    • Maio de 2023: a emissão pela NFS-e Nacional tornou-se opcional para todos os emissores;
    • Setembro de 2023: tornou-se obrigatória para microempreendedores individuais (MEIs);
    • Outubro de 2023: a obrigatoriedade se estendeu para sociedades de profissionais, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) do Simples Nacional;
    • Outubro de 2025: a obrigatoriedade se estende a todas as empresas prestadoras de serviços na cidade.

A NFS-e Porto Alegre em 2025, com a aplicação dessa obrigatoriedade para todos os prestadores de serviços, todos os contribuintes que utilizam o sistema de webservice do Nota Legal precisarão ajustar seus sistemas para se alinhar às APIs do emissor nacional, conforme o layout disponibilizado no Portal da NFS-e Nacional.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) está trabalhando para melhorar a usabilidade do sistema, com uma nova versão do emissor nacional programada para ser lançada em setembro de 2025. Esta atualização corrigirá falhas e trará melhorias no uso diário.

Cronograma NFS-e Porto Alegre

A obrigatoriedade para todas as empresas prestadoras de serviços de Porto Alegre entra em vigor em outubro de 2025. As empresas que emitem NFS-e por meio do sistema Nota Legal precisam adequar seus sistemas ao novo padrão nacional, especialmente aqueles que utilizam o webservice. Este processo de transição requer ajustes nas interfaces de programação de aplicativos (APIs) conforme as novas diretrizes do Portal da NFS-e Nacional.

Vale ressaltar que a obrigatoriedade se aplica aos prestadores de serviços que não estão sujeitos à incidência de ICMS, e há algumas exceções:

  • O MEI está dispensado da emissão de NFS-e quando prestar serviços para consumidores finais, exceto quando o tomador solicitar a nota fiscal.
  • O prestador de serviços que estiver obrigado a emitir a NFS-e Padrão Nacional, ou optar por utilizá-la, deverá emitir a mesma NFS-e para todos os serviços prestados, independente da natureza do serviço.

Para quem utiliza os produtos TecnoSpeed

Desenvolvedor, se você utiliza os nossos produtos e tem clientes que emitem NFS-e em Porto Alegre, temos uma ótima notícia para você! Disponibilizamos o Componente NFSe Nacional no Portal do Cliente Tecnospeed, porém está disponível somente para os clientes que possuem o Componente NFSe V2. Já no GitHub da Tecnospeed, está disponível para os demais clientes, e permite baixar uma versão Trial do Componente NFS-e Nacional. 

Para quem utiliza o PlugNotas, informamos que houve adequação da rota de envio de NFS-e com os novos campos da NFS-e Nacional, e foi disponibilizado um campo no cadastro da empresa onde é possível marcar a ativação da NFS-e Nacional. Desta forma, os próximos envios serão realizados para os endpoints da NFS-e Nacional (em homologação ou produção). A ativação deste campo será possível apenas para as empresas com Regime tributário MEI, ou para empresa com outros regimes, somente em municípios conveniados e com emissão ativas para a NFS-e Nacional de acordo com a listagem presente no Portal da NFS-e Nacional. Detalhes técnicos sobre os novos campos podem ser consultados nesta documentação.

O que é a NFS-e Padrão Nacional

Regulamentada através da Resolução CGNFS-e nº 3/2023, a Nota Fiscal de Serviço eletrônica de padrão nacional – NFS-e é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela Receita Federal do Brasil ou pela prefeitura municipal, para documentar as operações de prestação de serviços. Anunciado em 2016, o projeto é um esforço conjunto entre a Receita Federal do Brasil, a Abrasf (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) e a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) visa regulamentar um padrão para emissão de NFS-e a nível nacional, como também ter um ambiente de dados que assegure a integridade e disponibilize informações para os empresários, simplificando as integrações com as prefeituras para algo semelhante aos modelos dos Documentos Fiscais eletrônicos que temos hoje. 

O novo padrão nacional possibilita a emissão da NFS-e através de APIs, pelo Portal WEB e até mesmo via aplicativo, de forma simplificada e ágil pelo prestador de serviço. Outro recurso disponibilizado pelo projeto é o Ambiente de Dados Nacional NFS-e – ADN NFS-e um repositório nacional de notas, o ADN fornece a API DF-e para recepcionar os documentos fiscais eletrônicos compartilhados pelos municípios conveniados ao padrão nacional, possibilitando a distribuição destes DF-e para aqueles municípios que ocupem algum papel de interesse pelo DF-e (prestador, tomador ou intermediador). 

Padrão Nacional da NFS-e e Ambiente de Dados: O que muda?

E não só isso, o padrão nacional contará com eventos de cancelamento, substituição, e manifestações da NFS-e. Não é obrigatório as prefeituras aderirem 100% do projeto; fica a cargo de cada município conveniar-se aos produtos que lhe interessarem implementar. A única obrigatoriedade dos municípios ao aderirem ao projeto é utilizarem o ADN, e caso possuam infraestrutura tecnológica, precisará somente realizar a comunicação entre o ambiente local e nacional. Outro ponto que está bem claro no manual, é a questão da parametrização, o Padrão Nacional foi desenvolvido para atender a legislação de cada município, onde tudo será parametrizável conforme regras municipais através do Painel Administrativo Municipal.

NFS-e TecnoSpeed

A NFS-e é uma solução completa que pode ser facilmente incorporada ao seu software. Ela executa todo o processo de emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica, abrangendo desde a criação do arquivo XML até a impressão do Recibo Provisório de Serviços (RPS).

Uma vez que a integração é realizada, você não precisa mais se preocupar com as questões relacionadas à NFS-e. Nossa plataforma assume integralmente essas responsabilidades e se mantém sempre atualizada conforme as normas legais vigentes, a solução NFS-e TecnoSpeed te ajuda com a emissão da NFS-e Porto Alegre!

Dessa forma, você ganha a liberdade para concentrar-se nas demandas mais  importantes do seu software.

Saiba mais

 

Daniele Zangeroli
Daniele Zangeroli
Analista Tributária do Grupo TecnoSpeed, Contadora e especialista em temas fiscais no contexto da tecnologia. É apresentadora do videocast Fisco4Dev, onde traz atualizações fiscais para desenvolvedores e software houses.

2 Comments

  1. Eduardo Candanedo disse:

    Estou tentando emitir nota antes da obrigatoriedade para Sociedade de Profissionais em Porto Alegre e está processando há mais de uma hora. Já tem ticket aberto, mas não tenho retorno.
    Meu cliente (Sociedade de Advogados) emite muitas notas no primeiro dia do mês por causa do prazo de pagamento dos clientes dele.

    • Daniele Zangeroli disse:

      Oi Eduardo, espero que esteja bem!
      A Sociedade de Profissionais entram na obrigatoriedade da NFS-e Nacional em Porto Alegre somente no dia 01/10 (domingo).
      Já encontrei seu ticket aqui 😉