Como consultar e baixar Notas Fiscais de Serviços tomados

Confira as vantagens, dificuldades e possibilidades de automatizar a consulta e download de Notas Fiscais de Serviços tomados.


Notas Fiscais de Serviços tomados são aquelas Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e) emitidas contra o seu CNPJ. Estes documentos identificam as operações na qual você é o tomador (contratante) de um terceiro, um prestador de serviços.

Elas são necessárias em diversas situações para as empresas. Em muitos casos, a própria empresa ou o contador consultam as NFS-es de serviços tomados no portal da prefeitura, uma a uma.

Se você é um desenvolvedor de softwares de gestão, pode automatizar o processo de consulta e download de Notas Fiscais de Serviços para o seu cliente. Além de facilitar a vida dele, seu software se torna ainda mais atrativo no mercado.

Neste artigo, vamos analisar as vantagens e as dificuldades em implementar este recurso, e apresentar uma alternativa muito mais fácil e rápida.

Por que automatizar?

Por inúmeras razões, automatizar o processo de consulta e download de Notas Fiscais de Serviços tomados é importantíssimo para a operação de qualquer empresa.

Como exemplo, podemos citar a necessidade da importação de “NFS-e de entrada” para os seguintes processos:

  • Escriturações contábeis e fiscais, como a EFD-Reinf;
  • Relatórios de serviços contratados;
  • Gestão do fluxo de caixa.

No entanto, pela própria natureza da NFS-e, esta não é uma tarefa fácil.

Principal obstáculo: descentralização da NFS-e

Se você já está familiarizado com a área de prestação serviços, sabe que existem centenas de padrões de NFS-e em todo país. Esses padrões são criados pelas empresas de software que cuidam da NFS-e dos municípios, contratadas através de licitações.

Essa é uma questão essencialmente tributária: o ISS (Imposto Sobre Serviço) é um tributo de ordem municipal. Assim, cada prefeitura é responsável por fornecer o sistema de arrecadação aos seus contribuintes. 

Neste contexto, cada município pode definir seu próprio layout de XML, formato de emissão, layout de impressão, etc. As perspectivas do Projeto NFS-e Nacional não são muito otimistas, já que dependeria da aceitação de todas as mais de 5.000 prefeituras para atingir o Brasil todo.

Quando falamos de consultar e baixar Notas Fiscais de Serviços tomados, a descentralização da NFS-e também é um problema. Afinal, assim como o XML de emissão, o XML autorizado de uma NFS-e também varia de acordo o padrão utilizado pela prefeitura.

Mais do que isso: a própria forma de consultar os XMLs de NFS-e emitidos contra o seu CNPJ varia de cidade em cidade. E agora?

Programando em meio ao caos

Neste cenário caótico da NFS-e, criar um recurso para consultar e baixar Notas Fiscais de Serviços tomados é um desafio e tanto. Não nos restam muitas alternativas além de fazer uma integração totalmente nova com cada município que você possui clientes.

No entanto, poucos municípios disponibilizam web service para consultar e baixar Notas Fiscais de Serviços tomados. São Paulo é uma das prefeituras que possui esta funcionalidade disponível para integração.

Por isso, antes de digitar qualquer linha de código, você precisará estudar a documentação da NFS-e do município desejado. Essa documentação é escrita pela empresa que provê o sistema autorizador, e geralmente está disponível no portal da prefeitura.

Na documentação, você descobrirá se existe ou não um web service de consulta naquela cidade. Se a resposta for positiva, será necessário implementar as rotinas em seu software, desde a comunicação com web service, fornecimento dos dados, autenticação, download, etc.

E para cada novo município que você quiser disponibilizar essa ferramenta, será necessário fazer tudo de novo. Isto é, quando houver um web service de consulta.

A TecnoSpeed resolveu esse problema!

Seus clientes (e potenciais clientes!) gostariam de consultar e baixar Notas Fiscais de Serviços tomados automaticamente e de forma padronizada, independente do município?

Fizemos essa pergunta à centenas de software houses, e a resposta foi sim. E é claro que a gente desenvolveu este recurso para você.

Agora, a NFSe TecnoSpeed conta com o recurso de Consulta e Download de NFSe Tomada!

Não foi nada fácil implementar por aqui, mas para você, disponibilizar este recurso no seu ERP vai ser muito simples.

Como funciona?

Para utilizar o recurso de consulta e download de Notas Fiscais de Serviço Tomadas, basta chamar o método ConsultarNotasTomadas informar os parâmetros da sua consulta:

  • CNPJ do Prestador
  • Inscrição Municipal do Prestador
  • Período de emissão das notas.
    • Data inicial
    • Data final

E… é isso! O Método irá devolver os XMLs de todas as notas encontradas no web service da prefeitura a partir deste filtro.

Além disso, a NFSe TecnoSpeed ainda facilita a leitura deste XML para o seu software, com um Dataset tipado. Assim, você não se preocupa com os diversos padrões municipais nem na hora de consultar NFSe.

Mais de 600 municípios compatíveis

Logo de cara, o nosso recurso de consulta e download de Notas Fiscais de Serviço Tomadas já está compatível com 635 prefeituras em todo o Brasil. 

Estas prefeituras estão distribuídas entre os 10 principais fornecedores de sistemas para prefeituras que permitem consulta de NFSe.

Conheça a Consulta de NFSes Tomadas na prática!

Confira este recurso na prática! Clique no botão abaixo e acesse a gravação do nosso Webinar Gratuito: Implementando Consulta e Download de Notas Fiscais de Serviços Tomados no seu software!

Clique no botão abaixo para assistir o Webinar gratuito!

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados