Você já viu o erro out of memory? Sabe como Resolver? A Tecnospeed, melhor fornecedora de APIs para software houses vai te explicar tudo sobre.
O Out Of Memory é um erro comumente relacionado ao Windows que é um grande desafio para desenvolvedores de software, principalmente os que atuam em aplicações que processam alta carga de requisições. Normalmente, este erro ocorre quando a aplicação consome mais memória que o limite máximo permitido pelo sistema operacional para o processo.
Como e por que este erro ocorre?
Nas aplicações 32 bits o limite máximo de consumo de memória permitido para um processo é de aproximadamente 2GB. Caso a aplicação se aproxime deste valor o Windows levanta uma exceção de Out Of Memory, obrigando que o software seja reiniciado para não comprometer o funcionamento do sistema.
Outro fator que pode causar este erro é o uso da memória aplicação de maneira incorreta. Neste caso o software constantemente instancia e destrói vários objetos, causando problemas de fragmentação da memória. Após isso o Windows também não consegue liberar a memória de maneira correta, causando o estouro de memória.
Um outro caso onde este erro ocorre é quando a memória da máquina é insuficiente para a execução de todos os processos. Inicialmente a aplicação começa a reportar erros de “Insufficient Memory For This Operation”, seguidos por erros de “Out Of Memory”.
Em resumo, alguns cenários que podem causar este problema são:
- Instanciar objetos e não liberá-los da memória.
- Instanciar e destruir objetos a todo momento.
- Pouca memória disponível na máquina
Como evitar este problema?
- Sempre que instanciar um objeto tenha certeza que o mesmo será finalizado.
- Nunca crie várias vezes o mesmo objeto que será utilizado, se possível utilize padrões de projeto como Singleton ou Pools de Objetos.
- Evite a fragmentação da memória.
- Crie aplicações cuja arquitetura seja escalável, pois toda aplicação possui um limite máximo.
- Utilize componentes que possuam uma boa gestão de memória.
Como e por que este erro ocorre?
Se você é leigo no assunto, está enfrentando sobrecarga do sistema e não sabe o que é “instanciar”. Calma, logo abaixo vamos te apresentar um “truque” para resolver o seu problema de imediato.
A sobrecarga aconteceu, e agora?
Quando o seu computador trava de forma constante, significa que a sua máquina não consegue processar a quantidade de informações que você demanda dela.
Nesses casos, é possível identificar quais são os programas que mais consomem a sua máquina. Fecha-lo ou até mesmo, desinstala-lo, é uma alternativa que pode melhorar momentaneamente o desempenho da sua máquina.
Abaixo, mostraremos como acessar o gerenciador de tarefas:
Primeiro aperte o atalho Ctrl-Alt-Del, essa janela irá aparecer:

O gerenciador de tarefas pode resolver, temporariamente a sobrecarga de memória do seu computador.
Agora ficou fácil, você consegue identificar quais são os programas que estão consumindo mais memória. Quanto mais no topo, maior é o consumo de memória.
Clique com o botão direito do mouse em cima do software que mais gera sobrecarga do sistema, clique em “Finalizar Tarefa”. Feito isso, o Windows vai tentar “matar” o programa que está consumindo memória.
Na maioria das vezes ele será finalizado, porém, em alguns momentos, pode vir a dar mais trabalho ou até mesmo, não fechar. Nesse caso, o melhor será desinstalar o programa ou então, juntar um dinheiro para trocar a máquina.
Esperamos ter ajudado de imediato. Para mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter:

