Prazo de cancelamento da NFC-e reduzido para 30 minutos

Recebeu a Rejeição 501 ao tentar cancelar uma NFC-e? O prazo de cancelamento da NFC-e mudou! Saiba mais.


Muitos desenvolvedores e emitentes de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, NFC-e, têm se deparado com a “Rejeição 501: Prazo de cancelamento superior ao previsto na Legislação” ao tentar cancelar uma NFC-e.

Mas afinal, por que isso está acontecendo, mesmo quando tento cancelar uma NFC-e em menos de 24 horas depois de sua autorização?

Vamos analisar o problema.

Mudança na legislação da NFC-e

Em julho de 2018, o Confaz publicou o Ajuste SINIEF 07/2018. Este documento modifica o texto da cláusula Décima Quinta do Ajuste SINIEF 19/2016, referente ao prazo de cancelamento da NFC-e.

A redação original da cláusula Décima Quinta do Ajuste SINIEF 19/2016 era:

“O emitente poderá solicitar o cancelamento da NFC-e, desde que não tenha havido a saída da mercadoria, em prazo não superior a vinte e quatro horas, podendo ser reduzido a critério de cada unidade federada, contado do momento em que foi concedida a Autorização de Uso da NFC-e, de que trata o inciso I da cláusula oitava."

E a nova redação desta lei é::

“O emitente poderá solicitar o cancelamento da NFC-e, desde que não tenha havido a saída da mercadoria, em prazo não superior a 30 minutos, podendo ser reduzido a critério de cada unidade federada, contado do momento em que foi concedida a Autorização de Uso da NFC-e, de que trata o inciso I da cláusula oitava.”

É importante lembrar que os Ajustes SINIEF tem abrangência nacional, afetando todos os estados. Desde a redação anterior, cada estado já poderia encurtar o prazo de cancelamento da NFC-e, mas agora, o prazo máximo é 30 minutos após a autorização da nota.

Lembre-se também que o Ajuste SINIEF é puramente legislativo e, sozinho, não altera o comportamento dos web services da SEFAZ. Cerca de 5 meses depois da publicação do Ajuste SINIEF 07/2018, o Confaz publicou a Nota Técnica para cumprir a nova legislação.

Nota Técnica 2018.004

A adaptação técnica do projeto NFC-e à nova legislação ocorreu na Nota Técnica 2018.004, publicada em dezembro de 2018.

Na prática, o novo prazo causou uma mudança na já existente Regra de Validação 2P12-14 que aplica a Rejeição 501: Prazo de cancelamento superior ao previsto na Legislação.

O trecho alterado foi:

  • Se modelo=65 (NFC-e) e NF autorizada há mais de 24 horas.
  • Se modelo=65 (NFC-e) e NF autorizada há mais de 30 minutos.

 

Esta mesma NT criou também o evento de Cancelamento por Substituição da NFC-e. Para este tipo de cancelamento, o prazo continua sendo de 168 horas (7 dias).

A NT 2018.004 entrou em produção no dia 29 de abril de 2019. Vários estados já estão aplicando a Rejeição 501 neste novo formato, e os que ainda não estão, logo vão se atualizar também.

Portanto, modifique essa regra na rotina do seu software o mais rápido possível!

Entenda tudo sobre a NFC-e!

Para ajudar as software houses a implementar o módulo NFC-e, a TecnoSpeed publicou o ebook NFC-e para Desenvolvedores, totalmente gratuito, contendo todas as informações que você precisa para enfrentar este desafio.

O eBook está disponível e atualizado para a versão mais recente da NFC-e. Aproveite e baixe agora!

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados