Publicar aplicativo na app store: como fazer?

Descubra o passo a passo para publicar aplicativo na App Store  e qual é a solução capaz de tornar esse processo rápido e sem complicação.


Seu aplicativo foi criado e chegou a hora de disponibilizá-lo na Apple Store. Como desenvolvedor, você acredita que a etapa mais complicada ficou para trás e que após o desenvolvimento do app tudo vai ser mais fácil. Mas e se disséssemos que a publicação do aplicativo também é um processo desafiador?  

Saiba que 62% das rejeições mais comuns da Apple Store ocorrem pelo descumprimento das regras da loja. E, todo esse processo de upar o app na Store e aguardar a sua validação pode consumir tempo e energia caso o seu time não acerte de primeira.

Para ajudar nesse processo, preparamos esse post que mostra as etapas para publicar aplicativo na app store. E qual é a solução capaz de otimizar esse procedimento.

Preparado? Então vamos lá!

Como publicar aplicativo na app store?

Etapa 1

O primeiro passo para publicar aplicativo na app store é criar uma conta de desenvolvedor Apple. Você pode fazer um perfil acessando o painel de login da Apple

Após fazer o cadastro e pago a taxa de licença, faça o login e visualize a tela de configurações da sua conta. Nela, deve escolher a opção Certificates, IDs & Profiles

Baixe o projeto do seu aplicativo clicando em “Download do código fonte para IOS” e abra o arquivo com a extensão .xcworkspace em seu XCODE.

Assim que abrir o arquivo, copie o ID do seu aplicativo (Bundle Identifier) e vá para o portal da Apple para criar esse ID. Acesse a aba “Identifiers > APP Ids” e crie  um novo identificador com o nome do seu Bumble Identifier.

Feito isso, é hora de criar um certificado para subir o app. Clique em “Certificates > All” e no botão “+” do lado direito superior, e em seguida marcar a opção “App Store and Ad Hoc” na seção Production.

Depois disso, será preciso gerar um certificado em sua máquina Mac para poder vinculá-la a este certificado. No seu Mac, abra a aplicação “Acesso às Chaves > Assistente de Certificado > Solicitar um Certificado de uma Autoridade de Certificação”. 

Nessa aba, deve anexar o seu email de cadastro da Apple Developer, nome do seu App e marcar a opção Salvar no disco. No opção “escolher o CSR”, selecione o certificado salvo na máquina.

Pronto? Então agora é fazer o download do certificado iOS gerado.

Etapa 2

Após essa etapa, é hora de criar um profile para linkar ao seu projeto.

Nessa fase selecione o ID gerado anteriormente e também o certificado, para em seguida colocar o nome do seu App e fazer o download do profile.

Na aba “Acesso às Chaves” deve copiar o .cer baixado e arrastá-lo para as chaves do seu Mac. Já no arquivo do projeto, dentro do XCODE, clique na aba “Build Settings” e procure pelo Code Signing (o Code Signing Identify deve ser alterado para o certificado baixado).

Agora volte  para a aba principal, faça a importação do arquivo .mobileprovision que você baixou e selecione o profile criado. Aqui  configure os ícones de atalho de seu app e gere a versão que será enviada para a Store.

Concluída essa etapa? Então vamos para a seguinte…

Etapa 3

Vá até o “App Store Connect” para criar um novo projeto e preencha as informações legais do seu app. O ideal nessa fase é tirar alguns prints dos seus gráficos demo para a Apple avaliar o app e também para as imagens ficarem  expostas na loja. Coloque um número de telefone ou e-mail caso a Apple julgue necessário entrar em contato.

Por fim, no seu XCode, vá até a aba “Product > Archive” e clique em Upload to App Store. Quando concluir o download faça a seleção do seu app gerado no painel da Apple Developer. 

Depois, crie uma classificação abaixo do ícone do app e pronto. Seu aplicativo está pronto para aguardar a revisão da Apple Store. 

Dificuldades em publicar aplicativo na app store

Upar o app na Store é mais complicado do que você imaginava, não é? São tantas regras e “detalhezinhos” que só de ver as etapas acima dá vontade de desistir. 

Além de seguir essas regras, você ainda precisa se preocupar com outros problemas que podem aparecer pelo caminho e atrasar a validação do app.

Veja abaixo quais são as dificuldades que você pode enfrentar caso não tenha cuidado. 

Bugs e falhas

Já imaginou fazer todo o procedimento para publicar aplicativo na app store store e descobrir que ele foi rejeitado por conta de falhas e bugs? Então, isso não é impossível de acontecer e um pequeno erro pode ser o suficiente para atrasar a publicação do aplicativo. 

Para impedir esse tipo de transtorno, o ideal é que o seu time teste o produto detalhadamente antes de enviá-lo para a loja. Assim, se contiver erros ou falhas, é possível resolver o problema com antecedência e evitar que o app seja rejeitado.

Falta de informação

Outro problema que pode atrasar a validação do aplicativo é a falta de informação. 

É preciso garantir que o app tenha todos os dados necessários como, por exemplo, descrição, fotos e vídeos demonstrativos. Acrescentar todas essas informações na hora de publicar aplicativo na app store pode facilitar e otimizar o processo de validação na App Store.

Aplicativos similares

Você e a sua equipe de desenvolvedores tiveram um trabalho enorme para desenvolver o aplicativo e publicá-lo na App Store. Então, descobrem que o app é muito semelhante a outro produto da loja e que por isso foi rejeitado.

Já pensou na frustração?

Para não correr esse risco, lembre-se de assegurar que o produto possua funcionalidades distintas e que não exista outro app com a mesma finalidade na App Store.

O ideal é realizar uma pesquisa antes da publicação e, se possível, fazer essa busca antes mesmo de planejar o desenvolvimento do app.   

Existe um jeito fácil de upar o app na Store?

A publicação de um aplicativo iOS na App Store é um processo difícil, mas já existem ferramentas que podem facilitar esse processo.

O PlugMobile, por exemplo, é uma alternativa de aplicativo pronto para o seu ERP. Você pode contratar o produto com White Label e  ficar tranquilo para desempenhar outras tarefas. Afinal, seremos nós os responsáveis por publicar aplicativo na app store, sem custo. 

Ou seja, você não precisa mais direcionar o seu tempo publicando o app na Store porque todo o procedimento de upar fica por conta do PlugMobile.  

Se você tem um aplicativo iOS pronto para ser publicado na App Store, mas não têm tempo ou confiança para realizar esse procedimento sozinho, experimente utilizar o PlugMobile agora mesmo. 

Veja como a ferramenta pode ajudá-lo e não perca mais tempo para disponibilizar o app no mercado.

Leve os recursos do seu ERP para um aplicativo mobile!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados