Seja um desenvolvedor capaz de programar qualquer software ERP

Se você é um desenvolvedor de software que trabalha com sistemas ERP, pode ser que tenha passado por isso que vou lhe dizer:

Durante a faculdade, a expectativa de trabalho quando se formar é de entrar em uma empresa e começar a desenvolver muito conhecimento técnico em PHP, .NET, Node, Delphi, Bancos de Dados MySQL e Oracle, Servidores escaláveis na Amazon ou até mesmo especializar em front-end.

Já sentado na frente do computador trabalhando, demandas parecidas com essa caem no time de desenvolvimento: “o cliente quer apresentar um relatório para a Diretoria que ele consiga saber a margem bruta dos produtos faturados, por conjuntos de NCMs”.

Margem Bruta? Produto faturado? NCMs? São conceitos desconhecidos para o desenvolvedor. E agora?

Rotina do Desenvolvedor ERP

Pode ser que ainda não tenha passado por situação parecida, mas se está ou pretende trabalhar em uma empresa de ERP, é muito provável que receberá demandas de clientes que exigem conhecimento específico da rotina das empresas, indo muito além da tecnologia.

Essa situação não seria uma surpresa, se alguém pudesse contar que na carreira de desenvolvedor de software, muitas vezes é preciso saber mais que um administrador sobre Fluxo de Caixa, mais que um Engenheiro de Produção sobre Planejamento de Produção ou mais que um contador sobre regras de tributação.

É muito comum nossos clientes relatarem, por exemplo, que precisam mexer em arquivos SPED dos clientes ou até mesmo fazer verdadeiras consultorias tributárias para seus clientes porque eles estão declarando impostos incorretos nas notas. Por isso que o Curso de Tributação para Programadores é um sucesso com mais de 600 alunos que já passaram pelas turmas.

Seja para trabalhar em softwares voltados para um nicho muito específico, ou em sistemas ERPs genéricos que atendem múltiplos segmentos, o desenvolvedor que preza pela qualidade em seu código sempre precisa adquirir conhecimentos sistêmicos de várias áreas de uma empresa: Fluxo de Caixa, Gestão de Estoque ou gestão de cadeia de suprimentos são apenas alguns exemplos da rotina do programador.

O jeito é o desenvolvedor estudar gestão

A solução encontrada pelos desenvolvedores e empresários ao se depararem com esses desafios, é buscar treinamentos empresariais nos assuntos relacionados aos módulos do software ERP.

O problema é que sempre fica na conta do desenvolvedor conseguir conectar as informações teóricas de gestão com os fluxos, dados e arquitetura do sistema. Sem contar que são capacitações espaçadas, normalmente sem conexão umas com as outras – o que não acontece dentro de um sistema ERP.

Por conta disso, ouvimos com frequência de empresários de nossa rede que capacitar os desenvolvedores para seus sistemas ERP é difícil porque:

  • Não há capacitação formal para programadores ERP
  • Colocar o programador para trabalhar com outro mais experiente funciona bem, mas demora muito até conseguir transmitir esse conhecimento

E ouvimos de programadores frases como:

  • A parte mais difícil é trabalhar no ERP são com informações que vêm de vários módulos e precisam ser trabalhadas em outros
  • Gerar relatórios gerenciais conforme as necessidades do cliente exige conhecimento de todas as áreas do ERP

Vem aí o curso ERP para Programadores da TecnoSpeed

Foi ouvindo a nossa rede de parceiros e entendendo suas dificuldades em capacitar seus desenvolvedores que a Tecnospeed idealizou uma forma de adquirir todo esse conhecimento necessário para o programador, de maneira escalável e prática.

No curso, serão abordados temas como:

  • Fluxo de Caixa, Contas a Pagar e a Receber, DRE
  • Gestão de Estoque
  • Gestão de Força de Vendas, Orçamentos e Pedidos
  • Relatórios Gerenciais

E muito mais!

Atualmente, estamos coletando as necessidades dos nossos clientes para estruturar uma grade focada nas principais e reais dificuldades do dia a dia do programador.

A iniciativa é promovida pelo Tecnospeed Academy, na mesma língua de sempre: de desenvolvedor para desenvolvedor.

É a primeira capacitação sobre ERP do mercado voltada para os desenvolvedores de software. Empresas de ERP e Gerentes de TI que gostariam de capacitar seu time e novos colaboradores de maneira mais escalável podem acelerar o processo de integração de novos desenvolvedores.

O objetivo é apresentar de uma forma que o programador entenda e consiga aplicar em seus sistemas, conceitos como Fluxo de Caixa, Gestão de Estoques, Gestão de Força de VendasManufatura e muito mais.

Se você tem interesse em conhecer todos os detalhes dessa formação, acesse a página e confira todos os detalhes desta capacitação:

Saiba mais sobre o ERP para Programadores

Analista de Inovação e Mercado do Grupo TecnoSpeed.

Artigos relacionados