Você sabe o que é um Seller Center, desenvolvedor? Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber a respeito desse recurso de vendas!
Os marketplaces não param de crescer e se mostrar como uma ferramenta essencial para o comércio online. No entanto, eles também trazem novas demandas para os lojistas. E para ajudá-los a gerir tais demandas o Seller Center entra em cena.
Você sabe o que é um Seller Center, desenvolvedor? Pois estamos aqui para te contar tudo o que você precisa saber sobre este tema! Assim, você terá melhores condições de apoiar seus clientes e atender suas necessidades através das suas soluções de software.
Então, continue a leitura para descobrir o que é um Seller Center, porque vale a pena investir nesse recurso e os benefícios que ele pode trazer para seus clientes que vendem online.
O que é um Seller Center?
Um Seller Center é uma ferramenta de gestão de vendas voltada especificamente para vendas via marketplace. Portanto, por meio desse tipo de recurso é possível dar conta de diversas atividades que esse modelo comercial envolve.
Ele atende tanto administradores e proprietários de marketplaces quanto vendedores que comercializam seus produtos nessas plataformas. Dentre as funcionalidades contempladas por um Seller Center para esses dois públicos, podemos citar:
- Admissão de vendedores parceiros na plataforma;
- Definição de padrões e parâmetros de operação;
- Atendimento e gestão simultânea dos sellers;
- Construção de campanhas para aumentar as vendas;
- Definição do valor e estilo de comissionamento;
- Gestão e controle financeiro;
- Automação de conciliação e split de pagamentos;
- Administração de canais de vendas;
- Acompanhamento de indicadores de vendas, anúncios e desempenho;
- Configuração da loja dentro do marketplace;
- Gestão completa de estoque;
- Monitoramento de vendas;
- Relatórios de anúncios e indicadores estratégicos;
- Automatização de processos de separação e envio;
- Gerenciamento logístico;
- E muito mais!
Tudo isso de forma centralizada, integrando todos os dados e processos do negócio e da operação de vendas. Desse modo, a marca ganha otimização e eficiência, tendo condições de ter melhores estratégias, fluxos de trabalho e resultados.
Estabelecendo um paralelo com fins didáticos, podemos encarar um Seller Center mais ou menos como um HUB de integração. Entretanto, em vez de ser voltado apenas para lojistas, ele também funciona como um gerenciador para o próprio marketplace.
Por que utilizar um Seller Center?
Só de ler as funcionalidades acima fica bastante claro que utilizar um Seller Center vale a pena. No entanto, é importante ter em mente que essa ferramenta tem função organizadora e facilitadora.
Em um contexto de venda mais amplo e exponencial, a operação se complexifica e demanda um controle mais firme. Além disso, o aumento do alcance que os marketplaces proporcionam não podem gerar um desequilíbrio na gestão da loja. E um Seller Center auxilia na manutenção dessa organização e qualidade das vendas.
Assim, lojistas e marketplaces podem oferecer uma experiência à altura das expectativas do consumidor atual e crescer de forma sustentável.
Benefícios de um Seller Center para seus clientes que vendem online
Entrando nos aspectos mais práticos da implementação e uso de um Seller Center para seus clientes lojistas, as vantagens são:
Controle total da operação
O Seller Center vai reunir em um só lugar todas as atividades e sistemas envolvidos no ecossistema de vendas. Dessa forma, seus clientes que vendem online poderão ter maior controle da operação e também facilidade para gerir o atendimento, o estoque, os pedidos, os pagamentos, o frete e os envios.
Gerenciamento das vendas
Os vendedores e as vendas podem ser gerenciadas através do Seller Center. Do cadastro de produtos à logística das entregas, todas as etapas da jornada são centralizadas e podem ser organizadas conforme os padrões da plataforma. Por isso, as vendas acontecem com muito mais segurança, qualidade e praticidade para todos os envolvidos.
Dashboards funcionais e intuitivas
Além de funções operacionais, o Seller Center também dá aquele help nas demandas estratégicas. Ao integrar diferentes processos, este recurso permite levantar e cruzar dados automaticamente, e disponibilizá-los ao usuário em dashboards visuais.
Tal medida ajuda o lojista e o provedor da plataforma a enxergarem pontos de melhoria, padrões e oportunidades. E o melhor: com dados atualizados em tempo real e possibilidade de customização dos gráficos e informações exibidas.
Gerenciamento logístico
A logística quase sempre envolve parcerias e terceirizações. E neste ponto é muito importante garantir uma boa comunicação e integração das partes e processos. Os sellers centers são capazes de estabelecer essa ponte e automatizar o envio das ordens de despacho, emissão das etiquetas e outras demandas que otimizam a entrega.
Controle financeiro
O Seller Center centraliza os pedidos, integra os sistemas de pagamento e também automatiza o split das comissões do marketplace. Assim, nem a plataforma e nem os vendedores precisam se preocupar com essa questão e todos recebem os valores corretos.
Escala de vendas
Como já falamos, os marketplaces são um meio de alavancar o alcance e os resultados de uma marca. No entanto, esse passo exige uma gestão madura e eficiente.
Nesse sentido, um Seller Center é a escolha certa para qualquer negócio que queira escalar suas vendas de forma sustentável. Afinal, essa ferramenta de gestão completa vai deixar os lojistas sempre bem informados e automatizar diversas tarefas repetitivas e manuais.
O que significa maior produtividade e tempo para focar no que interessa, e menos erros, problemas e prejuízos.
Saiba como incorporar um “Seller Center” em seu ERP
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