Solução LGPD: Basefy, a API para legalizar rapidamente e com segurança a sua base legada de dados

Conheça a Basefy, a API que é a solução LGPD para ajudar a sua software house a se adequar rapidamente a LGPD. Leia o artigo completo!


Precisando se adequar à LGPD? A Basefy é a solução inteligente para sua empresa se adequar à legislação sobre dados. Legalize rapidamente a sua base de dados. Conheça os detalhes.

Como desenvolvedor, uma de suas principais preocupações no momento deve ser a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Além das sanções e multas que a empresa pode sofrer caso não se adeque a ela, é uma tendência que muitos usuários levem em consideração como os dados são tratados na hora de escolher uma empresa.

Para os novos usuários, a solução parece ter um caminho mais claro, através de consentimentos e adequação jurídica. Mas, qual seria a solução LGPD para adequar os bancos de dados legados da sua software house às normas vigentes ? Descubra mais detalhes sobre como a solução do Basefy pode te ajudar nessa tarefa com a LGPD.

Quer ir direto para a solução da Basefy? Clique aqui.

O que é a LGPD? Por que o governo aprovou essa lei?

A LGPD é a lei de dados no Brasil. Ela foi aprovada em 2018 com o objetivo de melhorar a segurança e regulamentar como os dados são tratados entre pessoas e empresas. A LGPD aumenta as responsabilidades das empresas, que precisam ter um sistema eficiente de resposta a privacidade de seus usuários e incidentes. Essa lei alterou o Marco Civil da Internet e representou uma conquista de direitos para os usuários.

Se você tem uma empresa que lida com dados, sobretudo dados sensíveis de usuários, se tem um banco de dados com essas informações, é preciso que você se adeque às exigências desta lei. Especificaremos mais adiante quem precisa estar de acordo com a LGPD, mas nunca é demais ressaltar o quanto os usuários têm valorizado empresas que lidam de forma responsável, clara e consensual com seus dados. 

O que é a Basefy?

Utilizar um serviço que faça todo o processo de legalização dos dados é uma excelente opção para quem quer focar no desenvolvimento de softwares, sem abrir mão do cumprimento de requisitos legais. A Basefy é uma solução à LGPD para quem quer praticidade e segurança de sua base dados.

A Basefy é uma solução LGPD de enriquecimento legal que possui base legal para coleta de dados. Desta forma, é possível fazer uma rápida adequação de sua empresa às leis de dados. 

Através do Basefy, os dados legados de sua base que foram coletados sem consentimento ou adequação jurídica, podem ser substituídos por dados enriquecidos e legalizados, de forma que seu software passe de uma base exposta a LGPD, para uma situação onde toda a informação pessoal armazenada esteja amparada por lei para ser armazenada no software.

Essa solução de inteligência de dados tem uma interface prática e agiliza a legalização das informações que estão no banco de dados da empresa. De forma que a software house se adapte rapidamente às normas da LGPD.

Essa API é uma solução de inteligência de dados, onde a empresa pode garantir que as regras da LGPD sejam cumpridas em sua base.

Quais são os seus diferenciais?

Como já foi dito a Basefy é uma solução para a LGPD cuja base garante a legalização dos dados, onde você pode gerenciar seus dados, além dos seguintes benefícios:

  • Monitore profundamente seus dados, tendo atualizações daqueles que podem oferecer risco à conformidade legal de seu banco de dados;
  • Utilize a API para integrar as soluções LGPD disponíveis. Tenha tudo em uma API simples e de alta usabilidade;
  • Gerencie o consentimento dos dados comerciais e de marketing facilmente em uma interface intuitiva;
  • Os dados enriquecidos têm garantia de legalidade;
  • A coleta e alimentação de dados se adequa às exigências jurídicas;
  • Tenha na plataforma para a limpeza automática de dados não-legalizados;
  • Todas as operações fiscais têm garantia de legalidade.

 Quais dados posso obter no Basefy?

Tabela com as as informações que podem ser coletadas a partir da solução Basefy.

Dados que você pode obter a partir de CPF e ou CNPJ pela solução Basefy.

Quem precisa tratar os dados para a LGPD?

Se sua empresa ou produto envolve o tratamento de dados:

  • De pessoa que esteja no Brasil no momento da coleta, seja ela brasileira ou não;
  • Tratados dentro do território do País, mesmo que estejam localizados em outro lugar;
  • Dados usados para o provimento de bens ou serviços.

As empresas precisam fornecer a seus usuários informações sobre como coletam os dados de seus usuários e para qual finalidade. Também é preciso especificar como armazenam esses dados e por quanto tempo. Outra adequação, que é uma das que mais interessam aos usuários, inclusive, é a obrigatoriedade de deixar claro com quem os dados dos usuários estão sendo compartilhados. Além disso, as empresas devem proteger dados pessoais e dados sensíveis que armazenem.

Como adaptar a software house à LGPD

Uma das formas mais simples de se adaptar é contratando uma solução como a Basefy. Isso vai poupar o tempo que você gastaria para as tarefas de adequação às normas. Aderindo essa API você encontrará em um único lugar toda a gestão de seus dados para se adequar a LGPD.

Agora, caso a sua software house for fazer todo o trabalho, ela vai precisar:

  • Entender detalhadamente todas as obrigações trazidas pela LGPD;
  • Documentar as atividades de conformidade com a lei;
  • Descobrir os melhores processos e implementá-los para gerir os documentos relativos ao banco de dados;
  • Treinar os colaboradores;
  • Buscar orçamento para as várias medidas que envolvem a LGPD (sai muito mais “caro” buscar ajuda para cada tarefa do que simplesmente contratar uma solução completa à LGPD);
  • Encontrar e/ou treinar uma equipe multidisciplinar para entender todos os aspectos que a gestão da lei envolve;
  • Saber onde se encontram todos os dados da organização para fazer sua adequação e seu monitoramento (Discovery);
  • Implementar as medidas de segurança exigidas e documentá-las;
  • Definir uma abordagem de Privacidade e Segurança para ser implementada;
  • Descobrir e implementar os melhores processos de gestão de consentimento.

Todas essas adequações são fundamentais para evitar tanto as sanções previstas na LGPD quanto para manter a confiabilidade de seu produto ou site. Como pode-se ver, a adaptação exige muitas tarefas. Com a Basefy, fica mais fácil se adequar, menos dispendioso e mais rápido.

Com a Basefy, sua empresa terá um encarregado licenciado para lidar com todas essas tarefas, cuidando da sua base, gerando uma fonte segura e enriquecendo seus dados. Os clientes fazem autenticação, os dados são tratados e sua empresa recebe informações preciosas, organizadas e o mais importante: adequadas a todas as normas legais vigentes na LGPD.

Quer estar em conformidade com a lei sem ter que se tornar um especialista no assunto? Experimente a Basefy a solução LGPD para adequar sua software house às normas vigentes de forma simples, rápida e inteligente. Clique no botão aqui embaixo:

Quero conhecer a Basefy

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados