SQL Server Mobile: o que você precisa para tornar seu banco de dados um aplicativo móvel

Veja como SQL server mobile é uma ótima alternativa para trabalhar com dispositivos smartphones de forma prática e simples.


O desenvolvimento de software nos dias de hoje atende a uma vasta camada de demandas empresariais e comerciais, trazendo soluções a todo momento para todos os setores. 

Estamos na era da informação e da análise de dados, sendo este último item o fator de início da movimentação em prol de deslocar sistemas de Business Intelligence (BI) para a portabilidade e acesso via Mobile.

Visto isso, o SQL Server é a pauta desse nosso artigo, e a grande dúvida espalhada pelo mundo dos desenvolvedores é a seguinte: 

De que maneira é possível levar um banco de dados SQL Server para um Aplicativo SQL Server Mobile? Continue a leitura deste artigo, pois, iremos ajudá-lo(a) nesse impasse!

Conheça o PlugMobile e se liberte da preocupação de escolher entre aplicativo híbrido ou nativo.

A História do SQL Server Mobile

A tecnologia de banco de dados SQL é uma linguagem de programação baseada em tabelas, denominada Structure Query Language. Essa linguagem foi desenvolvida pela International Business Machines Corporation (IBM). Após, inúmeros lançamentos e atualizações, a American National Standards Institute (ANSI) realizou a sua padronização e, por isso, ela  tornou-se uma linguagem de fácil entendimento e de fácil aplicabilidade.

O SQL Server é uma solução de gestão de banco de dados e, muitas vezes, é encarado somente como um banco de dados relacional. Entretanto, após a década de 90, o SQL Server passou a ser muito mais aprimorado e hoje é composto por um conjunto de 04 software operantes: Database Engine (SSDE), Analysis Services (SSAS), Reporting Services (SSRS) e Integration Services (SSIS).

Essas mudanças, permitiram um maior aproveitamento da linguagem SQL mas, ao mesmo tempo, foi capaz de gerar dúvidas com essa nova necessidade de trazer o SQL Server para SQL Server Mobile.

Essas dúvidas têm surgido, pois, na atualidade, o desenvolvimento de Aplicativos e Sistemas Mobile está totalmente em alta, com destaque para sistemas focados em gerenciamento e emissão de Relatórios BI, com fins de potencializar o desempenho empresarial.

Entenda a história do SQL Server Mobile

Por vir do banco de dados SQL, trabalhar com mobile é mais acessível.

Por que ele é utilizado?

É muito comum o uso do SQL Server pela sua linguagem facilitada e pela sua capacidade de correlacionar diversos dados em sistema. O uso de um banco de dados é essencial para a programação de Software de diversos segmentos. 

Um grande exemplo de sistemas que necessitam de um vasto trabalho em banco de dados são os Software de Gestão, pois, necessitam também controlar inúmeros dados empresariais e emitir Relatórios BI, de maneira segura, contínua e com maior exatidão de informações. 

Além disso, a composição do SQL Server colabora para a existência do relacionamento entre informações, isto é, informações complexas que se “conversam”, onde uma depende da outra, ou uma é gerada com base na outra e assim por diante.

Exemplo desses tipos de informações, é o preenchimento de formulários ou tabelas com dados que serão “puxados” e relacionados com outros dados posteriormente. Podem ser também informações específicas capazes de influenciar outros dados e ações, como em uma emissão de Relatórios BI e geração de Dashboards BI, onde dados são criados a partir de outros dados já processados e armazenados.

Com a necessidade da portabilidade e acessibilidade remota de relatórios empresariais, desenvolvedores de software iniciaram a sua jornada na construção do SQL Server Mobile, onde Relatórios B.I. sejam facilmente acessados e emitidos via Mobile.

Dessa maneira, o uso do SQL Server Mobile permitirá às pequenas, grandes e médias empresas o acesso e conhecimento sobre as suas atividades, sobre o mercado, sobre os investimentos, clientes, sobre os próprios resultados e muitos outros dados complexos dispostos em seu banco de dados, que trazem significado e importância para o negócio, e tudo isso via acesso remoto (SQL Server Mobile).

Pontos para observar

Veja os pontos negativos do SQL Server Mobile.

Apesar de popular, o SQL Server Mobile merece alguns pontos de observação.

O mais interessante do SQL Server é justamente a sua composição.

No Database Engine (SSDE), é onde ocorre o armazenamento de dados transacionais de uma empresa como, por exemplo, fluxo de estoque, vendas efetivadas, caixa, financeiro, transferência de mercadorias, etc. 

Integration Services (SSIS) é o software que transforma duas ou mais informações em outras informações relacionadas, e realiza esse transporte ETL (Extract, Transform and Load) de informação.

Já o software Reporting Services (SSRS) é uma ferramenta de gestão centralizada que desenvolve e disponibiliza os Relatórios BI, e o Analysis Services (SSAS) é o banco de dados multidimensional da Microsoft.

Esses pontos são interessantes de se observar, pois, tratam-se de composições que agregam e tratam de todas as necessidades do fluxo de informações empresariais e, por isso, a ampla movimentação para trazer essas funcionalidades para o SQL Server Mobile.

Trazendo o SQL Server Mobile para a sua realidade

E é aí que a dúvida realmente aparece: em transferir o seu sistema moldado em SQL Server para SQL Server Mobile. Por mais ampla que seja a sua composição, o SQL Server Mobile ainda traz desafios no momento de configurar o sistema para realizar a aplicação em dispositivo móvel.

O SQL Server pode apresentar alguns erros de diferentes graus de severidade que costumam atrapalhar o processo de migração para Mobile. 

Junto disso, existem inúmeras dificuldades ao transferir uma versão Desktop ou Web para Mobile. Por exemplo, o Android ou Smartphone oferecem muito menos recursos disponíveis para o programador atuar, do que um computador, reduzindo o detalhamento no momento da configuração. 

Outro exemplo é a lentidão que pode ocorrer dependendo do sistema operacional e peso da programação, além de grandes impactos na responsividade e na conexão do sistema.

SQL Server Mobile com o PlugMobile

Com tantos obstáculos no processo de transformar o seu sistema SQL Server em um aplicativo de banco de dados, nós da TecnoSpeed pensamos em uma solução que irá resolver essa aflição e amenizar todas as dificuldades nesse processo.

O PlugMobile realiza por você a migração para Mobile sem lentidão, sem erros e sem dor de cabeça. Basta integrar com seu banco de dados.

Conquiste a versão Mobile do seu software SQL Server com extrema facilidade e praticidade! Clique no botão abaixo e faça o teste com o PlugMobile.

Conheça o PlugMobile

CONCLUSÃO

Evite esses e muitos outros transtornos no momento de criar a versão Mobile do seu sistema baseado em SQL Server. Com o PlugMobile não importa a linguagem de programação do seu software. Nós podemos torná-lo mobile com essa solução!

Summary
Por que ele é utilizado?
Article Name
Por que ele é utilizado?
Description
É muito comum o uso do SQL Server pela sua linguagem facilitada e pela sua capacidade de correlacionar diversos dados em sistema. O uso de um banco de dados é essencial para a programação de Software de diversos segmentos.  Um grande exemplo de sistemas que necessitam de um vasto trabalho em banco de dados são os Software de Gestão, pois, necessitam também controlar inúmeros dados empresariais e emitir Relatórios BI, de maneira segura, contínua e com maior exatidão de informações.  Além disso, a composição do SQL Server colabora para a existência do relacionamento entre informações, isto é, informações complexas que se “conversam”, onde uma depende da outra, ou uma é gerada com base na outra e assim por diante.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Formada em Publicidade e Propaganda. Atual responsável pela Casa do Desenvolvedor, a comunidade focada para desenvolvedores de software.

Artigos relacionados