Tempo de Leitura: 4 minutos

 O Tableau pode ajudar sua empresa a crescer e se destacar, venha conhecê-lo a fundo e mais recursos similares para considerar antes de escolher o seu!

Falar em inteligência e visualização de dados nunca foi tão essencial. Mas, quando o assunto é business intelligence, duas ferramentas são muito populares: o Power BI e o Tableau. Já ouviu falar de alguma delas por aí?

Uma pergunta mais importante do que essa é: será que esses recursos são a opção mais adequada e viável para o seu negócio? Se você está considerando apostar no Tableau, neste post você confere uma análise completa sobre as suas vantagens e desvantagens.

Além disso, se você achar que gostaria de analisar outras alternativas, nós te garantimos que elas existem e também te apresentamos uma delas: o PlugDash. Venha conhecer de perto esses softwares e encontrar uma solução para gerenciar seus dados com sucesso!

Tableau: O que é?

Criado pela empresa que compartilha o mesmo nome do produto, o Tableau Software é uma ferramenta de visualização e análise de dados que tem como missão otimizar o gerenciamento de informações e impulsionar mudanças a partir disso.

Ela é acessável via desktop, online ou aplicativo, tem diversos recursos complementares para maximizar a apresentação dos resultados e os insights obtidos através deles, e não à toa é uma referência neste mercado.

Vantagens

Acesse e conheça as vantagens do Tableu https://www.tableau.com/sites/default/files/2021-08/multiple_marks_layer_support.gif
Acesse e conheça as vantagens do Tableu https://www.tableau.com/sites/default/files/2021-08/multiple_marks_layer_support.gif

Sem dúvidas, a maior vantagem apresentada pelo Tableau é o seu foco e potencial visual. Ele permite visualizar dados com uma qualidade de ilustração e design impecáveis, convertendo dados brutos e não estruturados em painéis e gráficos funcionais, interativos e atraentes. 

Além disso, o software conta com alto desempenho, uma estrutura colunar robusta e confiável, possibilita conexões de várias fontes de dados, é excelente para organizar um grande volume de informações e representá-los de forma mais lógica e visual, além de ser compatível com mobile. 

Desvantagens

Apesar de ser uma ferramenta consolidada e com inúmeros recursos e vantagens, o Tableau também tem pontos limitantes que precisam ser ponderados na hora da sua escolha: 

O primeiro deles é o alto custo. A licença do software pode pesar no bolso das pequenas e médias empresas e também existem outros custos complementares com implantação, implementação, manutenção e treinamento que resultam em um investimento considerável.

Falando em implantação, este pode ser outro grande contra do Tableau, pois a integração entre sistemas é complexa e precisa ser feita por profissionais especializados. E por se tratar de uma ferramenta complexa, a falta de suporte para versões antigas e uso geral é algo que pode ocorrer ‒ as soluções geralmente são recursos adicionais pagos. 

Além disso, o Tableau tem um compartilhamento de resultados limitado; não oferece segurança centralizada no nível dos dados (apenas em nível de linha); pode ter uma usabilidade desafiadora para leigos em TI e análise de dados; além de talvez ser complexo demais para quem só quer gerar relatórios, afinal, seu funcionamento é 100% interativo.

PlugDash: uma alternativa para você considerar

Conheça o PlugDash: uma alternativa para você considerar! (Imagem: Freepik)

Depois de ler um pouco mais sobre o Tableau, ficou se perguntando se existem alternativas similares a ele? Bom, nós precisamos te dizer que elas não só existem como temos uma desenvolvida aqui na TecnoSpeed para te apresentar ‒ e ela é superinteressante, viu?

Seu nome é PlugDash e ela é uma alternativa ao Tableau principalmente se a sua prioridade for custo-benefício. Nossa aplicação de dashboards é simples e intuitiva e, ao mesmo tempo, versátil e poderosa. Dá uma olhada nas vantagens que ela oferece:

Simplicidade

Não basta simplesmente coletar os dados sem propósito ou organização. Para que as informações se transformem em ações e verdadeiras oportunidades, é preciso contar com um processo simples, intuitivo e visual para análises mais rápidas e assertivas.

E essa simplicidade e usabilidade são dois dos princípios do PlugDash, afinal a tecnologia deve ajudar e não dificultar, não é mesmo? Ele é 100% intuitivo, bonito e agradável para garantir a melhor experiência possível para o usuário e atender todas as suas demandas com o máximo de eficiência e o mínimo de complicação.

White Label

O Tableau pode ser contratado direto pelo seu cliente, mas o PlugDash pode ser agregado ao seu ERP, tornando as suas soluções de software mais completas, valiosas e atrativas. E tudo isso com a sua marca em destaque, pois a nossa aplicação é White Label ‒ você vai poder personalizá-la com o nome e a identidade visual da sua software house!

Versão Mobile

Mobile também tem no PlugDash, afinal, mobilidade é uma necessidade básica e sinônimo de eficiência e praticidade hoje em dia! Você vai poder levar os dados mais importantes do seu cliente para a tela do smartphone dele, e também para todos os outros dispositivos que ele quiser e precisar. Informação é poder e os dados precisam ser vistos para serem úteis!

Fácil integração

E o ponto alto: todo o processo para integrar e colocar o PlugDash para rodar no seu software pode ser feito em até 4 horas, via banco de dados ou arquivos de texto, e de forma muito simples. 

Nosso integrador PlugBot Nuvem cuida de tudo e faz a conexão das informações do seu sistema e dos bancos de dados dos seus clientes com o PlugDash. Não tem erro ou segredo, é só plugar e começar a usar! E claro, nosso suporte está sempre à disposição para te ajudar com qualquer coisa que você precisar.

Ficou impressionado com as vantagens dessa ferramenta? Então espere só para ver os recursos funcionando e a infinidade de gráficos e possibilidades disponíveis nela para levar qualidade de dados para seus clientes!

Se quiser continuar descobrindo suas potencialidades e funcionamento na prática, confira nosso conteúdo e saiba como criar um dashboard com o PlugDash:

Dashboard passo a passo com PlugDash

E para aprender mais sobre análise de dados e como esse processo pode ser explorado dentro dos negócios agora e no futuro, recomendamos fortemente a leitura do nosso artigo sobre monitoramento em tempo real!

 

 

Summary
Tableau: prós e contras da ferramenta + alternativas que vale conhecer
Article Name
Tableau: prós e contras da ferramenta + alternativas que vale conhecer
Description
 O Tableau pode ajudar sua empresa a crescer e se destacar, venha conhecê-lo a fundo e mais recursos similares para considerar antes de escolher o seu!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.