Taxa de conversão: como calcular e acompanhar

Como você analisa a taxa de conversão no seu negócio? Separamos algumas dicas que irão te ajudar a calcula-lo, veja!


A coleta de informações é uma prática necessária e também uma realidade presente no dia a dia de profissionais de inúmeras áreas, para diferentes finalidades.

Ter clareza sobre quais dados são, de fato, relevantes para seu trabalho e nicho de atuação é muito mais importante do que apenas reuni-los e armazená-los. Quando você sabe quais indicadores precisam ser compreendidos, o próximo passo é saber a melhor forma de analisá-los.

Uma análise sempre tem uma finalidade: identificar gargalos, impulsionar melhorias, criar hipóteses sobre situações, entender o comportamento do usuário, entre outros. Vamos explicar neste artigo o que é a taxa de conversão, um parâmetro utilizado para compreender cenários com mais precisão e melhorar os resultados da sua empresa. 

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O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é um dos tipos de métricas que podem ser aplicadas aos negócios para analisar o desempenho de determinadas ações. O método pode ser utilizado para mensurar ou medir resultados, avaliando ou testando variáveis pré-definidas ou estipulando novas metas.

O objetivo de aplicá-la é entender o quão satisfatórias foram as ações implementadas em relação aos resultados obtidos, em determinado período. O uso mais comum é entender qual a porcentagem de usuários que, de fato, adquirem o produto ou serviço, considerando todos os que tiveram contato.

Conhecer a taxa de conversão é fundamental para garantir um bom planejamento e respaldar decisões de negócios em dados, com mais precisão. 

Por que é importante acompanhá-la?

Acompanhar a taxa de conversão e entender se ela está aumentando ou diminuindo impacta nas estratégias realizadas para aquisição de novos clientes e na forma de relacionamento com o público-alvo. O acesso a essa informação traz mais segurança para tomada de decisões importantes que envolvem recursos técnicos e humanos. 

A taxa de conversão é uma das métricas de gerenciamento dos resultados que são muito importantes para SaaS (software como serviço), assim como o custo de aquisição por cliente (CAC) e a taxa de churn. Ela influencia no trabalho das equipes de marketing e vendas, e em todo o ecossistema da empresa, incluindo a saúde financeira.

A taxa de conversão é calculada dividindo o número de usuários pelo número de negócios fechados, dividido por 100. O resultado é a % da taxa de conversão.

Calcular a taxa de conversão é fundamental, vamos te mostrar tudo aqui.

A taxa de conversão é calculada dividindo o número de usuários pelo número de negócios fechados, dividido por 100. O resultado é a % da taxa de conversão. | Imagem: Unsplash.

Como calculá-la?

Para calcular a taxa de conversão considere a quantidade de conversões em determinado período dividido pelo número de usuários que chegaram até a conversão de fato no mesmo período, e faça a divisão por 100.

Utilizando essa fórmula você terá a porcentagem de taxa de conversão da sua empresa. Você pode fazer o cálculo considerando o mês, o semestre ou o ano. 

Como posso aumentá-la?

Quando falamos em aumentar a taxa de conversão estamos pensando em melhorar as vendas sem empenhar “grandes esforços” ou ampliar os recursos de marketing. 

Vamos usar um exemplo fictício: se uma loja virtual recebe 300.000 visitas mensais no site e tem uma taxa de conversão de 3%, temos que pensar em como aumentar esse número utilizando os canais em que o negócio já opera, utilizando com os mesmos investimentos financeiros e equipe.

Você deve estar se perguntando como fazer isso… a gente te ajuda! Confira essas 5 dicas para aumentar a taxa de conversão.

  1. Conhecer bem sua persona 

Em primeiro lugar, é importante ter sua persona – ou personas – bem definida(s). Identificar quem ela é, quais suas principais características, comportamentos, hábitos de consumo, canais em que se informa, desafios e dificuldades enfrentadas no dia a dia e assuntos de interesse é fundamental para desenvolver um planejamento de comunicação coerente e assertivo. 

Tenha em mente que a persona do seu negócio não será sempre a mesma, portanto faça revisões periódicas e estudos de mercado para mantê-la sempre atualizada. Afinal, o foco das estratégias e ações de marketing é atraí-la e um desenho de perfil equivocado pode afetar sua taxa de aquisição e conversão. 

O desenho da persona é importante para todas as estratégias de marketing da empresa.

Você conhece a sua persona? Para aumentar taxa de conversão é preciso entender para quem você está vendendo.

O desenho da persona é importante para todas as estratégias de marketing da empresa. | Imagem: Unsplash. 

  1. Faça testes e experimentos

Mudar o texto de um call to action, trocar as cores ou a fonte, e incluir ou excluir imagens, ilustrações e informações de formulário podem significar um aumento na taxa de conversão. Se você ainda não sabe exatamente quais gatilhos mentais agem melhor com a sua persona, faça testes e experimentos e comece a construir indicadores. 

Mas, atenção: embora sejam alterações simples, elas podem fazer toda a diferença para o usuário final, impactando no aumento, mas também na queda dos cliques e vendas, por exemplo. Portanto, sugerimos dois métodos diferentes para implementar mudanças:

  • Teste A/B

É usado quando você faz uma mudança como, por exemplo, trocar o local de um formulário de cadastro em uma landing page de captação de leads. Imagine que ele ficava na lateral direita e você quer testá-lo na barra inferior.

Determine uma variável e estabeleça um período de análise para que a página passe o mesmo tempo (dias, semanas ou meses) com o formulário em cada local, sob as mesmas condições (sem ações específicas para levar tráfego ou condições especiais de compra). Faça uma análise minuciosa do desempenho, identifique se houve referências e implemente o modelo que trouxe mais leads para sua base. 

  • Experimentos

Em meios digitais as mudanças são rápidas e constantes. Novas informações surgem a todo momento e pesquisas de comportamento podem indicar micro-tendências. Nesse caso, você pode implementar várias mudanças simultâneas – cores, posição, contraste, inserção de mais ou menos imagens, uso ou remoção de banner, pop-up, entre outras práticas – e analisar como os usuários respondem. O cuidado deve ser maior: monitore o tráfego e a taxa de conversão várias vezes ao dia e faça análises diárias.  

  1. Aumente sua fonte de tráfego

Quantos canais trazem tráfego para o seu negócio? Esse tráfego é qualificado? 

Analise a origem dos acessos e identifique quais canais são mais expressivos em quantidade. Em seguida, em qualidade. Depois, cruze todas essas informações e invista mais tempo no canal que leva a mais fechamentos de negócios! 

Alguns canais que podem gerar tráfego para o seu negócio: além das redes sociais  (Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Tik Tok, Twitter), as plataformas de vídeo e áudio, como YouTube, Spotify e Deezer são ótimas opções para gerar conteúdo e alcançar personas em alguns segmentos.

Estratégias de marketing de conteúdo visando boas posições em mecanismos de busca podem impactar em uma vantagem competitiva a longo prazo. Para isso, um blog pode ser criado contemplando editorias e assuntos que estejam relacionados aos interesses e desafios da persona. Outros formatos como e-books, newsletter, landings pages temáticas, hotsites e kits com modelos de planilhas também podem aumentar suas fontes de tráfego, desde que gerem valor e impactem o usuário. 

Rever públicos e estratégias de mídia paga também pode ajudar a aumentar a taxa de conversão sem aumento de gastos. É importante fazer uma análise criteriosa para identificar vazamentos de verba, possíveis canais com baixo retorno e se há ou não aplicação de melhores práticas para cada mídia. 

  1. Invista em canais qualificados 

Depois de identificar os canais mais qualificados, que impactam diretamente na sua taxa de conversão, aloque mais recursos e ideias nesses formatos. Alguns exemplos:

  • Melhore a usabilidade da(s) página(s), eliminando qualquer tipo de falha e como ela se comunica com o usuário;  
  • Implemente melhorias para acelerar o tempo de carregamento da página, tanto na versão mobile quanto desktop; 
  • Utilize textos que sejam objetivos, adequados ao tom de voz da marca e fáceis de serem entendidos. A atenção é um recurso em constante competição nos meios digitais; 
  • Faça monitoramentos constantes para conferir se links e demais recursos estão funcionamento perfeitamente;
  • Se uma rede social específica é uma fonte de tráfego qualificado e impacta na sua taxa de conversão, desenvolve estratégias específicas para o canal, afim de manter o público engajado. 
  1. Trabalhe com dados relevantes 

Com tantas informações e múltiplas demandas, é importante selecionar sua fonte de dados para otimizar os seus resultados. Além de entender o que será analisado, pense em: como essas informações serão apresentadas? Quais setores ou colaboradores precisam acompanhá-las? Esses indicadores estão diretamente relacionados com a taxa de conversão? Em quais números ou canais de aquisição a empresa precisa ampliar a atuação para aumentar essa taxa? Quais canais/recursos/ferramentas são indiferentes? 

Com o PlugDash TV o cliente da sua software house terá todos os dados relevantes em forma de gráfico, que são atualizados em tempo real, para acessar quando e onde quiser! 

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O que é taxa de conversão?
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A taxa de conversão é um dos tipos de métricas que podem ser aplicadas aos negócios para analisar o desempenho de determinadas ações. O método pode ser utilizado para mensurar ou medir resultados, avaliando ou testando variáveis pré-definidas ou estipulando novas metas. O objetivo de aplicá-la é entender o quão satisfatórias foram as ações implementadas em relação aos resultados obtidos, em determinado período. O uso mais comum é entender qual a porcentagem de usuários que, de fato, adquirem o produto ou serviço, considerando todos os que tiveram contato. Conhecer a taxa de conversão é fundamental para garantir um bom planejamento e respaldar decisões de negócios em dados, com mais precisão. 
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Formada em Publicidade e Propaganda. Cria conteúdos para o PlugMobile, a solução mobile da TecnoSpeed.

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