Para 2021, a projetamos crescimento de 30%, 60 novas contratações, novas áreas-chave e job rotation.
Nossa missão sempre foi ser reconhecida como “A casa do desenvolvedor”, em 2020 não poupamos esforços para atingir esse objetivo. Como resultado desse foco, alcançamos o aumento de 27,5% no faturamento em relação a 2019.
Resultado das ferramentas e componentes construídos para nossos principais parceiros: os desenvolvedores. Oferecemos soluções para Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e), gestão financeira, certificados digitais, cursos/treinamentos, mobile e relacionamento com cliente, realizou 37 contratações em 2020.
Colocar as pessoas em primeiro lugar é o lema da TecnoSpeed, experimentamos um crescimento médio de 30% ao ano ao longo dos últimos seis anos. Esta marca, muito acima da média do mercado, nos posiciona como uma scale-up que adota a inovação como estratégia e combustível para a evolução contínua.
Com 29% da receita proveniente de produtos novos, lançados nos últimos 3 anos, o mantemos uma política de diversificação de portfólio, investimos, em média, 10% da nossa receita anual em inovação. Para 2021, pretendemos estruturar um Laboratório de Inovação para acelerar ainda mais validações e lançamentos de novos produtos.
Projeção de crescimento para 2021
Para a este ano, a nossa meta é crescer 30%. Também estão previstas 60 novas contratações em 2021, o que fará a TecnoSpeed atingir a marca de 200 colaboradores!
Novas áreas-chave com foco em experiência do cliente e inovação
Este ano pretendemos valorizar ainda mais o relacionamento com o cliente: a partir de janeiro, Bruno Maestrello assume a Diretoria de Experiência do Cliente, ocupando o cargo de CXO (Chief Experience Officer) do grupo. Bruno iniciou sua carreira na TecnoSpeed em 2010, atuou como consultor técnico, gerente de suporte, gerente comercial, tornou-se sócio da empresa e nos últimos quatro anos estava à frente da unidade de Documentos Fiscais. Sua missão será padronizar os processos das unidades de negócios e garantir uma excelente experiência aos clientes.
Outra reestruturação importante foi a divisão da unidade de Documentos Fiscais Eletrônicos. Com mais de 1.500 clientes e 20 soluções, a unidade de DFe, que representa 75% do faturamento da empresa, estava perdendo agilidade e foi dividida em duas unidades com estratégias distintas.
A “DFe Desktop” está voltada para software legados, com soluções OEM e componentes embarcados, enquanto a Unidade “DFe CLOUD” oferece soluções em nuvem no modelo SaaS. As duas unidades agora possuem seu próprio orçamento, equipe e roadmap, evitando conflitos de equipes ou priorização de uma solução em detrimento de outra.
Cada unidade conta com um gerente de negócio com autonomia para acelerar as entregas visando gerar mais valor ao cliente. Assumem as unidades, Lucas Santos e Leonardo Dias, ambos profissionais de carreira na empresa.
A empresa também nomeou seu novo Diretor de Operações. Rodrigo Palhano, cofundador da empresa, assume a função de COO em 2021. Desde 2015 Rodrigo estava à frente da empresa Wifire e atuava no grupo como diretor de estratégia. Com a nova Diretoria, Rodrigo ficará mais próximo dos gerentes de negócios, chamados de RNs (Responsáveis de Negócios), conectando as operações da empresa com a estratégia do grupo que possui atualmente seis unidades de negócios: DFe Desktop, DFe Cloud, Certificados Digitais, Fintech, PlugMobile e Wifire.
9 milhões de usuários, foi a marca superada pela solução WiFire em 2020. A plataforma de marketing de relacionamento e fidelização baseada em Hotspot Social WI-FI teve que se reinventar com os fechamentos de bares e restaurantes durante a pandemia.
Criou e ofereceu o Cardápio Digital aos seus clientes, uma solução que permite ao estabelecimento ter seu próprio sistema de delivery continuando ativo mesmo com as portas fechadas. Em 2021 Fábio Carvalho assume a unidade de negócios com a meta de aumentar em 50% o faturamento da solução Wifire.
Outro destaque de 2020 foi a execução do Programa Aspira com 25 alunos. A primeira fase das aulas foi finalizada em dezembro com a apresentação dos trabalhos dos alunos para a banca avaliadora. O desafio foi criar a estratégia de lançamento de um novo empreendimento contendo plano de marketing, site e algoritmos funcionais.
Job Rotation
A segunda fase será retomada em janeiro com atuação dos alunos dentro das operações da empresa. Por meio do “Job Rotation” eles conhecerão as diversas áreas de trabalho, vivenciando o dia a dia dos colaboradores. Os alunos ganham bolsa de ajuda de custo no valor de R$ 3.000,00 e os equipamentos também são fornecidos pela TecnoSpeed. Todo o programa é feito remotamente.
A TecnoSpeed também está construindo uma plataforma de integração com o Sistema PIX. Previsto para o primeiro trimestre de 2021, o HUB de integração facilitará a comunicação de ERP’s com diversas Instituições de Pagamentos do mercado. A integração já começou com os principais bancos comerciais e avança com algumas Fintechs. Um grupo piloto de clientes foi formado e serão os primeiros a usar a solução.
Ainda no ano passado, Erike Almeida, CEO da TecnoSpeed, foi eleito o “CEO Mais Incrível do Brasil” em prêmio concedido pela FIA/UOL em dezembro. O gestor foi eleito na categoria de empresas de pequeno porte – até 500 funcionários, devido ao alto índice de confiança demonstrado na pesquisa realizada junto aos funcionários.
“Em um cenário desafiador como o que enfrentamos em 2020, poder contar com um time de pessoas engajadas e motivadas foi fundamental para atingirmos esse resultado.
Agradeço por esse time de pessoas incríveis que confiam na empresa e em minha gestão. São 132 pessoas, 132 sonhos em união, buscando o mesmo objetivo. À família TecnoSpeed, toda minha gratidão. E que possamos realizar outros grandes feitos em 2021”, Erike Almeida.
Com tantos objetivos desafiadores e resultados fantásticos em 2020, só no resta dizer: “e que venha 2021!”.