Tempo de Leitura: 4 minutos

Quem nunca esqueceu de pagar um boleto, não é mesmo? Veja onde pagar boleto vencido e o que pode acontecer quando você faz o pagamento atrasado.


Deixar um boleto vencer não é o ideal, mas infelizmente isso pode acontecer, seja por esquecimento, por não ter a quantia necessária para realizar o pagamento ou por qualquer outro motivo. Muitas pessoas ainda acham que pagar um boleto vencido é uma tarefa difícil, mas isso não é verdade.

Há alguns anos houve uma modificação que permitiu o pagamento de boletos vencidos de forma muito mais descomplicada. Hoje em dia, o pagamento de boletos é muito acessível, sejam eles vencidos ou não. Mas vale o alerta: boletos que passaram do vencimento têm multas, juros e outros encargos, então tente se organizar para não deixar isso acontecer!

Mas, se você chegou até aqui, provavelmente está procurando uma solução para um boleto que já está atrasado, certo? Nós não vamos te deixar na mão. Continue a leitura para saber como pagar boletos vencidos e qual a forma mais fácil de fazer isso.

Boleto vencido, e agora?

Não precisa se desesperar, é possível pagar um boleto atrasado. Até 2018, boletos que já haviam passado da data de vencimento só podiam ser pagos no mesmo banco em que foi emitido. Para a felicidade de todos, isso faz parte do passado, já que o Banco Central e a FEBRABAN exigiram que a mudança fosse feita para satisfazer as necessidades dos clientes de todos os bancos.

Todos os juros, taxas e encargos são gerados automaticamente quando você vai quitar o boleto, sem a necessidade de emitir um novo documento. Isso pode ser feito nos caixas físicos, no caixa automático ou via Internet Banking.

É possível gerar um boleto atrasado?

É possível, alguns bancos emitem uma 2ª via, mas como falamos acima, os boletos vencidos podem ser pagos sem a necessidade de gerar uma 2ª via, como acontecia antigamente. Ao emitir uma 2ª via, o valor é atualizado com os mesmos encargos que seriam cobrados ao pagar o boleto que já está vencido.

O que acontece quando se paga um boleto vencido?

Quais são as consequências para quem paga boleto atraso? Multas! Veja tudo aqui.
Juros e multas estão entre as possíveis consequências ao se pagar um boleto vencido.

Isso vai depender de cada banco, mas no geral, paga-se juros e multa pelo atraso. Os juros são chamados de juros de mora, que é como se fosse uma penalidade pelo atraso no pagamento.

Por lei, esses juros podem ser de até 1% ao mês e esse valor é fracionado de acordo com os dias de atraso. A multa por atraso pode ser de até 2% sobre o valor do boleto. Podem parecer números pequenos, mas dependendo do valor do boleto, essas quantias podem ser bem significativas.

Além disso, seu score também pode cair e fica mais difícil de conseguir crédito caso você precise. Ser um consumidor que honra com suas contas tem muitas vantagens, então você não vai querer atrasar o pagamento de um boleto, não é mesmo?

Como gerar boleto em atraso/boleto atualizado?

Cada banco segue uma diretriz diferente, mas no geral, os procedimentos são muito parecidos. Isso pode ser feito via Internet Banking, por aplicativos e até mesmo direto na agência bancária – dependendo do banco. Alguns dados podem ser requisitados, como por exemplo o nome do sacado, que é quem está pagando o boleto, o cedente, que é quem recebe, valor do boleto, data de vencimento e linha digitável, que é o número do boleto.

Formas de realizar pagamento de boleto

Com essa atualização do Banco Central e da FEBRABAN, qualquer boleto, de qualquer instituição, pode ser pago em qualquer banco. Eles podem ser pagos nos caixas físicos das agências bancárias, nos caixas automáticos, em lotéricas, via Internet Banking ou nos aplicativos. Veja abaixo as formas mais comuns:

Boleto pela internet

Acesse a área de pagamentos, digite os números da linha digitável, verifique se todos os dados estão corretos, incluindo o valor já com os juros e a multa e confirme o pagamento.

Boleto pelo caixa eletrônico

Acesse sua conta no caixa eletrônico do seu banco, escolha a opção de pagamentos, código de barras e escaneie o número ou digite manualmente. Verifique se todas as informações batem e efetue o pagamento.

Boleto pelo aplicativo

O procedimento é similar ao pagamento via Internet Banking, mas é ainda mais fácil porque pode ser feito pelo celular. Acesse a área dedicada aos pagamentos, digite os números do boleto ou use a câmera do celular para escanear o código de barras, confira todos os dados e confirme o pagamento.

Entenda ainda mais sobre, o que fazer com boleto vencido e quais são as consequências do pagamento atrasado:

Agência ou lotérica

Como aqui você é atendido por uma pessoa, o processo só consiste em entregar o documento para o/a atendente, conferir os dados e efetuar o pagamento. O ponto negativo dessa forma de pagamento são as filas, que costumam ser longas e demoradas nesses estabelecimentos.

O boleto é uma das formas de pagamentos mais usadas no Brasil, sabia? Se você é dono ou gestor de um software house e o seu software ainda não conta com uma funcionalidade para emitir e pagar boletos, você pode ficar para trás. Oferecer soluções relevantes aos seus clientes em um único ambiente é uma enorme vantagem competitiva e você não pode ignorar isso.

Nós da TecnoSpeed podemos te ajudar com a nossa API de boleto, uma solução fácil de entregar ao seu software e que representa um enorme avanço ao seu negócio e ao negócio dos seus clientes. Dentre as muitas vantagens, uma que se destaca é a homologação com mais de 30 bancos – pois é, aposto que você nem sabia que existiam tantos bancos assim, né?

Acesse o portal do sacado

Já te ensinamos tudo sobre boletos vencidos e até mesmo como pagá-los sem precisar emitir uma 2ª via, mas não é por isso que você vai deixar suas contas atrasarem, ok? Seja na sua vida pessoal ou na sua empresa, ter controle do seu dinheiro é essencial. Se você se interessa por esse assunto, veja o nosso artigo sobre gestão financeira.

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.