Tempo de Leitura: 4 minutos

A FEBRABAN representa o setor bancário e atua regularizando e fomentando o mercado financeiro-econômico do país. Saiba mais detalhes sobre essa entidade e sua importância para software houses.


Apesar de não ser uma realidade de todos os brasileiros, é bastante comum que pessoas físicas e jurídicas possuam contas em instituições financeiras e realizem transações comerciais por meio delas.

Quando pensamos neste contexto, estamos falando do mercado que movimenta a economia do país e envolve dezenas de milhões de pessoas. E é para representar e desenvolver esse setor tão grande que é o setor bancário brasileiro que a FEBRABAN existe.

Já ouviu falar dela? Neste artigo nós te explicamos o que é FEBRABAN, como e quando ela surgiu, seus objetivos e o que ela pode te oferecer. Vamos lá?

O que é FEBRABAN?

A FEBRABAN é a Federação Brasileira de Bancos, uma associação sem fins lucrativos cujo a principal função é realizar a representação do setor bancário brasileiro mediante todas as esferas do governo e a população.

Sua fundação ocorreu em São Paulo, no ano de 1967, e hoje seu quadro associativo conta com 98% das instituições financeiras com operação ativa no Brasil. Esse número representa o cumprimento de mais um objetivo da entidade que é fortalecer o sistema financeiro e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.

Tal fortalecimento se traduz em diversos esforços e serviços realizados prestados pela FEBRABAN. Mas antes de falar sobre o que a FEBRABAN faz, é importante deixar bem claro o que ela não faz. 

Em poucas palavras, esse órgão não realiza operações financeiras de qualquer natureza, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Isso significa que a FEBRABAN não faz:

  • Empréstimos
  • Financiamentos
  • Transferências de valores
  • Aplicações
  • Captação de recursos de investimentos
  • Recebimentos de depósitos de poupança

Tendo isso em mente, vamos agora saber quais as funções que a FEBRABAN, além disso, os serviços e produtos que ela disponibiliza.

Para que serve a FEBRABAN?

A FEBRABAN tem muitas funções, veja todas aqui.
A FEBRABAN é fundamental para o aperfeiçoamento, democratização e organização dos setores financeiros. | Imagem: Pexels.

Dentro do objetivo de representar, fortalecer, aperfeiçoar e democratizar o setor financeiro do nosso país, a FEBRABAN possui diversas linhas de atuação, produtos e serviços. 

De forma detalhada e conforme o documento Linhas de Atuação da própria entidade, suas funções incluem:

  • Propor e defender mudanças ou edição de normas que aumentem a eficiência do sistema financeiro e o aprimoramento dos seus instrumentos;
  • Desenvolver e manter canais de comunicação com o Executivo, Legislativo, Judiciário, Associações de Classe, Órgãos de Defesa dos Consumidores, Sindicatos e demais entidades e organismos nacionais e internacionais;
  • Coordenar, quando necessária, a contratação de profissionais para a defesa de legítimos interesses dos associados;
  • Realizar e divulgar estudos e pesquisas visando o aperfeiçoamento do sistema financeiro;
  • Comunicar o papel e atuação do sistema financeiro, de forma pró-ativa;
  • Manifestar-se, quando for o caso, sobre temas de interesse da opinião pública;
  • Desenvolver programas de formação e qualificação para os funcionários dos associados;
  • Implementar programas de autorregulação;
  • Divulgar aos associados informações relevantes sobre assuntos objetos de sua atuação;
  • Incentivar e apoiar projetos voltados à preservação da biodiversidade e do uso racional dos recursos naturais;
  • Incentivar e promover o financiamento de iniciativas que estejam em harmonia com o desenvolvimento sustentável.

Certificações Febraban

Como você viu, uma das funções da FEBRABAN é qualificar os profissionais que atuam ou irão atuar no setor financeiro e, desta forma, é possível garantir a qualidade e o bom desenvolvimento desse mercado.

Considerando isso, a Federação Brasileira de Bancos é também emissora de diversas certificações para profissionais do setor bancário, classificadas em 4 grupos principais:

  • Correspondentes: abrangendo as certificações criadas para atestar o nível de conhecimento técnico e especialização dos profissionais com essa atuação. 
  • Suitability: visa garantir que instituições financeiras adotem procedimentos para assegurar que a oferta de produtos e serviços financeiros atendam às necessidades, interesses e objetivos dos consumidores.
  • Ouvidoria: atesta o conhecimento de profissionais que atuam ou venham a atuar junto às Ouvidorias de Instituições Financeiras, conforme as diretrizes vigentes do Banco Central do Brasil.
  • Agronegócio: destina-se aos profissionais que desempenham atividades relacionadas aos processos de Crédito Rural e Proagro ou que atuam na área.

No site da Certificação Profissional FEBRABAN você encontra os detalhes sobre cada certificação, como valores e conteúdo da prova, além de poder se inscrever, comprar os treinamentos, realizar a prova e receber seus resultados e certificados. 

Por que a FEBRABAN é tão importante para software houses?

Por que a FEBRABAN é tão importante? Veja tudo aqui.
É fundamental que as software houses, sobretudo as Fintechs, se mantenham atualizadas sobre a FEBRABAN. | Imagem: Pexels.

Para software houses que lidam com soluções fintech, a FEBRABAN é importante, pois determina as normas e diretrizes que devem ser adotadas no desenvolvimento para esse segmento.

Além disso, o mercado fintech não para de crescer e cada vez mais a tecnologia está se entrelaçando com o setor financeiro. Contas digitais, APIs de Pagamento, Boleto e Consulta de Crédito, criptomoedas… a atuação da tecnologia dentro dos bancos e instituições financeiras já é muito significativa.

Visando essa tendência, a FEBRABAN se conecta às software houses e se torna uma oportunidade de parceria muito interessante, podendo ajudar no desenvolvimento, implementação e suporte de soluções, produtos e serviços iniciados pela ou através dessa organização.

Qual a importância da FEBRABAN no mercado de pagamentos?

Ao representar e regular o setor bancário, a FEBRABAN desempenha um papel essencial no mercado de pagamentos, pois determina, junto com outras instituições ligadas ao sistema financeiro, as normas que regem esse setor.

Boletos 

A FEBRABAN determina as normas e regula a emissão dos boletos a partir da Lei do Boleto Bancário de 2018 e também estabelece os padrões de layout que devem ser adotados em softwares financeiros, tudo visando o aumento do controle e da segurança no processamento dessa forma de pagamento.

Cartões

A FEBRABAN também regula e orienta sobre as operações recebíveis em cartão. Um exemplo nesse sentido foi a determinação de substituição das máquinas por bandeira pelas máquinas por credenciadora, beneficiando comerciantes e consumidores.

Pix

A implementação fintech mais recente do setor bancário é o Pix, um sistema de pagamento instantâneo. E ele também não ficou de fora da atuação da FEBRABAN. Em parceria com o Procon, a entidade elaborou uma Orientação Conjunta sobre o Pix e também se prepara para regulamentar a novidade a partir das diretrizes estabelecidas pelo Banco Central do Brasil

Soluções da TecnoSpeed

Se você possui ou trabalha em uma fintech ou software house, saiba que nós podemos te ajudar!

Temos soluções que trazem mais tecnologia para operações financeiras e soluções financeiras para agregar aos seus softwares, como API de Pagamento, API de Boleto e API de Consulta de Crédito.

E o melhor: tudo com a facilidade de lidar com quem fala a sua língua e está sempre pronto para te acompanhar e fazer seu negócio crescer.

Conheça as Soluções Fintech TecnoSpeed

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.