O que é FEBRABAN?  A federação que representa os bancos no Brasil

A FEBRABAN trabalha como intermediária entre as 119 instituições bancárias associadas e a sociedade.


Se você é desenvolvedor, e trabalha com emissão de boleto. Certamente já ouviu falar da Febraban. 

Este artigo irá ajudá-lo a entender quais são os principais objetivos da FEBRABAN e como ela interfere no seu cotidiano. 

FEBRABAN, o que é?

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos principal é a entidade que representa os bancos. Fundada em 1967, atualmente sua sede é na cidade de São Paulo. A federação não possui fins lucrativos. 

Unir e auxiliar o funcionamento das 119 instituições associadas, é o principal foco da Federação.

Qual o objetivo da FEBRABAN?

O objetivo principal é atuar como representante nos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições que representam a sociedade. O intuito é aperfeiçoar as normas do sistema bancário, junto com sugestões constantes de melhorias das entidades bancárias.

E não para por aí, a federação também se preocupa em favorecer o acesso da população a produtos e serviços financeiros dos bancos. Ou seja, a função principal da FEBRABAN é intermediar todos esses públicos.

Entre os públicos que a federação tem conexão, temos: associados, sociedade (usuários), funcionários dos bancos, sindicatos, associações de classe, reguladores do sistema financeiro nacional, poderes constituídos, entidades representativas, imprensa, outros setores econômicos e organizações internacionais.

Informativos de Economia Bancária da FEBRABAN

Se você, desenvolvedor, trabalha com solução Fintech. Temos uma dica: o Informativo de Economia Bancária, publicado semanalmente. 

Basicamente, é um documento semanal que reúne as principais notícias sobre as ações feitas pela federação. Além de abordar assuntos econômicos, nacionais e internacionais.

Um ponto bem importante é que a FEBRABAN não promove operações financeiras. Não são concedidos empréstimos, financiamentos, transferências de valores e aplicações financeiras, seja para pessoas físicas ou então pessoas jurídicas. 

Ou seja, para toda e qualquer instituição financeira, o interessado deve procurar um banco.

Conte com nossa equipe de suporte

Para você, desenvolvedor, entender o complexo ambiente fintech nacional. Nós, da equipe PlugBoleto, trabalhamos constantemente para mantê-lo atualizado, se inscreva na nossa news e receba as principais notícias da área focada para o desenvolvedor.

Aliás, você que conteúdo rico sobre Boleto? Deixo aqui uma contribuição.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados