Rotina do setor financeiro: como se tornar o braço direito dos clientes

Você conhece a rotina do setor financeiro do seu cliente? Leia este post e entenda de que forma você pode ajudá-lo a melhorar seu dia a dia!


Talvez a preocupação número 1 de qualquer empresa em funcionamento nos dias de hoje seja a rotina do setor financeiro. 

Isso porque, se ela não é levada a sério e executada com o máximo de organização e dedicação, pode acabar atingindo todas as outras áreas da empresa.

Funcionários, fornecedores, estoque, contas a pagar, infraestrutura, impostos, tudo gira em torno do setor financeiro. 

Ou seja, qualquer deslize que seja, impacta diretamente no funcionamento adequado de toda a empresa.

O que nem toda Software House sabe ainda é que oferecer um módulo financeiro completo em seu sistema pode ser um grande diferencial contra a concorrência.

Além disso, é uma ajuda fundamental no controle da rotina do setor financeiro rotina do setor financeiro dos clientes.

Neste post, descubra as principais complexidades que envolvem a área financeira empresarial. E como seu time pode integrar este tipo de tecnologia no seu software. Aproveite a leitura!

clique aqui e saiba as facilidades do CNAB de pagamento

Por que a rotina do setor financeiro é tão importante?

Como dissemos acima, a rotina do setor financeiro é a parte central que rege todo o funcionamento saudável de uma empresa. Quem executa os pagamentos dos salários dos funcionários? Quem sabe exatamente qual é o capital de giro da empresa e quanto deste dinheiro pode ser usado em melhorias tecnológicas? Quem é que sabe se a empresa tem cumprido suas metas anuais? 

Estas respostas e muitas outras que envolvem a vida financeira das organizações só podem ser respondidas pelo setor financeiro. 

Ele é o responsável em manter em dia todo o fluxo de caixa da empresa.  

Tudo isso já parece complicado o suficiente, não é mesmo? Mas as exigências da rotina do setor financeiro vão além. São os dados levantados pelo setor que possibilitam aos empresários o planejamento de projetos futuros de investimento em inovação, por exemplo. 

São estes dados que dão segurança aos empresários na hora de decidir levar o negócio a novos rumos, ou dão maior precisão para as possíveis tomadas de decisão.         

É por isso que, oferecendo um módulo de pagamentos completo em seu sistema, sua Software House se torna fundamental para o dia a dia dos seus clientes!

Como funciona a rotina do setor financeiro?

Neste ponto já ficou claro por quantas tarefas diferentes a área financeira das empresas acaba se responsabilizando, certo?

Mas quais são exatamente as rotinas que o setor financeiro executa todos os dias e que seu time precisa desenvolver para complementar seu software? 

Vamos detalhar cada uma delas agora:

  • Controle financeiro 

É o setor financeiro que se responsabiliza por todos os tipos de contas a pagar de uma empresa, sejam salários, impostos, fornecedores ou despesas fixas. 

Nós sabemos que até um tempo atrás papéis e planilhas eram suficientes. 

Mas, no dia a dia corrido e atribulado, apenas um bom software de gestão fornece a produtividade e a organização necessárias para o cumprimento adequado destas funções.

  • Controle de estoque

Esta pode ser uma novidade. Você sabia que faz parte da rotina do setor financeiro controlar exatamente quanto produto/material tem em estoque? 

Também faz parte dos processos do setor controlar a compra de mais material e o tempo necessário que os fornecedores levarão para efetuar a entrega.

  • Fluxo de Caixa

É responsabilidade do setor financeiro saber exatamente todo o dinheiro que entra e sai da empresa. 

Este controle absoluto é fundamental para que os empresários façam inúmeras análises.

Desde as mais simples, como queda no número de vendas, até as mais difíceis, como faturamento anual e lucro. 

  • Movimentação bancária

Ao oferecer um módulo de pagamentos no seu software, toda a rotina bancária dos seus clientes será automatizada. 

Cada pagamento ou recebimento que o setor financeiro executa gera uma movimentação bancária. 

E quando você oferece a possibilidade de efetuar todos os pagamentos via software, economiza e muito o tempo gasto com estas tarefas.

  • Análise mensal e Planejamento

Analisar toda a rotina mensal e saber com exatidão todo o montante que entrou ou saiu da conta bancária da empresa é importante de muitas formas diferentes. 

São essas informações que possibilitam a análise do desenvolvimento da empresa em determinado período de tempo, por exemplo. 

Além disso, são elas que mostram se as metas foram alcançadas e, se não foram, o que deve ser feito para que os resultados do próximo mês sejam melhores

Quanto mais detalhadas as análises mensais, mais fácil será para os líderes  criarem planejamentos futuros com a segurança reforçada pela precisão nos dados. 

  • Cobranças

Infelizmente a inadimplência existe, não é mesmo? E ter um controle sobre ela é muito importante.

É preciso saber quem está devendo e as multas e os juros que devem ser aplicados para que a empresa não tenha prejuízo.

Além disso, quando todas estas informações são organizadas, o setor financeiro consegue traçar o perfil dos clientes inadimplentes para saber como agir nas próximas vendas. 

Lista VIP API de Pagamento

Conheça a melhor forma de integrar um módulo de pagamentos em seu software   

Já deu para entender que as rotinas do setor financeiro, além de muito complexas, são fundamentais para o bom andamento de toda a empresa, certo? 

Mas não só isso, quando bem executadas e organizadas, podem ser usadas como estratégia de crescimento e prevenção de futuros problemas.

Ou seja, integrar um módulo para automatizar a rotina financeira, gerar e enviar remessas de pagamento ao banco e ainda conciliar os arquivos de retorno será um diferencial tanto para seu software quanto para seu cliente.

Nós, a TecnoSpeed, estamos, neste momento, desenvolvendo uma API de Pagamentos que poderá ser facilmente integrada ao seu sistema.

E ainda será capaz de automatizar todos os pagamentos de fornecedores, salários, tributos, e outros. 

Clique neste link e entre na fila de espera para garantir a sua API de Pagamentos!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.