Vivemos a era da compra online, os e-commerces não param de crescer, os marketplaces e superapps já invadiram o mercado. Diante disso, é cada vez mais importante inovar e integrar meios de pagamento no ERP que você fornece aos seus clientes.
Isso porque as formas de pagamento são um fator decisivo na jornada de compra do cliente final das empresas que utilizam ou podem vir a utilizar o seu sistema, e um mercado que tem caminhado cada vez mais rumo à modernização e pluralidade. Vamos entender isso melhor?Â
A seguir, elencamos todos os detalhes sobre as expectativas dos clientes dos seus clientes, a demanda de múltiplos meios de pagamento em destaque na atualidade, e como e porque preparar seu ERP para dar conta dela o quanto antes. Acompanhe!
Qual a importância de oferecer múltiplos meios de pagamento no ERP
O consumidor brasileiro é um grupo bastante diverso. Nosso paÃs enfrenta uma realidade brutal de desigualdade social que, sem dúvidas, influencia no comportamento de compra das pessoas e qual é a melhor abordagem em termos de soluções financeiras e software.
Ainda que a bancarização tenha avançado significativamente nos últimos anos, 4,6 milhões de brasileiros não possuem conta corrente e 24,4 milhões dos que possuem uma conta não a movimentam ou usam nenhum serviço financeiro.Â
Para esses usuários, por exemplo, os pagamentos via cartão de crédito ou Pix não são opções viáveis. E para as marcas que querem atingi-los com seus produtos, surge a demanda de oferecer pagamentos via boleto bancário ou dinheiro, no caso de compras presenciais.
De um outro ponto de vista, uma empresa não disponibilizar o Pix como um de seus meios de pagamento pode fazê-la aparentar limitada e desatualizada aos olhos dos consumidores mais atentos e entusiastas de inovações.
Para além desses recortes possÃveis, oferecer múltiplos meios de pagamento no ERP é uma estratégia infalÃvel para abocanhar uma fatia maior de mercado, atender a diferentes preferências e tornar o sistema e os negócios que o utilizam mais competitivos!
Diferentes meios de pagamento integrados trazem liberdade e comodidade para o consumidor final, tornando sua experiência mais fácil e positiva. O mercado financeiro tem se diversificado para crescer e evoluir. E softwares e marcas também devem seguir esse caminho para atingir esses mesmos objetivos.
O que o cliente final busca em uma experiência de compra?
Você, com certeza, já ouviu falar em customer success, user experience, funil de vendas ou jornada do cliente, não é mesmo? Então, certamente, você entende o quanto a experiência de compra é fundamental para a conversão e o sucesso de um negócio.
Pensando nas necessidades do cliente final para que a sua experiência de compra seja positiva, é possÃvel listar diferentes aspectos. No entanto, se fosse para resumirmos ou focarmos nos pontos principais, terÃamos:Â
- Um produto de qualidade;
- Atendimento ágil e atencioso;
- Processo de compra claro, prático e fácil;
- Segurança dos seus dados e da compra como um todo;
- Preços justos e competitivos;
- Formas de pagamento flexÃveis e vantajosas.
Ou seja, para se manter competitivo, seu cliente precisa dar conta de várias coisas, mas uma das que você mais pode ajudá-lo é contemplar meios de pagamento diversos e integrá-los com o sistema e canais de vendas que ele utiliza.
O que o cliente ganha com a possibilidade de mais opções de meios de pagamento no ERP?
O pensamento mais adequado talvez seja o contrário: integrar uma variedade de meios de pagamento, incluindo cartões de crédito, débito, boletos bancários, PIX, carteiras digitais e outras formas emergentes, é uma forma de não perder vendas e clientes.
Quanto mais completo for o portfólio de meios de pagamento do seu ERP e, consequentemente, das marcas que o utilizam, maior será a chance de conversão de ambos. Seus clientes ganharão mais alcance, flexibilidade, confiabilidade e força de venda.Â
E os clientes finais poderão optar pela forma de pagamento mais confortável para eles, o que é um excelente primeiro passo para evitar possÃveis inadimplências e, ao mesmo tempo, incentivar a recorrência, fidelização e indicação.
Variedade de meios de pagamento
Nem todas as pessoas gostam das mesmas coisas, certo? Da mesma forma, nem todas as pessoas vão preferir ou conseguir utilizar um mesmo meio de pagamento. Variedade, portanto, é uma solução para atender um maior número de consumidores e aumentar as chances do cliente encontrar uma forma de pagamento acessÃvel e confortável para ele.
Em outras palavras, oferecer várias formas de pagamento no ERP é ajudar seus clientes a potencializar suas vendas e ter mais e melhores resultados em seus negócios. O que reflete positivamente, por consequência, nos resultados da sua Software House, tornando seu sistema mais completo e competitivo, como veremos adiante.
Quais as vantagens de oferecer múltiplas formas de pagamento no ERP?
As vantagens de oferecer várias formas de pagamento no ERP se estendem para a sua software house, seus clientes e o cliente final, afinal, representam modernidade e alinhamento com as tendências do mercado. De forma geral, a variedade de payment forms:
Garante flexibilidade
Para o seu cliente e os clientes dele, um portfólio variado de meios de pagamentos é essencial. Do ponto de vista do empreendedor, é uma forma de diminuir as limitações do seu negócio e se adaptar às necessidades dos seus clientes. Já para o consumidor, essa flexibilidade pode ser o ponto decisivo para ele concluir a compra.
Demonstra respeito ao consumidor
Conectado ao ponto anterior, oferecer diversas formas de pagamento demonstra preocupação e um desejo de facilitar ao máximo a vida do consumidor. E isso vale tanto para a sua software house com relação aos seus clientes quanto entre as empresas que você atende e o cliente final delas.
Reduz o número de desistências
Não é raro um cliente passar por todas as etapas iniciais da jornada de compra e desistir bem na hora de concluir o pagamento. Em grande parte, essa desistência se dá por um processo de checkout incompatÃvel com as necessidades do usuário, na compra online, ou do cliente, na loja fÃsica.Â
Então, um portfólio diversificado ajuda a combater essa situação e aumentar as chances de conversão, o que, sem dúvidas, é muito valioso para os seus clientes e um argumento de venda poderoso para o seu ERP.
Promove a fidelização
O seu cliente sentirá o resultado no bolso e no crescimento do seu negócio com muita clareza ao contar com um ERP com múltiplos meios de pagamentos integrados e não vai querer abrir mão disso. Seu software vai se tornar um investimento estimado por ele e um recurso indispensável, aumentando seus Ãndices de fidelização.Â
Reflete uma imagem de empreendimento preparado
Ter vários meios de pagamento no portfólio demonstra profissionalismo, alinhamento com o mercado e transmite uma imagem de preparo e confiança para os usuários e futuros usuários do seu ERP.Â
Da mesma maneira, o cliente final sentirá muito mais segurança e conforto na hora de realizar suas compras, aumentando a relevância e confiabilidade da loja.
Torna sua Software House mais completa
Por fim, como não poderia deixar de ser, um portfólio versátil, moderno e completo em uma das áreas de maior interesse e preocupação do seu cliente, a financeira, torna a sua software mais competitiva, com uma entrega capaz de beneficiar os resultados das empresas que utilizam seu ERP e otimizar a experiência do cliente final delas.
Por que a Software House deve inovar?
Os meios de pagamento estão em expansão. Nos últimos anos, temos acompanhado o crescimento exponencial do Pix e toda a sua agenda evolutiva trazendo cada vez mais facilidade e competitividade para os negócios.Â
Em paralelo, tivemos os pagamentos contactless, via redes sociais, carteiras digitais, superapps e varejistas ganhando popularidade e, depois, se estabelecendo em meio à s formas de pagamento aceitas e utilizadas.Â
E para o futuro, veremos ainda mais modalidades de pagamento via NFC (Near Field Communication), dispositivos wearables, moedas digitais e CBDCs (Central Bank Digital Currency), biometria e plataformas não financeiras (embedded payments) sendo exploradas.
Ou seja: inovar não é só uma estratégia interessante, mas necessária. O mercado fintech deve evoluir muito nos anos seguintes e oferecer várias formas de pagamento no seu ERP é um investimento-chave e contÃnuo para preparar sua Software House pronta isso.Â
E para isso é preciso estar bem informado. Então, que tal dar o primeiro passo nesse sentido e conhecer os tipos de pagamento disponÃveis nos bancos para incrementar o seu ERP? Explore e domine as paymentForms!
A solução de meios de pagamento para a sua Software House: APIs do PlugBank
Agora, para quem prefere uma dica mais prática, nós temos não só uma, mas algumas. As APIs do PlugBank são um verdadeiro pacote de soluções financeiras estratégicas para integrar múltiplos meios de pagamento ao seu ERP.Â
Elas são eficientes, fáceis de implementar e usar, personalizáveis, atualizadas em conformidade com as leis vigentes e o que há de mais moderno em termos de tecnologia financeira, além dos updates e do suporte ficarem por nossa conta.
Temos APIs de boletos, Pix, pagamentos automáticos e muito mais para tornar o seu software ainda mais essencial para o seu cliente. Achou interessante e quer saber como esse combo de soluções pode beneficiar sua Software House?