Tempo de Leitura: 4 minutos

Quer saber mais sobre os tipos de pagamento disponibilizados pelas instituições financeiras? Fique ligado em nosso conteúdo!  


Você sabe como usar os paymentForms em seu software? Definir o tipo de pagamento é fundamental para que as informações corretas sejam coletadas e para que você receba de forma rápida e prática os valores devidos. Para isso, o desenvolvedor deve entender o serviço de pagamento e para que servem cada tipo.

Conhecer o serviço de tipos de pagamento disponibilizados pelos bancos (ou paymentForm) e entendê-los é fundamental para que os pagamentos ocorram de forma adequada. Além disso, os tipos de pagamento podem ser atualizados a qualquer tempo, o que possibilita que novas formas de pagamento sejam aceitas, mas também requer atenção.

Se você é desenvolvedor e trabalha com programação, compreender esses conceitos é crucial para utilizar as ferramentas da melhor forma possível em seu software. 

Quer saber mais sobre os tipos de pagamento disponibilizados pelas instituições financeiras? Fique ligado em nosso conteúdo! Neste artigo você entenderá melhor o que são e como funcionam os meios de pagamento. Confira! 

PlugBank

O que são os tipos de pagamento (paymentForm)?

O serviço de pagamento com os tipos de pagamento que serão descritos abaixo são a forma de lançamento do pagamento, sendo eles que definem como o dinheiro sai da conta de quem está pagando e entra na conta do beneficiário. Os tipos de pagamento definem formas e requisitos específicos que orientam o pagador e o beneficiário. Por exemplo, um boleto exige a criação de um código de barras, enquanto uma transferência bancária convencional exige os dados bancários do recebedor.  

Nesse contexto, conhecer os tipos de pagamento, como funcionam e seus requisitos é importante para que se desenvolvam os campos necessários para cada meio de pagamento e a transação ocorra com sucesso. 

Esses campos podem sofrer atualizações com frequência, com alteração de valores, taxas e requisitos para a movimentação. Por esse motivo, é preciso estar atento não apenas a como esses tipos de pagamento funcionam, mas também a suas mudanças. 

Inclusive, é possível utilizar soluções tecnológicas para evitar erros e para estar sempre atualizado com as novidades de pagamento sem muito trabalho. Continue conosco, você irá se surpreender com o que temos para você!  

Qual a finalidade desse campo nas remessas de pagamento?

A finalidade do campo de serviço de pagamento nas remessas bancárias é informar à instituição qual será o tipo de pagamento, permitindo, assim, que o banco identifique os diferentes tipos de informação que serão necessárias durante a transação. Dessa forma, o banco identifica as informações necessárias para realizar a movimentação, como os dados bancários, QR Code, código de barras, número do Pix e etc. 

Como funcionam os diferentes tipos de pagamento (paymentForm)?

Como funcionam os diferentes tipos de pagamentos?
Muitos são os tipos de pagamento divididos por segmentos. Confira abaixo quais são eles e como funcionam | Imagem: Pexels

A remessa de pagamentos é dividida em segmentos que possuem, cada uma, um cabeçalho e rodapé próprios. Os segmentos são os seguintes: 

Segmento A

São pagamentos realizados por meio de crédito em conta, cheque, DOC, TED e similares, sendo dividido da seguinte forma:

  • ( 1 ) Crédito em conta corrente: nesse paymentForm, o dinheiro sai da conta de quem está pagando e entra na conta do beneficiário. Funciona de forma similar à transferência do tipo DOC, mas se distingue a partir da taxa que pode ser cobrada.
  • (3) DOC: no DOC (Documento de Ordem de Crédito), o dinheiro sai da conta do pagador e entra na conta do beneficiário em um prazo geralmente maior do que o crédito em conta corrente, tendo um prazo um pouco maior para que o recebedor tenha acesso ao valor e se diferenciando pela taxa que pode ser estabelecida pelo banco.

  • (5) Crédito em Poupança: nesse tipo de pagamento, o dinheiro sai da conta do pagador e entra na conta poupança daquele que irá receber o valor.

  • (41) TED Outra Titularidade: criada pelo Banco Central do Brasil em 2002, a TED disponibiliza o valor em alguns minutos para o beneficiário. O dinheiro saía da conta do pagador e entrava rapidamente na conta do beneficiário, que deveria ser de titularidade diferente da conta pagadora. A título de curiosidade, esse paymentForm deixou de ter valor mínimo de transferência em 2016.

  • (43) TED de mesma Titularidade: similar ao (41) TED Outra Titularidade, a diferença do paymentForm (43) é que o pagador transfere dinheiro para outra conta de sua titularidade, ou seja, o CPF ou CNPJ que individualizam os envolvidos devem ser iguais. 

Segmento J

Esse segmento é usado para títulos de cobrança, são os famosos boletos. Essa classe divide-se em:

  • (30) Títulos de Cobrança do Próprio Banco: é um pagamento de títulos feito entre duas contas do mesmo banco. 
  • (31) Títulos de Cobrança de Outros Bancos: são transações entre bancos diferentes para pagamento de títulos (exemplo: boletos)

Segmento O

Configura pagamentos de Tributos com código de barras.

  • (11) Pagamento de Tributos com Código de Barras: refere-se ao pagamento de impostos e taxas governamentais que possuem código de barras.
  • (13) Pagamento de Concessionárias: são diferenciados, que costumam ser disponibilizados por prestadoras de serviços.

Segmento N

Utilizado para Tributos sem código de barras, sendo eles: 

  • (16) DARF NORMAL; 
  • (17) GPD; 
  • (18) DARF SIMPLES; 
  • (21) DARJ; 
  • (22) GARE SP ICMS; 
  • (23) GARE SP DR;
  •  (24) GARE SP ITCMD; 
  • (25) IPVA; 
  • (26) LICENCIAMENTO;
  • (27) DPVAT.

Como a TecnoSpeed pode ajudar?

Cada segmento tem suas informações, dados e requisitos próprios. Por essa razão, usar uma API que auxilie com o serviço de pagamento é uma excelente ideia. A TecnoSpeed tem a solução certa para poupar seu tempo e facilitar os tipos de pagamento.

Nossa solução super completa contribui com a automação de uma determinada transferência, possibilitando o recebimento instantâneo sem dor de cabeça. Como se pode perceber, tanto as informações quanto o layout de cada tipo de pagamento devem estar em determinados padrões, e a TecnoSpeed te ajuda a se adequar a cada um desses requisitos de forma simples e descomplicada!

Esqueça as burocracias e não se prenda às atualizações recorrentes dos bancos! Tenha uma ferramenta que vai te ajudar a ter mais segurança, estabilidade e facilidade para pagamentos. 

Nossa solução faz todo o processo de homologação, padronização e recebimento do Pix para que você receba de forma instantânea! Tenha o meio de pagamento que está conquistando todos os brasileiros e receba instantaneamente os valores pagos.

Conheça agora a API TecnoPay e simplifique o serviço de pagamento em seu software!

Summary
O que são os tipos de pagamentos (paymentform)?
Article Name
O que são os tipos de pagamentos (paymentform)?
Description
Os tipos de pagamento definem formas e requisitos específicos que orientam o pagador e o beneficiário. Nesse contexto, conhecer os tipos de pagamento, como funcionam e seus requisitos é importante para que se desenvolvam os campos necessários para cada meio de pagamento e a transação ocorra com sucesso. Entenda tudo sobre os tipos de pagamento neste post!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.