Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Você está por dentro das atualizações sobre o Pix? Venha conhecer um pouco do que mudou, ainda vai mudar e tirar as suas dúvidas!


Pix, uma palavra curtinha, fácil de lembrar e que carrega consigo o que existe de mais avançado em tecnologia fintech para meios de pagamento. É provável que nesses últimos meses você tenha testado e se impressionado com a eficiência dessa novidade.

Aliás, não só você, mas a população brasileira em peso! Logo no seu mês de lançamento, o Pix já registrou milhões de chaves e as curvas apresentadas nas estatísticas do Banco Central de novembro de 2020 até agora são todas ascendentes e positivas.

É exatamente por isso que essa tecnologia e projeto continuou sendo alvo dos investimentos das autoridades e instituições financeiras, e ainda tem muito para evoluir e contribuir na nossa rotina. Você está por dentro e preparado para essas atualizações? Então vem com a gente descobrir as atualizações no Pix o que estão por vir!

Sobre o Pix

Os usuários evoluíram, suas necessidades foram ampliadas e refinadas, e o contexto, principalmente com a pandemia da COVID-19, pediu por mudanças significativas dentro do segmento financeiro e bancário. Foi inspirado em tudo isso que o Pix foi criado.

O que é PIX de pagamento? | FINTECH

 

O Pix é um meio de pagamento instantâneo, que se tornou possível a partir dos conceitos de Open Banking e do investimento em segurança e desenvolvimento fintech no qual as instituições financeiras apostaram nos últimos anos.

Anunciado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) em 19 fevereiro de 2020, disponibilizado em 5 de outubro e totalmente implementado e oficializado em 16 de novembro deste mesmo ano, o Pix passou a ser a forma mais moderna e eficiente de fazer transferências monetárias, trazendo diversas vantagens.

Veja como funcionam as atualizações Pix no blog da TecnoSpeed.
Vantagens do Pix para as diferentes partes envolvidas. | Legenda: Imagem: BACEN

Ele, do seu princípio até o momento, é gratuito (sem taxas) para pessoas físicas, sem limite de horário ou data, e permite realizar transferências e pagamentos, independente dos bancos ou instituições financeiras envolvidas, em no máximo 10 segundos e usando apenas um único dado do beneficiário – que é a chamada Chave Pix. Ou seja, Pix é sinônimo de autonomia, economia e praticidade.

E claro, ele também não deixa a segurança de lado, pois conta com toda a expertise dos demais meios de pagamentos e as melhores tecnologias de segurança cibernética e prevenção de fraudes, tornando-o um sistema inovador e confiável.

Porém, esse projeto também nasceu com ambições maiores para ele, afinal, seu propósito é ser um meio de pagamento bastante amplo. Desde a sua implementação, o Pix segue evoluindo e se atualizando com novas funcionalidades.

Novas mudanças no Pix

Veja todas as atualizações Pix.
Existem planos ainda maiores para o Pix, por isso ele passa por constantes atualizações. | Imagem: Karolina Grabowska

De novembro de 2020 para cá, o Pix já mudou e ganhou vários updates, como os QR Code estático e dinâmico, por exemplo. Mas ainda há muita coisa para ser lançada nesse projeto, sabia? E essas mudanças já estão encaminhadas e prestes a acontecer!

Atualizações BACEN

O BACEN possui toda uma agenda evolutiva programada para o Pix com atualizações previstas para até o 2º trimestre de 2022. As implementações Pix Cobrança, Conta salário no PIX, Pix Saque, Pix Troco, Pix por aproximação e Pix Agendado já entraram ou vão entrar em vigor até o final deste ano (2021).

As mudanças mais recentes foram a nova regulamentação contida na Resolução BCB n° 118, o Meus Limites Pix e a Resolução BCB nº 109, que prepara o terreno para o Iniciador de Pagamentos, provavelmente a próxima funcionalidade que vem por aí e vai permitir o uso do Pix fora do ambiente/app bancário. A longo prazo, ainda teremos o Pix Garantido, que vai permitir parcelamentos, e a função de débito automático.

Novidades Pix para pessoa jurídica FEBRABAN

Não faz muito tempo que a possibilidade de pagamento Pix via QR Code foi implementada e essa novidade representou um atalho interessantíssimo para as pessoas jurídicas brasileiras. Com essa ferramenta, empresas passaram a poder realizar cobranças de forma muito mais prática, fácil e segura, e acessar seus pagamentos na hora.

Por outro lado, uma mudança recente que também afetou as pessoas jurídicas em seu uso do Pix foi o estabelecimento, por parte de algumas instituições, de uma taxa por esse tipo de transação, que em geral tem sido variável conforme o valor a ser transferido. 

Além disso, seguindo a mesma agenda do BACEN, ainda devem surgir novidades que irão beneficiar os empreendedores dos mais diversos segmentos, como o Pix por aproximação ou o Pix Saque/Troco.

Novas atualizações irão surgir?

Como dissemos, o Pix ainda é um projeto novo, com muitas possibilidades de expansão e, ao mesmo tempo, com chances de estar sujeito a várias atualizações em seu funcionamento e/ou regulamentação para a implementação dessas novas ferramentas. Ou seja, há muito para explorar e aprender sobre Pix ainda!

TecnoPay

Agora, em paralelo com essas mudanças, é preciso também atualizar os seus softwares para que possam contemplar esse novo formato de pagamento e acompanhar os caminhos abertos pelo Pix.

Se quiser fazer isso sem complicação ou esforço, vale a pena conhecer o TecnoPay, a solução da TecnoSpeed que integra o Pix ao seu ERP e se encarrega de aplicar todas as novidades e mudanças dessa tecnologia por você – deixando seus softwares mais completos, sempre atualizados e funcionais para os seus clientes. Acesse e saiba mais!

Conclusão

Resumindo, o Pix é e ainda vai ser fonte de muita inovação e praticidade quando o assunto for transação financeira e é importante ficar de olho para acompanhar todas as atualizações desse projeto de perto, aproveitando também as oportunidades que elas podem trazer para você, seu negócio e seus clientes.

Se quiser sair na frente nisso e saber mais sobre o Pix, suas novidades e particularidades, você não pode perder o Webinar gratuito “Perguntas e Respostas: Pix” que vai rolar no dia 19 de agosto lá no nosso canal do Youtube! 

Ah! E como a ideia é tirar todas as dúvidas sobre esse tema, no formulário abaixo você pode deixar a sua pergunta e nós iremos responder você e toda a nossa comunidade na live. Te esperamos lá!

GARANTA SUA INSCRIÇÃO

Summary
Atualizações BACEN
Article Name
Atualizações BACEN
Description
O BACEN possui toda uma agenda evolutiva programada para o Pix com atualizações previstas para até o 2º trimestre de 2022. As implementações Pix Cobrança, Conta salário no PIX, Pix Saque, Pix Troco, Pix por aproximação e Pix Agendado já entraram ou vão entrar em vigor até o final deste ano (2021).
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
6 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.