Conheça as principais tendências do e-commerce para 2023 e prepare sua software house para potencializar as vendas dos seus clientes.
2022 foi um ano e tanto: tivemos a retomada das atividades presenciais, inflação disparada, consumidores mais cautelosos e até uma guerra na Europa. E os efeitos de todos esses acontecimentos chegaram no setor de e-commerce, juntamente com outras tendências tecnológicas.
Neste artigo, vamos juntos mergulhar no que está acontecendo e no que vai acontecer com esse mercado. A seguir, acompanhe as tendências do e-commerce em 2023 e descubra insights que farão seu software ficar pronto para as necessidades do seu cliente.
Tendências do e-commerce para 2023
Quando falamos de e-commerce, a única constante é a mudança. Por isso, é preciso se adaptar, assim como milhões de empresas fizeram durante a pandemia.
Segundo um relatório da Shopify, cerca de 64% das organizações globais ainda estão se recuperando do impacto negativo causado pela Covid-19. Somado a isso, temos também um cenário de instabilidade fiscal, gerado pela guerra Rússia-Ucrânia.
No entanto, mesmo diante dessa situação desafiadora, de acordo com esse mesmo estudo, as compras online aumentaram 77% apenas alguns meses após a pandemia, o que acelerou a inovação e a adoção do comércio digital.
Em 2023, depois de anos de bloqueios e restrições, as pessoas querem criar uma conexão significativa em todos os aspectos de suas vidas, inclusive no consumo.
Vamos entender a seguir quais tendências circundam esse mercado em 2023 e como você pode preparar o e-commerce de seus clientes para enfrentar esse panorama de maneira ágil.
Omnichannel
A primeira tendência de e-commerce para 2023 é a omnicanalidade. Por quê? Porque cada vez mais empresas estão vendendo em múltiplos canais para garantir novos fluxos de receita.
Contudo, é preciso mais do que vender em vários canais: hoje, o foco é criar uma experiência contínua e consistente em toda a jornada. Ter essa unicidade traz inúmeros benefícios, como:
- Maior alcance do e-commerce;
- Melhor satisfação do cliente;
- E mais vendas.
Investir nessa tendência é uma grande oportunidade para os negócios, uma vez que envolve os consumidores e faz com que eles se conectem de fato com a marca, nos canais onde se sentem mais confortáveis, sem perder consistência nos variados pontos de contato disponibilizados.
Big Data
Um comércio eletrônico gera uma quantidade enorme de dados todos os dias. Esses dados precisam ser estruturados para permitir a análise e o reconhecimento de tendências no histórico de vendas e de comportamento do cliente.
É por isso que, se os dados forem coletados e utilizados da maneira certa, podem mudar o futuro de todas as organizações. Com serviços de big data no e-commerce, é possível melhorar a experiência do cliente, personalizar suas compras e, consequentemente, aumentar o lucro.
Por esses motivos, podemos predizer que, para esse ano, o foco será em aprimorar os algoritmos de inteligência artificial para permitir que os computadores façam o uso mais eficiente dos dados.
Inteligência artificial (IA)
Acabamos de falar dela: a inteligência artificial. Tendência em quase todos os mercados, é essencial se o comércio eletrônico visa alcançar um nível elevado de customização, personalização e eficiência operacional.
De acordo com um relatório da Mckinsey, a implementação da IA pode gerar até 20% de receita extra no setor de e-commerce.
Além disso, com novos mercados, canais de marketing e aplicativos reinventando a jornada de compra, as marcas de comércio eletrônico precisam estar sempre à frente. Caso contrário, correm o risco de serem engolidas pelo mercado.
Sendo assim, não há como negar que a IA é parte crucial das estratégias de vendas e, em 2023, o anseio é que a tecnologia reformule o setor para atender às demandas desafiadoras dos consumidores.
Mobile Commerce
Cada vez mais, os celulares estão se tornando o canal de compras preferido dos consumidores. E, com isso, o mobile commerce só tende a aumentar, pois cada vez mais pessoas estão tendo acesso a dispositivos móveis.
Contudo, apesar de todo o potencial deste canal, muitos e-commerces ainda não seguem boas práticas de mobile para tornar a experiência de compra das pessoas a melhor possível.
Aí está a oportunidade: seu cliente precisa adaptar o comércio eletrônico para uso em celulares e tablets, se apoiando nas preferências e expectativas do consumidor. Por isso, trabalhe seu software para ajudá-lo a criar uma experiência móvel amigável, segura e personalizada.
Marketplaces
A tendência de criação de marketplaces continua em 2023. Bons exemplos de plataformas neste modelo são as gigantes Amazon e eBay. Neste ano, o mercado de marketplace vai crescer ainda mais, mas com uma diferença: o foco em nichos.
Agora, a oportunidade é que os varejistas de pequeno porte criem suas próprias soluções para cooperar entre si e divulgar suas marcas ou produtos em uma vitrine digital mais ampla.
Social Commerce
Você já usou as redes sociais para descobrir ou pesquisar um novo produto? Hoje, até o Tik Tok entra como canal para apresentar serviços e produtos, e é cada vez parte mais importante da jornada de compra do consumidor.
Sendo assim, incorporar as mídias sociais nas estratégias de e-commerce é quase um movimento obrigatório para alcançar e envolver os potenciais clientes.
De acordo com o estudo “The Future of eCommerce”, da Oberlo, as vendas globais por meio de plataformas de mídia social foram estimadas em 992 bilhões de dólares americanos em 2022, e as previsões sugerem que as vendas de comércio social atingirão cerca de 2,9 trilhões de dólares americanos até 2026.
Não dá para ficar de fora dessa onda, não é? Além disso, incorporar uma estratégia de marketing de influenciadores é outra maneira de aproveitar os benefícios do social commerce.
Trabalhar com um influenciador permite que as empresas se envolvam com clientes pré-qualificados, aumentando as taxas de engajamento e conversão.
Personalização
Em 2023, a personalização deve se tornar uma das maiores tendências do e-commerce. Isso porque ela oferece aos clientes experiências personalizadas com base em seus interesses, necessidades e preferências.
Usando os dados do cliente, as marcas podem oferecer customizações para criar experiências únicas e fidelizar o cliente, oferecendo a ele somente o que ele precisa e o que realmente quer, no momento certo.
Seu cliente pode aplicar essa tendência enviando e-mails personalizados, notificações push ou até recomendando determinados produtos conforme o perfil do consumidor.
Potencialize as vendas do seu cliente
Agora que você já está por dentro de todas as tendências de e-commerce para 2023, que tal transformar o seu sistema em protagonista na gestão de vendas online do seu cliente?
Com o Plug4Market integrado ao seu sistema, seu cliente conseguirá ter uma gestão de vendas omnichannel na tela do software.
Integrado com mais de 50 marketplaces e e-commerces, nosso hub conta com uma tecnologia desenvolvida por especialistas em inovação e mercado, garantindo confiabilidade, segurança e estabilidade para o seu ERP.
Com essa parceria, queremos fortalecer o seu sistema diante das transformações do setor de e-commerce no mundo digital.
Além da omnicanalidade como tendência, existem outros componentes que agitam as vendas online: os aplicativos de mensagens instantâneas.
Saiba como melhorar a experiência do seu cliente no WhatsApp e impulsione ainda mais as vendas da sua software house e do seu cliente!