Prepare seu software para as tendências do e-commerce em 2024 e descubra como o Plug4Market pode impulsionar as vendas dos seus clientes e as suas.
Em 2023, o e-commerce teve seu boom de crescimento e adaptação. Apesar das incertezas econômicas, as vendas online se deram bem, alcançando R$185,7 bilhões no Brasil, segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Mas desafios também surgiram: a sensibilidade a preços aumentou, exigindo ofertas competitivas, e a aquisição de clientes continuou sendo um obstáculo. Por outro lado, o social commerce cresceu, a personalização prosperou, e a inteligência artificial começou a adaptar as experiências.
Agora, o que vem por aí? Acompanhe o artigo a seguir para explorar as tendências do e-commerce para 2024, e manter a sua software house preparada para este mercado. Vamos lá!
Conheça as principais tendências do e-commerce para 2024
Quando falamos dos protagonistas nas tendências de e-commerce para 2024, o voice commerce se destaca como uma opção que está cada vez mais se tornando realidade, além de vários outros tópicos relevantes. Entenda:
Voice commerce (comércio por voz)
Imagine os clientes de seus clientes encomendando produtos por meio de assistentes de voz como Alexa ou Google Assistant. É disso que se trata o voice commerce, que teve expectativa de atingir a marca de U$30 bilhões movimentados em 2024, segundo a consultoria Juniper Research.
Segurança de pagamentos: 3DS e tokenização
Com as crescentes preocupações com violações de dados, a segurança de pagamento é mais do que importante, é uma necessidade. A adoção do 3DS (3D Secure), um protocolo de autenticação forte, está ganhando impulso nas empresas.
Além disso, a tokenização, onde dados confidenciais do cartão são substituídos por tokens seguros, está se tornando cada vez mais popular.
Comércio híbrido
Os limites entre as compras online e offline estão se confundindo. Em 2024, espere um foco ainda mais forte no comércio híbrido, onde:
- As lojas físicas funcionam como centros de atendimento;
- As opções de clique e retirada se tornam frequentes;
- E as experiências virtuais colaboram com o engajamento online.
Para aproveitar essa onda, garanta que seu ERP consiga gerenciar perfeitamente o estoque em todos os canais e facilitar essas jornadas de compras combinadas.
Modelos de assinatura
Os modelos de assinatura não se limitam mais a serviços de streaming. Afinal, empresas de diversos setores estão oferecendo assinaturas de produtos, promovendo a fidelização do cliente e, com isso, tendo fluxos de receita previsíveis.
Considere integrar em seu sistema recursos de gerenciamento de assinaturas, incluindo cobrança recorrente, opções de assinaturas flexíveis e recomendações personalizadas de produtos.
Comércio headless
Imagine criar uma experiência de loja online única, sem a restrição de templates pré-definidos ou limitações. Esse é o poder do comércio headless, uma arquitetura que separa o front-end do back-end, criando uma flexibilidade e agilidade incríveis para as empresas.
Com esta tendência, desenvolvedores front-end têm liberdade infinita em sua stack preferida, construindo interfaces em qualquer plataforma (site, app, entre outros). Enquanto isso, o back-end gerencia dados de produtos, pagamentos e entregas com segurança, sem ser afetado pelas mudanças no front-end.
Mas o headless não é só sobre estética. Ele permite experiências omnichannel integradas. Com ele, é possível oferecer conteúdo de produto consistente em todas as plataformas, criar pontos de contato personalizados e integrar-se com ferramentas de marketing sem esforço.
Por que e como agregar mais valor ao seu software?
Você já sabe que as vendas online não são mais uma novidade, são uma necessidade. Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2024, feita pela Octadesk em parceria com a OpinionBox, 60% das pessoas consideram os marketplaces como seus lugares favoritos para comprar. Nesse cenário, é essencial que o seu software tenha funcionalidades de comércio digital para se manter competitivo e relevante.
Afinal, como empreendedor de software house, seu objetivo é fornecer soluções que agreguem o máximo de valor aos negócios de seus clientes, certo? É por isso que integrar um hub completo de e-commerce pode ser uma jogada estratégica para a sua organização. E nós podemos te ajudar com o Plug4Market, um hub de integração completo que unifica a gestão de venda dos seus clientes!
Por que escolher o Plug4Market?
Além de ser uma solução da TecnoSpeed, já conhecida por ajudar desenvolvedores e software houses em todas as pontas, o Plug4Market conta com:
- Integração com mais de 60 marketplaces e plataformas de e-commerce: oferecemos integração perfeita com plataformas líderes como Mercado Livre, B2W, Amazon, Magalu e muito mais, expandindo o alcance de seus clientes exponencialmente;
- Desenvolvido por especialistas em inovação e mercado: nossa tecnologia de ponta garante confiabilidade, segurança e estabilidade para o seu sistema;
- Gerenciamento omnichannel: gerencie todos os canais de vendas online de seus clientes a partir de uma única plataforma centralizada dentro do seu sistema ERP;
Aumente as vendas: o Plug4Market permite que seus clientes vendam em várias plataformas simultaneamente, impulsionando um crescimento significativo de faturamento.
A realidade do e-commerce é promissora, mas apenas para aqueles que estiverem preparados. Ao integrar as tendências mencionadas acima e fazer parceria com soluções inovadoras como o Plug4Market, você pode garantir que sua software house permaneça à frente da curva e capacite seus clientes para prosperar no competitivo mercado digital.