Entenda o que é B2B e como funciona esse modelo de negócio nas vendas e na emissão da NF-e.
Os documentos fiscais eletrônicos provocaram grandes mudanças no processo de emissão e gestão das informações fiscais, trazendo benefícios para os contribuintes, para a sociedade e para a administração tributária.
A NF-e trouxe vantagens significativas também nas operações com B2B, tornando um elo importante na cadeia dos processos e incentivando o relacionamento eletrônico entre as empresas para conectar fornecedores e compradores.
Neste artigo, separamos para você desenvolvedor, o que é o processo de vendas B2B para que seu software esteja preparado para gestão deste modelo de negócio.
O que é B2B
O B2B significa “business-to-business”, que em português quer dizer “de empresa para empresa”. Sendo assim um tipo de transação comercial que ocorre entre duas empresas, ao invés de envolver um consumidor final pessoa física.
As vendas B2B, ou business-to-business, são transações comerciais entre empresas, envolvendo a venda de produtos ou serviços para outras organizações. Essas negociações geralmente abrangem volumes maiores, preços negociados, contratos e relacionamentos de longo prazo.
Para as empresas de software, as vendas B2B representam um canal crucial para alcançar clientes e gerar receitas. Essas transações oferecem oportunidades significativas para as empresas de software, especialmente na construção de sistemas ERP para gestão e controle de vendas, aproveitando um mercado amplo e diversificado.
A NF-e e o processo de B2B
A NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é um documento digital que substituiu a nota fiscal tradicional em papel. Sua emissão se tornou obrigatória para empresas que vendem produtos, se tornando também uma importante colaboradora no processos de vendas B2B para otimizar os processos fiscais e aumentar a competitividade das empresas no mercado B2B.
Os benefícios deste relacionamento eletrônico nos negócios reduz os custos na realização dos pedidos e no preço da matéria prima, por exemplo.
As formas mais comuns de troca de informações entre as empresas no comércio eletrônico B2B são:
- troca de mensagens em sistema específico, baseado em WEB ou rede privativa;
- troca de arquivos via EDI – Intercâmbio Eletrônico de Dados, baseado em WEB ou rede privada, ou outros protocolos de
- troca de arquivos rastreáveis;
- troca de mensagens via e-mail;
- disponibilização de informações em portais, com acesso sob demanda e autenticação de acesso.
A fim de ajudar no processo dos contribuintes e na fiscalização, foi publicada a Nota Técnica 2013.002, no qual trouxe em seu texto a orientação para as empresas que utilizam processos de B2B. Esta NT sugere que as empresas adotem uma estrutura de dados padronizada, a partir da definição de regras de encapsulamento para transmissão do adendo B2B dentro de sua cadeia de fornecedores, de forma integrada com a NF-e e após a autorização de uso fornecida pela SEFAZ.
Outra inovação trazida por esta nota técnica é a possibilidade da empresa emissora de NF-e utilizar o próprio adendo B2B para notificar os seus clientes sobre a ocorrência de eventos vinculados à NF-e, após a sua autorização de uso, como cancelamentos, cartas de correção, entre outros. Assim, as empresas envolvidas no negócio poderão compartilhar os documentos eletrônicos e também os eventos autorizados pela SEFAZ.
Para ajudar as empresas que desejam utilizar a NF-e como complemento das transações eletrônicas B2B e eliminar informações desnecessárias na ASN – Advanced Shipping Notice, a GS1 Brasil possui padrões de mensagens eletrônicas utilizadas EDI – Intercâmbio Eletrônico de Dados, que é uma tecnologia que possui o objetivo de padronizar e otimizar a comunicação entre os sistemas de informação variados, independentemente de quem os desenvolveu, em conjunto com a NF-e, suprindo tais necessidades de comunicação.
Adicionalmente, a GS1 estabeleceu um grupo de trabalho que discutiu a harmonização da NF-e com os processos B2B existentes. Esse esforço resultou no Adendo B2B, que foi criado no mesmo padrão da NF-e (XML), para aquelas empresas, de todos os setores da economia, que não possuem sua solução B2B utilizando o EDI tradicional ou que desejam migrar para esta nova tecnologia.
A NT 2013.002 por fim, também esclarece que a legislação não permite o uso do campo de informações complementares e adicionais da NF-e para o registro de padrões B2B que não são refletidos no Documento Auxiliar da NF-e (DANFE) e que os adendos B2B não precisam ser enviados para as SEFAZ Autorizadoras.
Portanto, as empresas que optarem pela utilização da NF-e como apoio às transações B2B possuem duas opções para integrar melhor seus dados: utilização das soluções já existentes do EDI tradicional ou o desenvolvimento do Adendo B2B no formato XML.
Quais são os tipos de vendas B2B?
Assim como quem vende para o consumidor final, as empresas que trabalham com B2B precisam fazer um estudo prévio para saber onde está o seu público, pois vários setores da economia operam no modelo B2B, como fabricantes e fornecedores, que são empresas que produzem matérias-primas ou produtos semi-acabados, que vendem para outras empresas que os utilizam na sua produção.
Também temos como exemplo as empresas atacadistas e distribuidoras que compram produtos de diversos fabricantes e revendem para outras empresas, como lojas e supermercados. Sendo assim, os principais tipos de vendas B2B são:
Revenda: Onde a empresa revende produtos de outras empresas, não produzidos por ela, para outra empresa;
Venda direta: a empresa vende seus próprios produtos ou serviços para outras empresas que vão usá-los diretamente;
Venda direta ou B2B2C: a empresa produz produtos para o consumidor final, mas não os vende diretamente para eles. Em vez disso, vende para outras empresas, como distribuidores e varejistas.
Outra informação importante no controle de compras e emissão da NF-e no processo de vendas B2B é o preenchimento das tags xPed e nItemPed na NF-e no qual são ferramentas valiosas para otimização do controle proporcionando agilidade, segurança e confiabilidade nas transações comerciais.
Compreendendo as tags:
xPed – Numero do Pedido de Compra: Identifica o pedido do cliente no sistema do emitente da NF-e.
nItemPed – Item do Pedido de Compra: Indica a sequência do item no pedido do cliente.
Tornando assim, essencial que as empresas de software de gestão integrem o uso das tags em seus sistemas ERP ou de faturamento, permitindo o preenchimento automático das informações nas NF-e emitidas e recebidas, agilizando o processo e reduzindo erros.
NF-e da TecnoSpeed
A solução NF-e TecnoSpeed é uma solução pronta e altamente eficiente, projetada para ser facilmente integrada ao seu software. Ela executa de maneira completa e automatizada todas as etapas necessárias para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, desde a geração do XML até a impressão do DANFe.
Uma vez integrada ao seu sistema, nossa solução assume toda a responsabilidade pelo processo de emissão de NFes. Isso significa que você não precisa mais se preocupar com as complexidades envolvidas nessa tarefa. Nossa plataforma se encarrega de manter-se constantemente atualizada conforme as exigências da legislação em vigor, garantindo total conformidade e tranquilidade para você e sua software house.