Tempo de Leitura: 4 minutos

Dificuldade para consultar os valores a receber do Bacen? O certificado digital é uma ótima solução!


Introdução

Sabe aquela sensação de alegria ao encontrar uma nota perdida no bolso da roupa? Muitos brasileiros tiveram essa sensação ao encontrar valores esquecidos em instituições financeiras, essa ação foi viabilizada por uma ação do Banco Central, o qual disponibilizou um sistema para consultas, inclusive, muito simples para aqueles que contam com um certificado digital. 

Esses valores residuais deixaram várias pessoas esperançosas e causaram uma grande movimentação em seu sistema de consulta, contando com mais de 20 milhões de acessos apenas no primeiro dia de reabertura.

Não se preocupe se ainda não entendeu do que se trata e como consultar esses valores. Inexiste uma regulação que defina o que são os Valores a Receber mas, basicamente, representam o dinheiro esquecido de pessoas ou empresas, clientes ou ex-clientes das instituições bancárias. 

Os produtos que podem ser considerados Valores a Receber estão descritos no art. 3º da Resolução BCB nº 98, de 2021. Eles não incluem estornos de caução e podem ser consultados de acordo com o calendário disponibilizado no sistema de consulta do BC.

 

valores a receber
Valores a receber do Banco Central via Certificado Digital. Foto de Karolina Grabowska no Pexels

 

Saiba como consultar via certificado digital

Para verificar se você ou sua empresa possui valores a receber basta consultar o sistema disponibilizado pelo Banco Central, deve-se atentar às datas de reabertura do sistema tanto para novas consultas quanto para o resgate de saldos existentes. 

Em um primeiro momento, durante o prazo de consulta você deve seguir os passos: 

  1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Informe o CPF  e a sua data de nascimento ou, para consulta de pessoa jurídica, o CNPJ e a data de abertura da empresa;
  3. Você receberá uma mensagem com o retorno sobre a consulta e, caso haja Valores a Receber, o sistema indicará uma data para que você acesse o site novamente. 

Em um segundo momento, quando retornar na data indicada, você poderá visualizar o valor, qual instituição fará a devolução, a origem do crédito e quaisquer informações adicionais que possam haver.

Dificuldades para consultar os valores a receber

Assim que você voltar ao sistema de Valores a Receber na data indicada, deve clicar no botão “Acessar meus Valores a Receber”, então será direcionado para o login na conta gov.br, onde poderá indicar como quer receber os valores. O prazo é de até 12 dias úteis para que a devolução seja feita, e você deve guardar o protocolo gerado pelo sistema.

Porém, uma vez que as informações sobre os Valores a Devolver são protegidas por sigilo bancário, o BACEN criou medidas de segurança para garantir que somente o titular consiga acessá-las. Nesse cenário, caso tenha dinheiro a receber, precisará de uma conta do gov.br de nível prata ou ouro, etapa em que muitos usuários encontram dificuldade. 

Ao realizar o cadastro no referido site, você criará uma conta bronze, a qual pode tornar-se prata ou ouro conforme se aumenta o nível de segurança. Esse up grade na conta é conquistado por selos de confiabilidade, que são formas de autenticação para assegurar a proteção de dados. 

Como obter a conta gov nível prata ou ouro com Certificado Digital

Para aumentar a segurança da conta gov e torná-la prata ou ouro, existem as seguintes opções: 

  • Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
  • Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;
  • Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal;
  • Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
  • Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Perceba que na maioria das opções é preciso fazer uso de informações combinadas de outros órgãos, o que pode sofrer instabilidades, indisponibilidade de acesso ou até requerer outros procedimentos internos, entretanto, o prazo é curto e o usuário precisa resolver a questão com agilidade. 

Aqueles que optam pelo certificado digital têm uma experiência mais simples e positiva, pois usufruem da rapidez e máxima segurança para consultar os valores a receber com a conta nível ouro no site do Governo Federal, podendo visualizar os valores a receber e indicar como deseja recebê-los. 

O que fazer se não tiver nada nos valores a receber?

Se você acredita que tem valores a receber, mas realizou a consulta e não tinha nada a receber, não desanime. Pode ser que o seu dinheiro não tenha sido contemplado na lista de produtos trabalhados pela ação do Banco Central no momento. 

Nesse caso, mantenha-se atualizado, pois o sistema vem sendo aprimorado e novos tipos de saldos residuais devem ser incluídos nos próximos meses para que se faça a consulta. 

Além disso, você pode se antecipar e já deixar a sua conta gov.br no nível ouro. Basta ter um certificado digital, que terá acesso a mais facilidades e mais segurança para receber os valores residuais.

Previsão de devolução do Valores a Receber

Os valores residuais a serem recebidos foram divididos em três grupos, que são classificados de acordo com a data de nascimento da pessoa ou de fundação da empresa. 

Já existem mais de R$4,1bilhões a serem devolvidos, e quem tiver esses valores a receber deve estar preparado para acessar pela conta do gov.br . 

Além dessas novas datas de consulta, o Banco Central tem sinalizado a melhoria de seu sistema para que, cada vez mais, as pessoas consigam acessar e resgatar esses valores.

Quer estar preparado para consultar e resgatar os valores disponibilizados pelo Banco Central? Veja o que separamos para você!  Saiba como emitir certificado digital via videoconferência e aumentar a renda!

Emitir via videoconferência

Quando você emite o certificado digital, abre novas portas para o seu negócio, sendo uma excelente oportunidade para aumentar a renda. O sistema de Valores a Receber é apenas uma das várias utilidades que ter uma conta nível ouro pode oferecer a seus clientes. 

Conclusão

Agora você já sabe como consultar e solicitar a devolução dos valores a receber. É só entrar no sistema disponibilizado pelo Banco Central e realizar a pesquisa. 

Além do mais, aprendeu que essa tarefa fica muito mais simples com o certificado digital. Pois, é possível aumentar a segurança da conta gov.br e conseguir o nível ouro de uma forma ágil e menos burocrática. 

Summary
Como o certificado digital atua na consulta de Valores a Receber do Banco Central?
Article Name
Como o certificado digital atua na consulta de Valores a Receber do Banco Central?
Description
Dificuldade para consultar os valores a receber do Bacen? O certificado digital é uma ótima solução!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.