Conheça as vantagens de usar notificações via webhook na gestão de cobranças e veja como configurar essa funcionalidade na API de Boleto da TecnoSpeed.
Nós já falamos por aqui sobre como um recurso de webhook pode transformar a emissão fiscal, mas você sabia que também é possível e interessante explorar o uso de notificações webhook na emissão de boletos bancários?
Pois fique sabendo e venha com a gente entender exatamente o que é um webhook, como funciona a notificação via webhook em emissão de boletos, as vantagens de oferecer esse recurso aos seus clientes e como configurar o webhook na API de Boleto da TecnoSpeed.
Se você está pronto para dar o próximo passo no segmento de meios de pagamento, é só continuar a leitura até o final!
O que é webhook?
Começando do princípio, webhook é uma automação de comunicação que é emitida e recebida em forma de notificação. Portanto, um webhook permite a transmissão de informações em tempo real de algum evento entre dois sistemas e serviços web.
O webhook não precisa de nenhuma intervenção externa para ser disparado e também minimiza a necessidade de verificações e consultas tudo é previamente definido e programado. Por isso, esse recurso também é chamado de retorno de chamada web ou HTTP.
Geralmente, o processo de webhook se inicia com o envio de uma solicitação HTTP (POST) de um aplicativo para um URL específico. Ao receber a solicitação, o aplicativo receptor, que está “ouvindo” no URL do webhook, processa os dados. Tudo de maneira simples, instantânea e eficiente.
Apenas por essa definição inicial já é possível perceber o quanto esse tipo de recurso é não só interessante, mas indispensável para quem trabalha com sistemas de pagamento, não é mesmo? Vamos falar mais dessa aplicação, então…
Notificação via webhook em emissão de boletos
A emissão de boletos é um processo que envolve diversas etapas que devem ser devidamente acompanhadas. Com isso em mente, um recurso de notificação via webhook que seja capaz de enviar atualizações automáticas e em tempo real sobre o status de documentos de cobrança é uma verdadeira mão na roda.
Afinal, com essas notificações programadas o usuário e emissor não precisa se preocupar em realizar consultas para buscar atualizações e manter a eficiência da sua gestão de cobranças. Ganha-se tempo, produtividade, transparência e qualidade no atendimento do cliente final.
É por isso que em nossas APIs contamos com disparos de notificações via webhook que informam o status de documentos de cobrança, pagamentos e Pix. Para viabilizar este recurso, a software house precisa apenas configurar uma URL de recebimento e, caso necessário, headers para a autenticação.
Falaremos dessa configuração mais adiante, mas antes, você tem que conhecer os benefícios de aderir e oferecer essa tecnologia nos seus sistemas financeiros.
Quais as vantagens?
Para os desenvolvedores e clientes, o webhook traz muitas vantagens. A seguir, listamos as principais e que não podem deixar de ser consideradas por você:
Informação em tempo real
Com um recurso de webhook, os dados da gestão de cobrança dos seus clientes serão atualizados a todo momento em que uma atualização acontece na instituição financeira. Isso promove agilidade, precisão e eficiência nos processos, além de economizar recursos e poupar mão de obra, já que tudo acontece de forma automática.
Automação e otimização de processos
Os webhooks são comunicações automatizadas e essas comunicações podem otimizar processos e fluxos de trabalho. Tanto pela redução de demandas gerada pela automação em si quanto pela possibilidade de programar a execução de outras ações a partir de um determinado comunicado.
Além disso, a automação e atualização dos dados em tempo real permitem prever possíveis erros e solucionar problemas de forma mais rápida e assertiva.
Integração de dados e sistemas
Os webhooks permitem que diferentes aplicativos ou serviços se comuniquem entre si de forma contínua. Isso significa que diversos processos da operação dos seus clientes podem ser integrados e otimizados a partir disso. Novamente, temos ganhos em termos de velocidade e economia de recursos.
Independência das atualizações vindas dos bancos
O tempo de processamento das remessas varia muito de banco para banco. Por isso, oferecer um recurso para que seus clientes consigam obter as informações atualizadas dos boletos que eles emitirem sem se preocupar com consultas, prazos e processos é superinteressante. Em outras palavras, o webhook é uma forma deles manterem um monitoramento e atualização constantes sem esforço!
Menos demanda de consultas e conferências para o seu sistema
O webhook também faz com que seu sistema trabalhe de maneira mais eficiente, pois com as ocorrências comunicadas de maneira automática e em tempo real, seu sistema não precisará fazer a conferência dos eventos na aplicação.
Redução de custos e de processamento
A integração de webhooks também ajuda a evitar sobrecargas e perdas de dados à medida que simplifica o desenvolvimento e dispensa a consulta constante de status. A consequência disso? Uma economia significativa de processamento e custos para o seu sistema e sua software house.
Como configurar o webhook na API de Boleto da TecnoSpeed?
O que é preciso, então, para configurar e utilizar os webhooks dentro da API de Boleto da TecnoSpeed?
O primeiro passo é, claro, integrar a nossa API. Se você já tem ela implementada, o processo de configuração de webhook se inicia oficialmente com a abertura de uma rota que aceite uma requisição POST dentro dela.
A recomendação é que sua API, ao receber o Json que nosso servidor irá te enviar, responda à requisição POST com um statusCode 200.
Depois disso, ativar esse recurso dentro da API é um processo fácil. Tudo é feito inteiramente pelo painel da Software House a partir das seguintes etapas:
- Ao logar no painel, identifique o CNPJ do cedente ou a conta na qual deseja ativar o recurso de webhook.
- No menu “Ações” clique em “Personalizar Webhook”.
- Na tela seguinte, preencha as configurações da rota aberta em sua API, as informações de autenticação e os tipos das notificações que você deseja ativar.
- Por fim, marque a opção “Ativar” para habilitar o recurso e, no campo URL, informe a URL da sua API que deve estar apta para receber requisições POST, formato em que a nossa API enviará as informações sobre os boletos dos seus clientes.
Há, ainda, o campo “Header”, que é opcional. Ao marcá-lo, aparecerão novos campos para preenchimento do nome e da chave de autenticação que você ou seu cliente quiser definir.
Acesse a documentação técnica dessa configuração para conferir detalhes sobre os campos, os tipos de webhooks que nossa API pode disparar e exemplos dos Json das notificações.
API de Boleto TecnoSpeed
Que tal facilitar a vida dos seus usuários levando as notificações webhook para o seu software e, junto delas, todas as vantagens da API de Boleto da TecnoSpeed?
Essa solução é supercompleta e ideal para eliminar todo o trabalho manual da gestão de cobrança do seu cliente. Dá só uma olhada nas vantagens de ter a nossa API de Boleto integrada por aí:
Única integração
Basta uma única integração para implementar a nossa API de boleto ao seu ERP. Ou seja, em questão de alguns minutos você já poderá oferecer a emissão de boletos e de toda a gestão de cobrança que esse meio de pagamento envolve para os seus clientes. Tudo sem burocracia, sem demora e sem complicação!
Layout único
Quando a gente fala que a nossa API facilita vidas, falamos isso para valer. Para que você, seus desenvolvedores e seus clientes não precisem lidar com vários modelos de boleto diferentes e ter que pensar e decidir quando utilizar cada um, nós configuramos um layout único que funciona para os mais diversos tipos de demanda e operação. Desse modo, é possível seguir um processo padrão de emissão para todas as cobranças!
Sem intermediação
A API de boleto da TecnoSpeed tem mais de 40 bancos homologados, o que permite que você ofereça boleto sem intermediação de terceiros para os usuários do seu software. Ou seja, ele vai emitir os boletos direto da tela do seu ERP e os pagamentos vão cair direto na conta dele!
Além disso, com o Boleto TecnoSpeed, seu software poderá registrar os boletos de forma automática e direto com os bancos, sem intervenção manual.
Suporte Dev para Dev
Por aqui, nós falamos a sua língua. Nossa equipe de atendimento está 100% preparada para te ajudar com qualquer demanda que surgir na sua software house, seja ela sua ou do seu cliente, relacionada ao Boleto TecnoSpeed ou às regras da Febraban.
Boleto com QR Code Pix
Você muito provavelmente já cruzou por aí com um boleto que também permite o pagamento via Pix por um QR Code, certo? A emissão desse modelo inovador e superinteressante tanto para quem recebe quanto para quem paga já vem configurada na nossa API e sua software house e seus clientes podem usufruir das oportunidades trazidas por ele.
Saiba mais sobre o boleto com QR Code Pix neste artigo e, se você gostou dessas vantagens e quer levá-las o quanto antes para o seu negócio, não perca mais nenhum minuto:
Aproveite também para explorar nossos outros conteúdos sobre o universo fintech. Neles, você vai encontrar mais dicas para otimizar a gestão de cobrança dos seus clientes e conhecer as soluções de pagamento TecnoSpeed que podem te ajudar nessa missão!