Webinar gratuito: Tudo sobre NF-e do Produtor Rural

Seu software atende o segmento do agronegócio? Então você vai precisar desenvolver um módulo de NF-e do Produtor Rural. Saiba mais!


Desde outubro de 2018, conforme estabelecido pelo Ajuste Sinief 09/2017 e cumprido pela Nota Técnica 2018.001, pessoas físicas podem emitir Nota Fiscal eletrônica (NF-e), modelo 55, utilizando seu CPF no lugar do CNPJ emitente.

Essa novidade é particularmente interessante para o produtor rural. Até então, o agricultor/pecuarista tinha 3 opções de documento fiscal para acobertar suas operações:

  • Nota Fiscal, modelo 1
  • Nota Fiscal, modelo 1-A
  • Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e)

Mesmo sendo eletrônica, até mesmo a NFA-e era pouco prática, se comparada com a NF-e. Isso porque era necessário preencher as informações da nota manualmente, no portal da Sefaz estadual.

Apesar do apelido de “NF-e do Produtor Rural”, este não é um novo documento: é apenas uma adaptação da NF-e modelo 55 com algumas particularidades. 

Seu software está pronto?

Esta nova possibilidade de emissão de Nota Fiscal eletrônica para pessoas físicas é um enorme avanço para o produtor rural e, principalmente, para quem desenvolve softwares para este segmento.

Se sua empresa já fornece ERPs para produtores rurais, ou se você pretende entrar neste segmento, precisará desenvolver um módulo fiscal, pois em estados como Mato Grosso e Bahia, a NF-e para produtor rural já é obrigatória.

Mas quais são as particularidades da NF-e do produtor rural em relação à NF-e tradicional das empresas? Como implementar este módulo no meu sistema?

Webinar gratuito: Tudo sobre NF-e do Produtor Rural

Para te ajudar, a TecnoSpeed vai realizar um Webinar gratuito para te explicar tudo sobre a NF-e para Produtor Rural:

  • O que é?
  • Como surgiu?
  • Onde e quando será obrigatória?
  • Como emitir?
  • Quais são as regras específicas?

O evento acontecerá ao vivo, no dia 19 de julho de 2019, às 10h da manhã. Participando ao vivo, você pode tirar suas dúvidas através do chat, então não perca essa oportunidade: inscreva-se agora e garanta sua vaga!

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados