WhatsApp API: Entenda o que é e como integrá-la ao seu Software!WhatsApp API: Entenda o que é e como integrá-la ao seu Software!WhatsApp API: Entenda o que é e como integrá-la ao seu Software!WhatsApp API: Entenda o que é e como integrá-la ao seu Software!
  • Início
  • Categorias
    • Certificado Digital
      • TecnoSign para ERP
      • Tipos de Certificado
    • Decision IT
      • Eventos – Decision IT
    • Documentos Fiscais
      • Documentos Técnicos
        • CTe e CTe OS
        • GNRe
        • MDFe
        • NFCom
        • NFe e NFCe
        • NFSe
        • SAT e MFe
      • Reforma Tributária
      • Regimes Tributários
      • Soluções Fiscais
      • SPED
        • EFD Contribuições
        • EFD – ICMS / IPI
        • EFD – Reinf
        • eSocial
    • Eventos
    • Fintech
      • Boleto
      • Consulta de Crédito
      • Meios de Pagamento
      • Pix
      • Tecnologia Financeira
    • Gestão
    • Inovação
      • Plug4Market
      • PlugMessage
      • PlugSign
      • SpeedChat
    • Institucional
    • Mobile
      • Banco de dados
      • PlugDash
      • Tecnologia Mobile
      • Visualização de Dados
    • Tecnologia
  • Reforma Tributária
  • Sobre Nós
    • Site
    • Institucional
    • Evento TecnoUpdate
  • Soluções
    • Ferramentas Gratuitas
      • Siga as novidades
      • Materiais Ricos
      • Monitor SEFAZ
      • Validador NF-e
      • Visualizador de DANFE/DACTE
      • Cursos Gratuitos
      • Revista TecnoUpdate
    • Documentos Fiscais
    • API Boleto
    • API Pix
    • API Consulta de Crédito
    • API Pagamentos
    • Fintech
    • Dashboard Mobile
    • Certificado Digital
  • CdD
  • Decision IT S.A.

Mais resultados

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por categorias
Academy
Banco de dados
Boleto
Certificado Digital
Consulta de Crédito
CTe e CTe OS
Decision IT
Documentos Fiscais
Documentos Técnicos
EFD - ICMS / IPI
EFD - Reinf
EFD Contribuições
eSocial
Eventos
Eventos - Decision IT
Fintech
Gateway de pagamento
Gestão
GNRe
Inovação
Institucional
Marketing
MDFe
Meios de Pagamento
Mobile
NFCom
NFe e NFCe
NFSe
Pix
Plug4Market
PlugDash
PlugMessage
PlugSign
Reforma Tributária
Regimes Tributários
SAT e MFe
Sem categoria
Soluções Fiscais
SPED
SpeedChat
Tecnologia
Tecnologia Financeira
Tecnologia Mobile
TecnoSign para ERP
Tipos de Certificado
Visualização de Dados

WhatsApp API: Entenda o que é e como integrá-la ao seu Software!

Publicado por Tulio Marques em 15 de junho de 2022
Tempo de Leitura: 4 minutos

O WhatsApp é o software de comunicação mais popular em nosso país, entenda como uma API de Whatsapp pode potencializar o seu negócio.


É impossível pensar em comunicação sem que um celular não venha imediatamente em nossas mentes. Porém, você já deve ter percebido que o uso dos smartphones para ligações convencionais vem caindo a cada dia.

Se você prestar atenção, às chamadas de voz e vídeo pelos aplicativos de conversa vem se tornando unanimidade na hora de se comunicar. O Whatsapp veio para revolucionar nossa forma de comunicação, abrindo várias opções muito mais interessantes do que apenas fazer uma ligação telefônica comum.

Enviar mensagens de texto, fotos, vídeos, contatos, documentos, são apenas algumas das possibilidades atingidas pelo uso do app. É justamente por esta versatilidade que a aplicação vem causando uma revolução na forma de como as empresas interagem e atendem seus clientes.

O aplicativo se tornou uma janela de comunicação onde é possível utilizar uma infinidade de aplicações úteis para os negócios como, Chatbot, divulgação das informações da organização e links automáticos. Todas essas maravilhosas aplicações podem ser conseguidas através do uso de uma WhatsApp API.

Vamos entender melhor como esta solução pode ajudar, e muito nas comunicações dos seus clientes.

Whatsapp API

Whatsapp API integrada ao seu Software. Foto by: Pexels

Conteúdo ocultar
1. O que é o WhatsApp API?
2. Como funciona o WhatsApp API?
3. Principais benefícios de contar com essa ferramenta:
3.1. Escalabilidade
3.2. Múltiplos atendentes em um único número
3.3. Atendimento automatizado e respostas instantâneas
3.4. Confiança e Credibilidade
3.5. Oportunidades para o Marketing
4. Como integrar o WhatsApp API?

O que é o WhatsApp API?

Primeiro, é interessante citar que existem 3 versões do software:

  • WhatsApp
  • WhatsApp Business
  • WhatsApp API

A primeira versão é a que utilizamos para uso pessoal, para falar com a família, mandar fotos, vídeos, gifs e emojis A segunda versão já é uma ferramenta voltada para os negócios, ela é gratuita e permite de forma limitada automatizar algumas mensagens, como de boas-vindas, ou de horário de funcionamento de um negócio.

Já o WhatsApp API vem repleto de recursos que vão ajudar a integrar uma organização com os seus parceiros através de uma gama de possibilidades muito vantajosas, que só uma ferramenta profissional pode proporcionar.

Ele é destinado a empresas de todos os portes, ajudando a automatizar a comunicação dos clientes de um negócio através das integrações que uma API possibilita com outros sistemas.

Isto justamente pelo fato de uma API ser uma “janela” de ligação, a qual permite a troca de informações entre dois sistemas diferentes. Com esta integração é possível, por exemplo, que o WhatsApp API se comunique diretamente com um sistema CRM, transportando e armazenando informações importantes dos contatos.

Confira o vídeo abaixo:

WhatsApp API: Entenda o que é e como integrá-la ao seu Software!

Como funciona o WhatsApp API?

A integração com outros sistemas é o principal diferencial que o WhatsApp API oferece em relação às suas outras versões. Esta funcionalidade possibilita a gestão das mensagens através de chatbots, sistemas de CRM e controles de logística.

As integrações com os mais variados sistemas permitem o agendamento de consultas, acompanhamento de entregas, ou até mesmo, solicitações de segunda via de uma fatura de forma muito mais rápida e prática, tudo através do aplicativo de conversas.

Existem várias outras possibilidades que podem ser exploradas com o uso desta tecnologia, que vão desde envio de cobranças, ou até notificações de promoções para usuários cadastrados.

Principais benefícios de contar com essa ferramenta:

Apesar de já termos ilustrado várias das possibilidades que podem ser conseguidas por meio do uso do WhatsApp API, é importante evidenciar cada fator positivo que afeta as organizações em que ele é implantado.

Escalabilidade

A economia de tempo escalonando o trabalho através de chatbots utilizando uma API de WhatsAPP integrada ao ERP, mantém os registros dos atendimentos organizados e direcionados para setores responsáveis. Desta forma, atingindo mais eficiência nos atendimentos remotos.

Múltiplos atendentes em um único número

Este é sem dúvida um dos principais atrativos desta solução, a possibilidade de fragmentar o atendimento de um mesmo número telefônico em vários atendentes, agilizando o tempo de respostas das solicitações via Whatsapp.

Antes desta inovação, uma empresa precisaria, por exemplo, ter vários números de Whatsapp para dividir suas demandas por departamento. Com a criação desta API as organizações podem valer-se de apenas uma numeração e utilizar menus para traçar um caminho por onde o usuário deve passar para atingir seu objetivo.

Atendimento automatizado e respostas instantâneas

É possível automatizar grande parte dos atendimentos rotineiros, gerando menos desperdício de tempo e dos serviços de humanos.

A automatização gerada pelo Whatsapp API gera satisfação dos usuários, quando eles conseguem resolver suas demandas “sozinhos”, interagindo apenas com os chatbots.

Outra variante dos benefícios desta aplicação é o uso de mensagens automáticas, que muitas vezes já tiram as dúvidas dos clientes.

Confiança e Credibilidade

Essa facilidade gerada pelo atendimento automático aproxima os negócios de seus clientes, esta proximidade gera satisfação e credibilidade para a marca, já que para seus fregueses fica bem nítido que a organização se preocupa em facilitar a comunicação no caso de problemas ou dúvidas.

Tal atitude gera a confiança necessária para que um comprador escolha determinado fornecedor em suas próximas aquisições.

Oportunidades para o Marketing

Usar o WhatsApp como ferramenta de marketing é primordial nos dias de hoje, o uso da API do mensageiro pode nutrir um canal de publicidade subutilizado por muitos departamentos comerciais.

Com os dados armazenados das conversas do aplicativo é possível usar, por exemplo, a classificação de possíveis leads, ofertar promoções, enviar notificações personalizadas e muito mais.

Como integrar o WhatsApp API?

A integração do WhatsApp API vai depender de uma equipe capacitada para desenvolver a comunicação do mensageiro com uma plataforma compatível.

Desta forma, um negócio que deseje implementar esta fantástica solução terá que procurar um parceiro experiente e capacitado para implantar esta aplicação.

Existe uma forma bem fácil de integrar seu software ao Whatsapp e oferecer inúmeras soluções de comunicação para os seus clientes. Com o PlugMessage da TecnoSpeed, a comunicação entre um programa e o mensageiro se torna uma tarefa bem mais simples e rápida de ser realizada.

Conheça mais sobre esta solução acessando: 

Conheça o PlugMessage

A integração de softwares com o Whatsapp API é o próximo passo na evolução da comunicação entre clientes e empresas. E agora você já conhece as razões pelas quais não pode ficar de fora!

Tulio Marques
Tulio Marques

Posts relacionados

Em uma moderna casa de software com paredes de vidro elegantes, uma mulher aponta para uma tela de computador exibindo código. Dois colegas sentam-se à mesa, intensamente focados nas linhas do mercado de TI, colaborando neste ambiente de escritório de ponta.
6 de março de 2025

Mercado de TI e o panorama da Software House: insights, tendências e oportunidades para 2025


Leia +
27 de fevereiro de 2025

Tipos de assinatura: conheça os principais e saiba como usar cada uma delas


Leia +
13 de fevereiro de 2025

Como assinar documentos pelo WhatsApp? Veja o passo a passo!


Leia +

1 Comment

  1. Alex Barbosa disse:
    26 de maio de 2024 às 16:11

    Quero conhecer e ver valores

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pesquisar artigos

Mais resultados

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por categorias
Academy
Banco de dados
Boleto
Certificado Digital
Consulta de Crédito
CTe e CTe OS
Decision IT
Documentos Fiscais
Documentos Técnicos
EFD - ICMS / IPI
EFD - Reinf
EFD Contribuições
eSocial
Eventos
Eventos - Decision IT
Fintech
Gateway de pagamento
Gestão
GNRe
Inovação
Institucional
Marketing
MDFe
Meios de Pagamento
Mobile
NFCom
NFe e NFCe
NFSe
Pix
Plug4Market
PlugDash
PlugMessage
PlugSign
Reforma Tributária
Regimes Tributários
SAT e MFe
Sem categoria
Soluções Fiscais
SPED
SpeedChat
Tecnologia
Tecnologia Financeira
Tecnologia Mobile
TecnoSign para ERP
Tipos de Certificado
Visualização de Dados

Acompanhe nosso videocast:

Categorias

Novos artigos

  • 0
    EFD-Reinf: Nota Técnica nº 01/2025 – Ajustes nos leiautes da versão 2.1.2
    16 de maio de 2025
  • 0
    NFCom: Nota Técnica 2025.001 – Alterações e Inclusões de Campos e Regras de Validação da Reforma Tributária
    16 de maio de 2025
  • 0
    Informe Técnico RT 2024.001 – Tabela de Código de Classificação Tributária do IBS e da CBS – cClassTrib
    15 de maio de 2025

Compartilhe:

Facebook
Facebook
fb-share-icon
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
Siga nossa página no Google Notícias

Newsletter

Receba conteúdo para Software Houses no seu e-mail!

Vamos juntos fortalecer o Desenvolvimento de Software no Brasil?
Conheça mais sobre a Casa do Desenvolvedor da TecnoSpeed 🚀

Desenvolvido com muito  e  pela TecnoSpeed.
Conheça nossa política de privacidade