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WhatsApp Marketing: como criar estratégias de venda e relacionamento com o “zap”

Publicado por Tulio Marques em 3 de novembro de 2022
WhatsApp Marketing
Tempo de Leitura: 4 minutos

O WhatsApp Marketing é uma ótima forma de converter leads em clientes e manter um relacionamento por todo o processo de venda. Descubra como aplicar!


O WhatsApp está inserido no nosso dia a dia e agora não somente nas nossas interações pessoais, mas também profissionais. Diante do avanço e da relevância dessa plataforma para os negócios, surge a demanda e possibilidade do WhatsApp Marketing.

Você conhece esse conceito e nicho que está ganhando cada vez mais espaço dentro das estratégias de comunicação das marcas? Independente do segmento ou porte, os negócios estão precisando incluir o “Whats” em seu planejamento e, claro, se beneficiando com isso.

A seguir, te explicamos melhor do que se trata o WhatsApp Marketing e trazemos dicas e estratégias para você passar a vender e se relacionar com seus clientes e prospects através do mensageiro. Vamos lá?

Conteúdo ocultar
1. O que é WhatsApp Marketing?
1.1. Como aplicar o WhatsApp Marketing?
2. Estratégias de WhatsApp Marketing
2.1. Considere os diferentes tipos e segmentos de negócio
2.2. Trabalhe a partir do funil de vendas
2.3. Planeje e crie um conteúdo relevante e assertivo
3. Tenha o seu sistema integrado ao WhatsApp!

O que é WhatsApp Marketing?

Bom, começando do começo, WhatsApp Marketing se refere ao uso do popular app de mensagens como ferramenta de atração, divulgação, relacionamento e atendimento. 

Ou seja, consiste em transformar o WhastApp em mais um meio e ferramenta de marketing, explorando seus recursos nativos e criando estratégias comunicacionais a partir deles.

O foco das interações e ações via WhatsApp podem ser apresentar seus produtos/serviços; oferecer mais um canal de venda ao consumidor; ou, ainda, estabelecer e manter contato com os clientes. Tudo contribuindo, no fim, para a venda e o sucesso da marca.

Confira no vídeo abaixo:

WhatsApp Marketing: como criar estratégias de venda e relacionamento com o “zap”

Como aplicar o WhatsApp Marketing?

Para colocar o WhatsApp Marketing em prática é preciso, antes de tudo, conhecer duas coisas: seu público e a ferramenta.

O público porque só assim será possível saber quais clientes/leads estão interessados em receber mensagens via WhatsApp e pensar em conteúdos e ações que sejam relevantes e atrativas para eles.

E a ferramenta para conseguir utilizar da melhor forma os recursos para distribuir seu conteúdo e aplicar suas estratégias a fim de atingir seus resultados, sejam eles em forma de conversões ou fidelização.

Sem esses conhecimentos, a aplicação do WhatsApp Marketing se torna um grande desafio e é difícil avançar e realmente conseguir vender a partir do aplicativo.

Por exemplo: você já conhece a versão WhatsApp API e sabe que ela é a mais indicada para dar vida às suas campanhas de marketing voltadas para o aplicativo? 

Pois é, esse é um dos passos essenciais desse processo e que tem tudo a ver com conhecer a ferramenta e usar os recursos certos para alcançar os seus objetivos.

WhatsApp Marketing

Entende como seu ERP pode fortalecer as estratégias de WhatsApp Marketing

Estratégias de WhatsApp Marketing

Todo plano depende de uma estratégia sólida para ter sucesso. E não é diferente no caso do WhatsApp Marketing.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas fundamentais para incluir na base do seu planejamento de marketing e conquistar resultados incríveis ao usar o “Whats” como canal e plataforma de comunicação:

Considere os diferentes tipos e segmentos de negócio

Nenhum negócio é igual ao outro e cada setor e segmento vão ter demandas e possibilidades específicas na hora de utilizar os recursos do WhatsApp para o marketing.

Ou seja, não dá para pensar em um plano de marketing para o WhatsApp sem levar esses aspectos em conta e equilibrá-los com seus objetivos.

Lojas de roupas, sapatos ou acessórios, por exemplo, têm em seu WhatsApp Marketing uma forte demanda visual e de atendimento, para que o consumidor consiga visualizar os produtos e sentir confiança na sua decisão.

Já um negócio que trabalha com infoprodutos, por outro lado, precisa dar conta de uma demanda importante de segurança e pensar maneiras de criar interesse, necessidade e valor sob o seu produto para o consumidor.

Então, pense sobre seus produtos e/ou serviços, se o foco do seu negócio é presencial ou digital, o mercado em que você está inserido e o que parte de tudo isso.

As respostas e os insights que obtiver nesse processo, mesmo que pareçam óbvios, serão guias valiosos para a sua estratégia.

Trabalhe a partir do funil de vendas

Assim como existem tipos de negócios diferentes, que exigem abordagens distintas, também é essencial considerar em qual etapa da jornada de compra cada consumidor está e traçar estratégias específicas para cada uma delas.

Nesse caso, o funil de vendas é uma metodologia muito útil, capaz de te ajudar a organizar os conteúdos e ações em três momentos diferentes: topo, meio e fundo.

No topo estão os clientes que ainda não necessariamente conhecem sua marca ou produtos e nem a necessidade que eles podem sanar. Portanto, aqui as ações são mais amplas e voltadas para a atração.

No meio do funil, temos um cliente um pouco mais consciente e que está começando sua busca de soluções para as suas dores e desejos. Aqui, costumam ser adotadas abordagens e ações mais informativas.

Já no fundo, o foco é a venda e a comunicação pode ser mais direta nesse sentido. O cliente geralmente já está interessado na solução que você oferece e precisa apenas tomar a decisão de compra.

Planeje e crie um conteúdo relevante e assertivo

Por fim, é muito importante produzir um conteúdo relevante e persuasivo a partir desses dois pontos anteriores.

Afinal, seu produto ou serviço pode ser excelente, mas é o seu conteúdo que será capaz de mostrar isso aos consumidores quando estamos falando em marketing digital. 

No WhatsApp, tudo é mais rápido e superficial, então, cada palavra e imagem importa! 

Seja direto, claro e autêntico em suas comunicações, utilize os recursos (mídias, áudios, emojis) ao seu favor e conforme fizer sentido para o seu negócio e procure estabelecer uma certa estabilidade no atendimento e uma frequência constante, mas não invasiva.

Tenha o seu sistema integrado ao WhatsApp!

Agora, se você quer sair na frente e garantir que as suas estratégias de WhatsApp Marketing rendam ainda mais resultados, você precisa conhecer o PlugMessage.

Ele é a solução ideal para um marketing muito mais assertivo, profissional e descomplicado, pois traz o WhatsApp e todos os seus recursos para dentro do seu ERP, além de integrá-lo com os demais departamentos da sua loja.

E se você é desenvolvedor, o PlugMessage é o parceiro ideal para a sua software house oferecer inúmeras soluções de marketing e vendas direto da tela do sistema e impulsionar as vendas dos seus clientes.

Saiba Mais

No link acima, você conhece todas as super vantagens que acompanham a nossa API e termina de se convencer de que ela é um passo essencial para um WhatsApp Marketing poderoso e eficaz!

Tulio Marques
Tulio Marques

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