O WhatsApp Marketing é uma ótima forma de converter leads em clientes e manter um relacionamento por todo o processo de venda. Descubra como aplicar!
O WhatsApp está inserido no nosso dia a dia e agora não somente nas nossas interações pessoais, mas também profissionais. Diante do avanço e da relevância dessa plataforma para os negócios, surge a demanda e possibilidade do WhatsApp Marketing.
Você conhece esse conceito e nicho que está ganhando cada vez mais espaço dentro das estratégias de comunicação das marcas? Independente do segmento ou porte, os negócios estão precisando incluir o “Whats” em seu planejamento e, claro, se beneficiando com isso.
A seguir, te explicamos melhor do que se trata o WhatsApp Marketing e trazemos dicas e estratégias para você passar a vender e se relacionar com seus clientes e prospects através do mensageiro. Vamos lá?
O que é WhatsApp Marketing?
Bom, começando do começo, WhatsApp Marketing se refere ao uso do popular app de mensagens como ferramenta de atração, divulgação, relacionamento e atendimento.
Ou seja, consiste em transformar o WhastApp em mais um meio e ferramenta de marketing, explorando seus recursos nativos e criando estratégias comunicacionais a partir deles.
O foco das interações e ações via WhatsApp podem ser apresentar seus produtos/serviços; oferecer mais um canal de venda ao consumidor; ou, ainda, estabelecer e manter contato com os clientes. Tudo contribuindo, no fim, para a venda e o sucesso da marca.
Confira no vídeo abaixo:
Como aplicar o WhatsApp Marketing?
Para colocar o WhatsApp Marketing em prática é preciso, antes de tudo, conhecer duas coisas: seu público e a ferramenta.
O público porque só assim será possível saber quais clientes/leads estão interessados em receber mensagens via WhatsApp e pensar em conteúdos e ações que sejam relevantes e atrativas para eles.
E a ferramenta para conseguir utilizar da melhor forma os recursos para distribuir seu conteúdo e aplicar suas estratégias a fim de atingir seus resultados, sejam eles em forma de conversões ou fidelização.
Sem esses conhecimentos, a aplicação do WhatsApp Marketing se torna um grande desafio e é difícil avançar e realmente conseguir vender a partir do aplicativo.
Por exemplo: você já conhece a versão WhatsApp API e sabe que ela é a mais indicada para dar vida às suas campanhas de marketing voltadas para o aplicativo?
Pois é, esse é um dos passos essenciais desse processo e que tem tudo a ver com conhecer a ferramenta e usar os recursos certos para alcançar os seus objetivos.
Estratégias de WhatsApp Marketing
Todo plano depende de uma estratégia sólida para ter sucesso. E não é diferente no caso do WhatsApp Marketing.
Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas fundamentais para incluir na base do seu planejamento de marketing e conquistar resultados incríveis ao usar o “Whats” como canal e plataforma de comunicação:
Considere os diferentes tipos e segmentos de negócio
Nenhum negócio é igual ao outro e cada setor e segmento vão ter demandas e possibilidades específicas na hora de utilizar os recursos do WhatsApp para o marketing.
Ou seja, não dá para pensar em um plano de marketing para o WhatsApp sem levar esses aspectos em conta e equilibrá-los com seus objetivos.
Lojas de roupas, sapatos ou acessórios, por exemplo, têm em seu WhatsApp Marketing uma forte demanda visual e de atendimento, para que o consumidor consiga visualizar os produtos e sentir confiança na sua decisão.
Já um negócio que trabalha com infoprodutos, por outro lado, precisa dar conta de uma demanda importante de segurança e pensar maneiras de criar interesse, necessidade e valor sob o seu produto para o consumidor.
Então, pense sobre seus produtos e/ou serviços, se o foco do seu negócio é presencial ou digital, o mercado em que você está inserido e o que parte de tudo isso.
As respostas e os insights que obtiver nesse processo, mesmo que pareçam óbvios, serão guias valiosos para a sua estratégia.
Trabalhe a partir do funil de vendas
Assim como existem tipos de negócios diferentes, que exigem abordagens distintas, também é essencial considerar em qual etapa da jornada de compra cada consumidor está e traçar estratégias específicas para cada uma delas.
Nesse caso, o funil de vendas é uma metodologia muito útil, capaz de te ajudar a organizar os conteúdos e ações em três momentos diferentes: topo, meio e fundo.
No topo estão os clientes que ainda não necessariamente conhecem sua marca ou produtos e nem a necessidade que eles podem sanar. Portanto, aqui as ações são mais amplas e voltadas para a atração.
No meio do funil, temos um cliente um pouco mais consciente e que está começando sua busca de soluções para as suas dores e desejos. Aqui, costumam ser adotadas abordagens e ações mais informativas.
Já no fundo, o foco é a venda e a comunicação pode ser mais direta nesse sentido. O cliente geralmente já está interessado na solução que você oferece e precisa apenas tomar a decisão de compra.
Planeje e crie um conteúdo relevante e assertivo
Por fim, é muito importante produzir um conteúdo relevante e persuasivo a partir desses dois pontos anteriores.
Afinal, seu produto ou serviço pode ser excelente, mas é o seu conteúdo que será capaz de mostrar isso aos consumidores quando estamos falando em marketing digital.
No WhatsApp, tudo é mais rápido e superficial, então, cada palavra e imagem importa!
Seja direto, claro e autêntico em suas comunicações, utilize os recursos (mídias, áudios, emojis) ao seu favor e conforme fizer sentido para o seu negócio e procure estabelecer uma certa estabilidade no atendimento e uma frequência constante, mas não invasiva.
Tenha o seu sistema integrado ao WhatsApp!
Agora, se você quer sair na frente e garantir que as suas estratégias de WhatsApp Marketing rendam ainda mais resultados, você precisa conhecer o PlugMessage.
Ele é a solução ideal para um marketing muito mais assertivo, profissional e descomplicado, pois traz o WhatsApp e todos os seus recursos para dentro do seu ERP, além de integrá-lo com os demais departamentos da sua loja.
E se você é desenvolvedor, o PlugMessage é o parceiro ideal para a sua software house oferecer inúmeras soluções de marketing e vendas direto da tela do sistema e impulsionar as vendas dos seus clientes.
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